Por que todo profissional precisa saber de marketing?

Por que todo profissional precisa saber de marketing?

Todos os anos milhares de profissionais surgem no mercado. Seja você um advogado, um psicólogo, personal trainer ou engenheiro, certamente você já deve ter se deparado com a dificuldade de se destacar no mundo corporativo. Dentro desse panorama surge a grande questão: todo profissional precisa saber de marketing?

Bem, respondendo essa pergunta de maneira bem curta: sim, praticamente todos os profissionais precisam ter um conhecimento básico acerca deste tema.

Entretanto, se você quiser saber com mais profundidade o porquê dessa resposta, sugerimos que você leia este artigo até o final.

Pronto para continuar? Vamos em frente!

Se você não é reconhecido, você não existe

Quando você vai ao mercado, você compra Coca-Cola ou outro refrigerante semelhante? E se eu te falar que esse novo refrigerante é melhor que a tradicional Coca-Cola? Você ainda compraria?

Normalmente não.

As razões para isso são inúmeras. A primeira é a fidelidade da marca. Provavelmente você já conhece a Coca-Cola há anos. Você compra e bebe esse refrigerante há muito tempo, e até então, nunca houve motivo para provar uma nova opção.

A segunda dela é que as pessoas normalmente não gostam de mudanças. Os hábitos e até mesmo a falta de curiosidade e de outras questões faz com que as pessoas não troquem suas marcas preferidas por outras mais novas.

O mesmo acontece no mercado de trabalho. Poucas são as pessoas que trocam de dentista, de médico, de advogado, personal trainer, e assim por diante. Se elas não tiverem nenhum problema, dificilmente elas trocarão de profissional.

Mesmo que você seja um profissional mais capacitado e capaz de trazer mais resultados, é difícil fazer com que a pessoa escolha o seu trabalho. E sendo sincero, não importa o quanto ele custa.

A verdade é que se você não é reconhecido pelo que você faz, você simplesmente não existe.

Nada ganha da antiga indicação “boca a boca”, que hoje é carinhosamente feita através das redes sociais.

Se você não tem o que mostrar, não é reconhecido por ninguém, certamente você terá problemas para quebrar as barreiras de qualquer mercado.

O posicionamento é mais importante do que as suas certificações

Você talvez não acredite nesta afirmação, mas tenha certeza que as suas certificações significam menos do que os resultados que você é capaz de entregar para um grupo de pessoas.

Um excelente mecânico em carros com câmbio automático definitivamente não precisa estar em uma grande empresa por trás para ser a escolha ideal de quem está em busca de um bom conserto.

Quando as pessoas pensam em carros dessa natureza, elas automaticamente pensam neste mecânico. Não importa a marca, a oficina ou qualquer outra coisa: todos sabem que esse profissional dá conta do recado, e ninguém quer arriscar procurando por outro.

Isso quer dizer que você não pergunta qual é a experiência profissional desse sujeito. Não importa onde ele estudou, quais são seus cursos e se ele foi ou não um aluno exemplar durante o seu curso.

O que importa é a solução do seu problema. Seja qual for o motivo, esse mecânico conseguiu se posicionar no mercado como o melhor profissional para conserto de carros com câmbio automático, e isso é o que traz seus verdadeiros resultados.

Pense agora como você pode fazer a mesma coisa. Se você é personal trainer, imagine qual o grupo de pessoas que você consegue trazer resultados espetaculares. Mulheres acima do peso? Pessoas que desejam ganhar massa muscular? Você consegue fazer com que obesos consigam atingir seu peso ideal?

Enfim, saiba onde você é mais forte e siga a sua tendência natural.

Com um mercado lotado de profissionais e com a crescente concorrência que somente sabe jogar com seus preços (o que muitas vezes faz com que toda a profissão seja desvalorizada, seja ela qual for), é mais importante do que nunca saber se posicionar.

Note que, mesmo que você se posicione para um grupo (ou nicho), ainda é perfeitamente possível ser contratado por outras pessoas.

Afinal, que não te escolheria se você fosse capaz de trazer resultados impressionantes? Saiba o valor do seu posicionamento e então trabalhe de acordo!

Todo profissional precisa saber de marketing para criar uma carreira sólida

Uma carreira de sucesso depende de vários fatores. Além da competência e das certificações acadêmicas, é preciso ser um agente transformador dentro do mercado.

Grandes nomes de qualquer área souberam alavancar o seu nome para grandes resultados. Essas pessoas de renome já estão solidificadas no mundo empresarial, e assim como uma grande empresa, elas não precisam perder tempo para encontrar projetos, trabalhos ou parcerias.

Dessa forma, uma carreira de sucesso depende em grande parte dos esforços realizados na promoção do serviço que um profissional disponibiliza para um determinado grupo de pessoas que possui uma demanda específica.

Um dos “segredos” de uma boa promoção é tentar fazer com que essa demanda aumente, fazendo com que o seu público alvo passe a perceber um problema que ele antes não encontrava em sua vida.

Para exemplificar, nós podemos mencionar um dentista que está em busca de mais clientes recorrentes. Um dos maiores serviços que um dentista realiza é a colocação de um aparelho ortodôntico.

O seu público alvo são todas as pessoas que estão em busca de um sorriso mais bonito. Porém, como todo bom profissional da odontologia sabe, o uso de um aparelho ortodôntico corrige outros problemas como a mordida cruzada, que pode ocasionar vários problemas na saúde bucal de um indivíduo.

Nesse caso, uma das maneiras de aumentar a demanda é estender um pouco o seu público alvo, alertando sobre os problemas que a mordida cruzada pode causar e porque é importante fazer o tratamento.

Isso fará com que não só as pessoas que estão preocupada com estética se preocupem, mas fará com que pessoas que prezam pela sua saúde também pensem na possibilidade de colocar um aparelho.

O mesmo pode ocorrer para outros serviços como clareamento dental, remoção de cáries e outras questões de saúde que podem ser tão importantes quanto a colocação de um aparelho.

O Marketing de Conteúdo se tornaria uma grande ferramenta para esse profissional que está em busca de mais clientes recorrentes e certamente a sua autoridade perante outros profissionais no mercado também aumenta, o que é excelente e fundamental para criar uma boa marca pessoal.

Isso significa dizer que com a educação do seu prospect (ou futuro cliente em potencial) você aumenta as chances de fechar negócio e aumenta automaticamente a sua clientela, o que definitivamente é o objetivo de todo profissional que deseja ter sucesso.

Lembrando que este é apenas um pequeno exemplo. O mesmo pode ser feito para profissionais da área contábil, da área jurídica e tantas outras áreas de atuação.

Como falamos, todo profissional precisa saber de marketing, e certamente não há como fugir se o objetivo é atingir uma carreira estável e de sucesso. Tem alguma coisa a dizer sobre o assunto? Comente abaixo!

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Marketing Profissional

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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