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O que é cross marketing?

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Uma empresa pode encontrar no cross marketing uma forma de vender os produtos para consumidores que fogem do público-alvo primário. 

Empregando técnicas de comunicação diferenciadas, com estratégias de marketing que fogem do lugar-comum.

Essa possibilidade amplia o alcance de uma marca e todos os produtos e serviços oferecidos para o mercado consumidor. 

Vale dizer que estratégias de cross marketing podem apresentar transformações significativas sobre o modelo de apresentação de novidades para os clientes.

Para atrair mais e mais consumidores a empresa ou o estabelecimento comercial pode identificar quais as ações podem ser implementadas ao longo do tempo, entre as quais:

  • Apresentação de vitrine inspirada;
  • Deixar os clientes fazerem a experimentação;
  • Ofertas descontos e promoções;
  • Ser participativo em eventos.

Portanto, em cada situação dessa, é possível empregar o cross marketing e valorizar os produtos e serviços de diferentes formas. 

Entenda o que é o cross marketing

Pense que uma empresa focada no setor de administração de condomínio ofereça um serviço completo para cuidar de empreendimentos imobiliários, mas possui outras habilidades que devem ser oferecidas para o mercado.

Além de administrar junto com o síndico, cuidar da zeladoria, da limpeza e da segurança, a empresa pode trabalhar com terceirização de manutenção predial, e ganhar ainda mais com os clientes.

Dessa forma, o cross marketing está em reforçar a ideia de que é possível ter muito mais, de maneira centralizada. 

Para as empresas essa é uma maneira de formalizar parcerias em que os potenciais clientes estão no mesmo segmento. 

Assim, no caso de um condomínio residencial, é possível economizar tempo e dinheiro concentrando as responsabilidades com a estrutura imobiliária em um único local.

Tudo isso deve ser trabalhado de maneira certa durante todo o processo de apresentação dos serviços oferecidos.

Assim, demonstrando por meio do cross marketing as vantagens e os benefícios que estão envolvidos quando se fecha um pacote único com a administradora de condomínios.

Nesse caso, são os descontos e promoções que podem ajudar a vender o serviço oferecido, determinando que o cross marketing pode ir muito além quando se apela para a criatividade.

Como aplicar o cross marketing no dia a dia

O apelo visual é uma arma poderosa quando se trata de propaganda cruzada. 

Associar dois produtos completamente diferentes em uma mesma prateleira de supermercado ou padaria, por exemplo, pode ser determinante para a escolha do cliente, afinal de contas.

Um estabelecimento comercial que vende pães pode disponibilizar também os acompanhamentos. 

Manteiga, queijo, embutidos, entre outros produtos que combinam com a refeição matutina, devem estar próximos do espaço em que os pães estão expostos.

Uma loja voltada para o setor da construção civil pode deixar uma guilhotina de chapa aço valor próxima a outras ferramentas que são utilizadas em construções e reformas. 

Sendo assim, é preciso ter uma apresentação de vitrine criativa em ambos os casos. A união de elementos específicos de cada produto pode favorecer marcas diferentes.

Além disso, os estabelecimentos comerciais que atendem tanto o atacado quanto o varejo, podem ganhar muito mais fazendo uma venda casada, principalmente, quando essa prática ocorre de maneira orgânica.

Reúna fornecedores diferentes em um mesmo ambiente

Os empreendimentos comerciais que trabalham com produtos específicos precisam reunir os fornecedores em ações de marketing que funcionem de forma cruzada. 

A exposição de produtos e serviços dentro de um mesmo segmento, tudo aplicado em um mesmo ambiente, pode ser uma demonstração de que há complementações que precisam ser realizadas de forma crucial.

Nesse caso, o exemplo pode ser aplicado dentro de uma loja de eletroeletrônicos e computadores. 

É certo que um computador de mesa não tem a finalidade alcançada se não for em conjunto com uma tela de vídeo. 

Porém, o vendedor pode apresentar um produto que possa proteger contra descargas elétricas todo equipamento e demais periféricos que são vendidos.

Por isso, é importante apresentar os produtos oferecidos pelos fabricantes nobreak em complementação com as outras peças que formam uma compra de produtos eletrônicos. 

A ação de cross marketing empregada dentro da loja ou em peças publicitárias, pode apresentar a economia quando se trata de um equipamento de proteção elétrica, com a facilidade em manter a energia ligada por um tempo, com o uso de um nobreak.

Estabelecer a comunicação entre representantes comerciais é muito importante quando se trata desse tipo de ação de cross marketing.

São produtos que podem ser aplicados em outros equipamentos, e por isso, a participação em um evento pode ser crucial.

Proporcione uma experiência inovadora 

As características do cross marketing podem ser observadas quando duas ou mais empresas trabalham em um mesmo público-alvo

Para isso, é preciso conhecer o perfil do consumidor em relação aos produtos e serviços que podem ser oferecidos de maneira cruzada.

A criação de um planejamento de comunicação faz parte de toda a estruturação das ações que podem ser colocadas em prática, identificando os clientes por divisões distintas, como:

  • Faixa etária;
  • Interesses pessoais;
  • Localização;
  • Preço.

Cada um desses pontos devem ser discutidos e devidamente pensados quando se trata de um marketing cruzado. 

Uma imobiliária pode oferecer a locação de uma sala com preço coworking, enquanto uma loja de móveis garante a entrega de todo o mobiliário em conjunto com a decoração ambiente. 

Essas ações precisam ser afinadas entre as empresas participantes, para que a experiência final de todos os envolvidos seja marcante, na melhor concepção da palavra. 

Nesse caso específico os clientes podem compartilhar de um mesmo espaço, com todo o conforto e tecnologia disponíveis. 

É um caso de sucesso em que o cross marketing atinge um público-alvo por meio de empresas diferentes, mas com um produto único.

Implemente cross marketing em diferentes ações

O emprego de cross marketing em um empreendimento comercial pode fazer a diferença em diferentes aspectos. 

Primeiro, proporciona às empresas participantes alcançar um público consumidor que, à primeira vista, pode não demonstrar interesse pelo produto ou serviço disponível.

As ações de cross marketing podem ser aplicadas sendo direcionadas para grupos específicos de consumidores, e acabar atingindo de maneira positiva, um terceiro elemento que se envolve de forma natural.

No caso das transportadoras em Ribeirão Preto que trabalham com fabricantes de veículos para garantir um trânsito seguro também atende aos interesses de outros públicos, como pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas particulares. 

Tenha melhores benefícios ao longo do tempo

Para os empreendedores que empregam o cross marketing nos negócios, quaisquer que sejam as áreas de atuação, os benefícios tendem a crescer ao longo do tempo. 

Lembrando que tudo precisa ser aplicado de maneira apropriada, em uma combinação que atraia os clientes.

As compras que somam dois ou mais produtos e serviços geram um aumento significativo no caixa financeiro. 

As empresas que trabalham como fornecedores, consequentemente, acabam ganhando também.

Por isso, é importante contar com essas parcerias empresariais nas ações estratégicas de cross marketing. 

A participação de todos os envolvidos reforça a publicidade em diferentes mídias, como:

  • Envio de e-mail;
  • Promoções compartilhadas;
  • Redes sociais;
  • Sites promocionais.

A jornada de compra do consumidor, e toda a experiência que envolve essa ação, se torna mais eficiente, pois ele não precisa ficar procurando um produto em diferentes prateleiras ou balcões de supermercados ou lojas de material de construção.

Se os pregos dos mais variados tamanhos ficam dispostos em um mesmo painel, os martelos também podem ficar próximos, com uma comunicação direta trabalhada de maneira visual.

A manteiga e os embutidos podem ficar próximos ao balcão de pães, assim como a massa de pizza, o molho de tomate e o orégano, para quem quer fazer uma pizza. 

Conquistar novos clientes pode ser uma tarefa árdua para qualquer empreendimento comercial. 

Um restaurante oriental pode formalizar uma parceria com fornecedores de peixes e frutos do mar, associando as qualidades de produtos frescos a alimentos saudáveis oferecidos no local.

Isso ajuda a gerar experiências memoráveis junto aos clientes, que podem ser agentes de divulgação orgânica compartilhando com amigos e familiares, presencialmente ou por meio das mídias digitais.

As recomendações apresentadas em redes sociais devem ser acompanhadas, seja por meio de SEO (Search Engine Optimization), entre outras ferramentas que podem ser aplicadas durante uma campanha de marketing.

Por fim, é importante destacar que essas ações podem ter um custo acessível para todos os envolvidos, desde as empresas que oferecem os produtos até para os pontos de venda, que precisam agendar um evento ou criar uma oportunidade de encontro.

No caso de trabalho em ações que envolvem vitrinização, por exemplo, ou exposição em balcões, a simples alteração de ambiente dos produtos pode ser muito significativo. 

A aproximação entre produtos de limpeza e ferramentas de uso no dia a dia de uma casa pode gerar um potencial de compra muito maior se tudo estiver separado.

O cross marketing deve ser aplicado seguindo o bom senso e identificando os potenciais modelos de combinação entre produtos e serviços. 

Assim, o cliente não fica perdido e tudo pode ser encontrado de maneira facilitada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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