Como escolher o Nicho de Mercado mais Lucrativo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Qual é o melhor jeito para se ganhar dinheiro online hoje? Criando sites de autoridade super focados que se destacarão em seu nicho, atrairão tráfego de alta qualidade de forma duradoura e construirão confiança e credibilidade em seu mercado.

As pessoas vão recorrer a você para ter orientação, aconselhamento e segurança quando estiverem prestes a comprar produtos e serviços.

Não haverá um muro de resistência ou condição extensa, porque você já se mostrou capaz de fornecer o tipo de conteúdo que os ajuda a tomar as melhores decisões.

Seu primeiro passo? Saber como escolher um nicho de mercado lucrativo com base na longevidade e crescimento exponencial. Deixa-me mostrar-te como.

Como Escolher um Nicho de Mercado Lucrativo

O primeiro passo para começar é escolher um bom nicho de mercado lucrativo. Você já deve ter um nicho em mente, mas mesmo assim, seria uma boa ideia fazer uma pesquisa mais minuciosa para garantir que ele seja rentável ao longo do tempo.

Isso não significa que quero que desista do que escolheu. Para muitas pessoas, é nesse ponto que está a maior dificuldade, com medo de escolherem o nicho errado ou de gastar muito tempo e esforço criando conteúdo matador em torno de um nicho que não rende o suficiente.

Em vez disso, quero que você explore uma estratégia simples e poderosa para escolher um nicho de mercado lucrativo para poder começar sem correr esses riscos.

Existem muitos tipos diferentes de nichos, e a metodologia para pesquisa e aplicação pode ser significativamente diferente com base no tipo de nicho escolhido.

Vejamos alguns dos diferentes tipos de nichos de mercado.

Nichos de Desespero

Eu chamo assim os nichos em que o comprador médio tem um problema que está desesperado para resolver.

Talvez eles estejam sozinhos e estejam desesperados para encontrar um parceiro. Talvez eles estejam lidando com aflições mentais, emocionais ou físicas das quais estão ansiosos para buscar alívio.

Ou talvez eles estejam lutando financeiramente ou profissionalmente e precisem de orientação para retomar a carreira.

Essas pessoas gastam dinheiro de bom grado se você puder convencê-las de que pode ajudá-las. Em mercados desesperados, você é um solucionador de problemas.

Nichos de Paixão

Nichos apaixonados são aqueles em que o comprador médio é muito apaixonado pelo assunto.

Esse tipo de nicho inclui Hobbies, como artesanato, golfe, coleções, desenhos, pinturas, canto, culinária, jogar videogame … praticamente qualquer tipo de hobby ou atividade com a qual as pessoas se sintam extremamente empolgadas.

Essas pessoas terão prazer em gastar dinheiro se você tiver o que está procurando tiver um bom preço.

Nichos do Cotidiano

Esses nichos são aqueles em que o comprador pode precisar ou querer o produto, mas não estão no ponto em que eles estão dispostos a fazer quase qualquer coisa ou gastar qualquer coisa para ter esse produto.

Esses nichos incluem itens domésticos, eletrodomésticos, a maioria dos tipos de eletrônicos, etc.

Essas pessoas podem gastar dinheiro, mas somente se você puder apresentar um bom preço ou a um produto difícil de encontrar.

Escolha Um Desses Três Nichos de Mercado

O nicho dos desesperados são geralmente os mais rentáveis, porém são também muito competitivos.

Eles também exigem um pouco mais de trabalho, porque você precisa provar que é digno ao fornecer um ótimo conteúdo que eles não conseguem encontrar em nenhum outro lugar.

O nicho dos apaixonados também costuma ser muito lucrativos, mas, como acontece com o nicho dos desesperados, eles são extremamente competitivos.

A grande vantagem desse nicho de mercado é que metade de sua pesquisa de mercado já foi feita para você, pois já sabe o que seu público-alvo está mais interessado e disposto a pagar.

Os nichos do cotidiano exigem que você se concentre em promover produtos com alta demanda e baixa oferta.

Se você puder encontrar uma fonte para um produto sob demanda difícil de localizar, você poderá ganhar um bom dinheiro em um nicho cotidiano.

Caso contrário, é uma boa ideia evitar nichos como esse – pelo menos até você ter muito mais experiência como profissional de marketing e como afiliado.

Isso nos deixa com os dois primeiros nichos, e meu conselho é que você escolha um deles para se concentrar no começo.

Só para esclarecer, não estou dizendo que você não pode ganhar dinheiro fora desses dois nichos.

Você certamente pode, mas se está só começando, será muito mais fácil se concentrar em nichos de mercado evergreen, como “mercado de desesperados” e “mercado de apaixonados”.

Escolhendo Nichos Evergreen

Por fim, os melhores nichos são sempre os evergreen que já possuem:

  • Produtos ilimitados para promover.
    • Alta demanda e crescimento constante.
    • uma grande base de clientes existente.
    • muitos blogs, sites, produtos, grupos de mídia social e fóruns existentes.
    • E acima de tudo, competição!

Faz sentido, certo?

É sempre melhor mergulhar em um nicho que já provou ser popular e lucrativo. Não tenha medo da concorrência, é um sinal de que o nicho é viável e vale a pena seguir nele.

Você também pode dividir nichos em:

Nichos baseados em informações

Nichos baseados em informações são aqueles que envolvem produtos digitais e não produtos físicos. Um exemplo desse nicho seria o nicho “como ganhar dinheiro online”.

Nichos baseados em produtos

Nichos baseados em produtos são aqueles que envolvem mais produtos físicos do que informações ou produtos digitais

Pode haver algum cruzamento entre esses dois tipos de nichos também.

Por exemplo, o nicho de acne é muito focado em informações e produtos. Você pode optar por se concentrar em informações ou produtos, ou em ambos. É a sua escolha.

De fato, a maioria dos nichos tem pelo menos algum grau de cruzamento, mas você aprenderá rapidamente qual é o foco principal ao fazer sua pesquisa.

Métodos Para a Pesquisa de um Nicho Lucrativo

Existem algumas maneiras fáceis de verificar um nicho em busca de rentabilidade que não exige muito tempo.

Para começar, o método de pesquisa de nicho de mercado que você usar, dependerá do tipo de nicho no qual você está interessado.

Por exemplo, a maneira mais fácil de verificar a rentabilidade de um nicho baseado em informações é procurar em sites como a Amazon por:

  • Livros sobre o tema
    • Revistas sobre o tema
    • DVDs sobre o tema
    • Classificações de livros que indicarão popularidade
    • listas de mais vendidos

Você deve ver muitos livros e produtos diferentes na categoria escolhida e depois analisar as classificações para determinar se elas são lucrativas, bem como quão fácil seria para você entrar nesse mercado.

Dica Pro: Você também pode ser afiliado da Amazon. 

Como Usar a Amazon Para Escolher um Nicho Lucrativo

Como você sabe se um produto está indo bem na Amazon?

Procure em “Detalhes do produto” e encontre a Classificação dos Mais Vendidos da Amazon. Isso lhe dará uma boa ideia sobre se esse produto está sendo vendido.

Muitos afiliados conhecidos seguem esse passo ao usar a Amazon para pesquisa de mercado:

  • Deve haver pelo menos 4 livros no top 10 da categoria, com uma classificação de 15.000 ou menos.
  • Se você deseja vender produtos físicos, profissionais de marketing veteranos como Josh Shogren sugerem que os produtos devem ter uma classificação de 5.000 ou menos e preços entre 20 e 100.

Começando sua Pesquisa na Amazon

Vamos começar pesquisando nichos baseados em informações na Amazon usando a seção livros , na categoria mais vendidos.

 

Para começar, faça login na sua conta Amazon e navegue pelas categorias até ver algo que lhe interessa pessoalmente.

Você pode começar navegando nos best-sellers da Amazon ou executar uma pesquisa por palavra-chave para um tópico que lhe interessa.

Dica: Outra maneira rápida e fácil de encontrar nichos de mercado lucrativos, nos quais você tem interesse pessoal é consultar as “Recomendações da Amazon”, baseadas no seu histórico de compras. É uma maneira simples de descobrir nichos de mercado importantes nos quais você gosta de trabalhar.

Como exemplo escolhi o ” Mais esperto que o Diabo” na categoria de autoajuda.

A primeira coisa que você deve fazer é verificar as classificações desse livro e de todos na mesma categoria

 

Podemos ver que o livro está entre os mais avaliados na categoria Autoajuda.

Em seguida, olhe o lado esquerdo da sua tela e vera categorias semelhantes e subcategorias. É aqui que poderemos investigar a popularidade geral desse nicho de mercado e encontrar sub-nichos.

Os sub-nichos são encontrados quando você faz uma busca detalhada em um nicho principal.

Eles são um segmento menor do mercado. Por exemplo, o “ganhar dinheiro online” é um nicho amplo e principal, mas “Ganhar dinheiro online como escritor freelancer” é um sub-nichos.

Outro exemplo é a “perda de peso”, que é um nicho de mercado primário, em que a “perda de peso após o parto” é um sub-nichos.

Observando esses itens, podemos encontrar facilmente mercados de sub-nichos relevantes, como mostrado abaixo:


Anote esses sub-nichos e, em seguida, volte para as informações do produto do livro que você está pesquisando. No meu caso, Mais Esperto que o Diabo.

O livro está classificado em 5º lugar na seção livros e 4º na categoria Motivação e Autoajuda.

Este é um ótimo sinal, mas, vamos dar um passo adiante e ver como anda a lucratividade olhando como ele se sai na seção Kindle. Para fazer isso, basta verificar essa versão.

Olhe para esses números!

Percebo que este livro ocupa o # 194 dos mais vendidos da loja kindle, posição 10 na seção de autoajuda. o que significa que este é um livro muito popular.

É hora de detalhar mais os sub-nichos com base nas informações que coletamos anteriormente.

Este é o passo final para descobrir outros nichos de mercado lucrativos dentro deste. No meu exemplo, com base no que a Amazon mostra como “Itens semelhantes por categoria”, eu detalharia:

  • Autoestima
  • Controle do Stress
  • Criatividade
  • Espiritual
  • Felicidade
  • Melhoria da Memória
  • Motivacional
  • Transformação Pessoal

Isso me leva a ainda mais sub-nichos para investigar!

A Amazon é realmente um dos melhores lugares para realizar pesquisas de nicho de mercado, principalmente para produtos informacionais, porque não só é o maior mercado digital do mundo, mas também fornece um tesouro de informações valiosas para profissionais de marketing de nicho.

Concentre-se em livros sólidos no mercado e não em qualquer coisa baseada em tendências (como livros para colorir para adultos, por exemplo). Você deve mergulhar em um nicho com poder de permanência.

Continuando a Pesquisa de Nichos de Mercado Lucrativos

Dos 5-6 principais produtos em cada sub-nicho, execute os números novamente, prestando atenção à classificação da categoria, classificação do produto físico (brochura) e classificação geral em toda a loja da Amazon.

Se você encontrar quatro livros no top 10 da categoria, a partir de 100 avaliações, você achou algo interessante!

Neste exemplo, eu consideraria escrever conteúdo em torno do mercado de nicho transformação pessoal, porque descobri vários livros classificados no top 10 e vários sub-nichos classificados abaixo de 1.000 no geral.

Além disso, existem muitos produtos nesse nicho de mercado e muita concorrência, um claro indicador de que é um nicho saudável e viável.

Repita essas etapas até encontrar um nicho de mercado sólido e evergreen.

Depois de encontrar um nicho sólido, observe mais de perto os tipos de livros que estão sendo vendidos. Descobri que os livros de meditação são populares é um nicho sólido, mas que tipo de livros exatamente?

Por exemplo: meditação para mães solteiras, meditação contra estresse, meditação para mulheres grávidas e assim por diante.

A pesquisa detalhada dos tipos de livros é a chave para a verdadeira segmentação de nicho de mercado e ajudará você a ler as métricas e determinar o potencial de longo prazo de um nicho.

E os nichos baseados em produtos Físicos? – Como escolher um nicho de mercado lucrativo

Vamos voltar para a Amazon mais uma vez. Desta vez, insira seu nicho na barra de pesquisa superior e escolha “Todos os departamentos”.

Neste exemplo, entro em “Meditação” e escolho “Todos os departamentos”:

Isso carrega uma página com tudo, desde velas perfumadas, Tapetes de yoga, produtos de aromaterapia etc.

Em seguida, examine atentamente as classificações de produtos desses itens físicos para determinar o quão bem eles estão vendendo.

É um processo semelhante ao modo como você realiza pesquisas de nicho para produtos baseados em informações na Amazon, exceto pelo fato de estar lançando uma rede mais ampla, pois está analisando produtos em várias categorias diferentes.

Outra maneira fácil de encontrar produtos físicos bons de promover  é consultando as listas de mais vendidos na Amazon.

 

Agora, navegue pelas diferentes categorias na pesquisa de produtos físicos que possam ser conectados ao seu nicho clicando nos links no menu de navegação à esquerda. E não se esqueça das subcategorias!

Por exemplo, se você estivesse interessado em promover telefones celulares, também consideraria capas e acessórios para celulares. O mesmo para o nicho da câmera digital. Eu me aprofundaria em subcategorias como lentes, câmeras DSLR e filmadoras.

A ideia é fazer um nicho! Escolha um nicho principal, prove sua lucratividade por meio de pesquisas rápidas e fáceis (classificações de categoria e classificações gerais) e, em seguida, explore esse nicho para segmentar e descobrir outros mercados lucrativos.

Dica de Profissional – Como Escolher um Nicho de Mercado Lucrativo

Verifique também a seção “Também compraram” em todas as páginas de produtos, pois a Amazon faz um ótimo trabalho ao fornecer uma captura instantânea de itens relacionados que podem valer a pena serem vendidos.

Lembre-se de que, ao escolher produtos físicos a serem promovidos, você pode começar com produtos de R$ 50 ou menos. Essa faixa de preço é fácil de trabalhar, porque o preço é baixo o suficiente para que os compradores em potencial não questionem sua compra ou precisem de mais garantias.

Se um produto físico não se enquadra em uma categoria que inclui livros, você pode fazer o mesmo com outros tipos de produtos.

E aqui estão alguns outros lugares onde eu conduzo pesquisas de nicho em produtos de informação / digital:

Outros Sites Para Sua Pesquisa

Hotmart/Eduzz/Monetizze

Clique nas categorias e veja os produtos disponíveis entre os mais quentes, mais queridos e recentes. Da pra ter uma boa idéia do que esta vendendo e o que não.

Yahoo

Confira a seção de tendências na primeira página para ver que tipo de notícias, eventos atuais e tópicos importantes são tendências. Essa é uma ótima maneira de gerar ideias para o conteúdo também. Você pode fazer a mesma coisa no Twitter.

Resumindo Tudo

Eu recomendo começar com um nicho de mercado pelo qual você seja apaixonado, mas também tenha verificado que é evergreen e lucrativo, depois de realizar uma pesquisa rápida e fácil.

Se você estiver interessado de verdade no nicho, ficará mais animado com a criação de conteúdo, a criação de sites e o envolvimento com outras pessoas no mercado. E confie em mim, o conteúdo que você escrever será muito melhor se você investir no tópico com interesse.

Além disso, como o método que estou ensinando envolve uma quantidade considerável de tempo e esforço, também recomendo ficar com apenas um ou dois sites  quando estiver começando.

Você nunca terá tempo suficiente para se dedicar ao gerenciamento de dezenas de sites de nicho diferentes, a menos que tenha dinheiro para terceirizar a maior parte do seu conteúdo, contratando escritores e profissionais no mercado freelance.

Nesse caso, sinta-se à vontade para se aventurar em outros nichos de mercado depois de lucrar no  primeiro, gerar vendas e  ganhar alguma experiência prática. Mas lembre-se, você não precisa de cem sites diferentes para ganhar dinheiro!

É muito mais eficaz (para não mencionar gerenciável) manter um ou dois nichos de mercado lucrativos, concentrando-se em fornecer conteúdo de qualidade e proporcionar uma experiência positiva ao usuário, do que criar vários mal e porcamente.

Se você deseja criar um site de nicho baseado em autoridade que o posicione como líder e como alguém a quem outras pessoas recorrem para obter informações e orientações valiosas, siga nossas informações como escolher um nicho de mercado lucrativo e nunca mais sofra para ganhar dinheiro online.

 

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro