Marketing interno: o que é e qual a sua importância?

Marketing interno: o que é e qual a sua importância?

Você já ouviu falar sobre marketing interno? Trata-se de uma ferramenta de extrema importância no ambiente do trabalho, uma vez que visa estimular a motivação e a produtividade das principais fontes de produção das companhias: os colaboradores. 

Também conhecido como endomarketing, o marketing interno tem como objetivo não só promover a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho, mas também engajá-los para que possam alcançar os objetivos e metas da própria organização. 

Além disso, o marketing interno tem um caráter social, prezando sempre pelo relacionamento interpessoal e agindo para a disseminação da marca e da cultura da empresa no ambiente de trabalho. Mas, afinal, o que realmente significa marketing interno? 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você esclareça todas as suas dúvidas voltadas para o marketing interno, a fim de apontar, inclusive, a relevância da estratégia no ambiente interno das companhias. Se quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo! 

O que é marketing interno?

O marketing interno é um conjunto de ações realizadas pelos departamentos de RH e marketing que tem como objetivo monitorar a comunicação interna e a participação dos funcionários em processos desenvolvidos pela organização. 

Além do mais, o marketing realizado no ambiente de trabalho preza pelo bem-estar e satisfação dos funcionários. Tudo isso por meio de medidas que promovem uma melhor qualidade de vida a equipe, como flexibilidade de horários, eventos, home office, etc. 

Vamos imaginar que você trabalhe com ilhós para lona. Com o marketing interno, é possível ouvir as insatisfações dos colaboradores e aplicar meios para eliminá-las, diminuindo o índice de rotatividade. 

O marketing interno pode ser aplicado por meio de canais de comunicação implementados na companhia para transmitir mensagens e, principalmente, para criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para manifestar suas opiniões e ideias. 

Nesse sentido, a estratégia tem como finalidade primordial estimular os funcionários a expressarem suas opiniões, de modo a entender o que se passa na rotina de trabalho e como os processos podem ser melhorados, como produções de pistola pulverizadora de pintura

No marketing interno, os colaboradores recebem o mesmo tratamento dos clientes da companhia: são valorizados e motivados a semear junto a empresa. Isso faz com que o ambiente de trabalho seja mais agradável e consiga melhorar a retenção de talentos. 

Qual a importância do marketing interno?

Por fim, como mencionamos anteriormente, a principal finalidade do marketing interno é melhorar a imagem da companhia perante o público, ou seja, os colaboradores. Tudo isso para que eles se tornem grandes admiradores da empresa. 

Uma vez que o funcionário está satisfeito, ele passa a trabalhar com mais afinco e focado nos objetivos e metas estipulados pela organização. Assim, é possível gerar um ambiente de trabalho muito mais produtivo e que encoraje o colaborador a dar o seu melhor. 

Sendo assim, vamos imaginar que você trabalhe com redutor de velocidade. Ao aplicar ações e estratégias de desenvolvimento interno, automaticamente você consegue motivar os colaboradores, aumentando a performance das equipes de trabalho. 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.