As melhores estratégias de Marketing Digital para empreendedores

As melhores estratégias de Marketing Digital para empreendedores

Está ficando cada vez mais claro que se você é um empreendedor, é essencial trabalhar com estratégias online no seu negócio.

Com a chegada do Marketing 4.0, as empresas passaram a se preocupar mais com o relacionamento com seus clientes, através do atendimento personalizado, além de buscar uma aproximação com os advogados da marca..

Dessa forma, ao desenvolver estratégias consistentes, você estará concentrando os seus recursos em investimentos eficazes e que trarão o máximo de resultados satisfatórios.

Ainda não sabe por onde começar e nem o se vale a pena? Vamos te explicar aqui neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre as estratégias de marketing digital para empreendedores. 

Vamos lá!

Por que empreender com o marketing digital?

Seja qual for o seu negócio ou se você ainda está no caminho de como abrir um negócio com pouco dinheiro, o Marketing Digital não pode ser deixado de lado. 

Isso porque atualmente está se tornando um hábito acessar tudo pela internet, onde temos qualquer informação disponível de forma fácil e rápida. 

Portanto, se deseja atrair clientes, aumentar sua autoridade no mercado, tornar sua empresa uma referência e ter ótimos retornos, você não deve deixar de lado o meio digital.

Ao se apresentar online, você não estará somente mostrando para a concorrência que é um bom empreendedor, mas também se destacará cada vez mais.

Benefícios ao investir no Marketing Digital

Podemos, inclusive, citar alguns benefícios de fazer o investimento em estratégias online, como:

  • Ter mais reconhecimento na internet ao trabalhar boas técnicas de SEO que atraem mais visitantes para o seu site ou blog;
  • Já que você receberá mais visitantes, é consequência que conquiste mais clientes e faça mais vendas;
  • Com mais clientes e vendas, sua empresa ganhará um novo espaço de destaque no mercado, provando que tem visibilidade;
  • Acompanhamento de resultados a qualquer momento para que tenha ciência se as campanhas estão dando um bom resultado.

Além disso, também é bom deixar claro que com o acompanhamento dos resultados, você consegue evitar que tenha problemas, gastos desnecessários, perdas de investimento e quebra, pois o estudo do Retorno Sobre o Investimento (ROI) fica fácil de trabalhar. 

Quais as Estratégias de Marketing Digital para Empreendedores

Há diversas formas de aplicar o Marketing Digital nas ações da sua empresa, mas algumas são essenciais e não devem ser deixadas de lado. 

Veja a seguir:

Persona

O primeiro passo é fazer um estudo sobre seus clientes atuais e reunir informações sobre eles, como gênero, idade, nome, profissão, hobbies, onde mora, objetivos, necessidades, como se comportam online, entre outras.

Com essas informações em mãos, você desenvolve o seu cliente ideal baseado nas características mais marcantes, chamado então de persona. 

Podemos definir a persona como um personagem semi-fictício que te ajudará a alcançar potenciais clientes para o seu negócio.

Isso porque ao ter uma persona definida, suas campanhas de marketing sempre serão direcionadas para ela, ou seja, para as pessoas que combinam com os seus clientes reais e que é seu público-alvo de maior interesse. 

Marketing de Conteúdo

Ao ter uma persona desenvolvida, chega a hora de produzir conteúdos direcionados para ela.

De qualquer forma que você decidir trabalhar com esses conteúdos, eles precisam ter um bom direcionamento para cada fase da jornada de compra dos seus potenciais clientes. 

A jornada de compra é dividida em 4 partes, sendo elas:

 Aprendizado: o cliente está começando a entender que possui algum problema, mas não sabe o que;

  • Reconhecimento: ao fazer diversas pesquisas, ele reconhece que precisa de ajuda em um certo ponto;
  • Consideração: ele começa a ir atrás de possíveis soluções para o problema e passa a considerar qual pode atender sua necessidade;
  • Decisão: finalmente ele chega a conclusão de como o problema dele será resolvido, toma a decisão e parte para a fase da compra.

A partir disso, você começa a trabalhar com o Funil de Vendas, que é dividido em 3 partes para que você produza conteúdos direcionados.

Portanto, ao estar na fase de “aprendizado”, o cliente se encontra no Topo do funil, ao chegar no “reconhecimento”, ele fica no Meio do funil e, por fim, ao passar pela “consideração” e “decisão”, é chamado de Fundo do funil.

SEO

As técnicas de SEO devem andar em conjunto do Marketing de Conteúdo para que os mecanismos de busca, como Google, Yahoo! e Bing, por exemplo, tenham certeza da qualidade e relevância.

Com o uso do SEO, você produz conteúdos que tenham palavras-chave com maior volume de busca e que são direcionadas para o seu público-alvo.

Ele te ajuda a otimizar seu site, blog e páginas da web, visando alcançar boa posição no ranking orgânico, trazendo grande tráfego e autoridade para quem utiliza.

Landing Page

Conhecida também como página de conversão, ela trabalha geralmente oferecendo um conteúdo de qualidade, como a inscrição em um curso online, uma newsletter, um e-book.

Porém, em troca do conteúdo o usuário deve preencher um formulário com diversas informações, incluindo o seu e-mail.

A partir disso, você tem alguns dados cruciais, como o nome, o e-mail e o estágio de funil em que o seu potencial cliente se encontra e assim chega a hora de começar o e-mail marketing.

E-mail Marketing

O e-mail marketing funciona como uma forma de nutrir o potencial cliente oferecendo diversos outros conteúdos, promoções, produtos inéditos, entre outros. 

Além disso, é a forma mais de manter um relacionamento direto com quem já é cliente, mostrando um atendimento diferenciado e oportunidades exclusivas. 

Redes Sociais

Está cada vez mais normal que as pessoas tenham acesso diário à praticamente todas as redes sociais, fazendo com que seja uma das mais importantes estratégias de Marketing Digital.

Entretanto, você precisa lembrar da sua persona e direcionar campanhas de marketing em plataformas que estarão mais ao alcance dela para obter bons resultados.

Em redes sociais você tem a possibilidade de interagir diariamente com seus potenciais clientes e clientes já consolidados, criar um relacionamento mais próximo, receber feedbacks positivos e também negativos que te ajudarão a melhorar o negócio. 

É um espaço que também deve ser usado para noticiar conteúdos da sua área e quando tiver novidades do seu negócio, para deixar seu público sempre atualizado.

Seja um empreendedor de sucesso

As estratégias de marketing digital para empreendedores podem ser executadas por diversos tipos de empresas e muitas pessoas ainda não estão ciente disso. 

Isso quer dizer que se a sua empresa é pequena, média ou grande, ou até mesmo de um segmento que você acha que não terá bons resultados online, provavelmente você está perdendo a chance de se destacar no mercado. 

Quando as estratégias são bem trabalhadas, ou seja, com o foco certo, os resultados obtidos são extremamente satisfatórios.

Por isso, não perca mais tempo e se transforme em um empreendedor de sucesso!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Meu Ideal

Caio Nogueira

Caio Nogueira

Co-fundador e desenvolvedor Wordpress da empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet. No tempo livre gosta de escrever, assistir séries nórdicas e ler histórias em quadrinhos.

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Otimizado por Lucas Ferraz.