Como o marketing digital tem aumentado as vendas das empresas?

Como o marketing digital tem aumentado as vendas das empresas?

O marketing digital é a grande febre do momento. Com a chegada da internet, as marcas ampliaram suas fronteiras, podendo captar mais clientes. Isso também transformou o posicionamento e a relevância de marcas tradicionais, quem não se adaptou a tecnologia perdeu mercado.

Hoje, o poder da internet na persuasão e criação de leads transformou a indústria, tornando o marketing mais do que propagandas. Marketing digital é a estratégia essencial para alavancar vendas e mostrar a sua marca.

 

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de técnicas personalizadas para um objetivo final, geralmente o de gerar engajamento. Não se difere tanto do marketing tradicional na funcionalidade, mas utiliza técnicas mais sutis e há um trabalho mental envolvido.

Os leads se traduzem exatamente como o engajamento das pessoas para com a sua marca. A intenção é ter mais que clientes, é aproximá-los e fidelizá-los. Os seus clientes são a sua propaganda. Não há melhor forma de medir um posicionamento de uma marca.

Essa presença mais ativa dos clientes no cotidiano da marca se dá pelas redes sociais. O atendimento e a interação transformam a visão dos clientes e moldam uma nova forma de chamar atenção no mercado.

Outro dado interessante é que o marketing digital é acessível. Sendo assim, a maioria das soluções não trata sobre quantidade de dinheiro investido, mas a forma de investimento.

Como as empresas lucram mais com o marketing digital?

É a pergunta principal e a mais interessante. Cada empresa tem uma estratégia, a partir de uma boa análise de métricas. Existem diversos softwares que entregam esses números de forma a diagnosticar o que falta no seu site ou perfil.

Webtrends por exemplo, usamos ferramentas que trazem dados de toda e qualquer ação de marketing executada dos clientes. Isso que o torna tão eficiente, fazer mudanças pontuais, mas que tragam ótimos resultados é mais barato.

O custo beneficio depende também de quem olha esses dados e monta uma estrátegia. Precisa-se de conhecimento e experiência, mesmo que a solução geralmente seja de facil implementação.

 

O que é SEO?

Existem algumas coisas que pensamos quando falamos de marketing digital. A primeira delas é internet, a segunda clientes e a terceira seria o SEO. De baixissmo custo, o SEO é o que garante o posicionamento da sua marca nos motores de pesquisa.

Ele não só é essencial para isso, como efetivo em aumentar o tráfego orgânico. Para quem não tem esse conhecimento, o tráfego orgânico são as pessoas que chegam até sua marca sozinhas.

Ele não precisa de um gasto direto com propagandas ou links, é o público dos sonhos. E geralmente é esse tráfego que é o mais fácil de ser fidelizado, porque ele já sabe que tem um problema e deseja uma solução. É o seu mercado chegando até você.

O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para os buscadores, como Google, Bing ou Yahoo. Ele se baseia no conteúdo das páginas de forma a separar os melhores e mais interessantes ao leitor. Dessa forma, os algoritmos procuram dentro daquele grande hall de resultados, textos originais, completos e fluídos.

Quando se apresenta assim parece ser díficil se diferenciar dos milhões ou até bilhares de marcas. Mas não é! Essas técnicas são simples, utilizar as palavras-chave de maneira correta, que seria a busca do leitor, e responder a sua pergunta.

O SEO trata muito sobre a estrutura do texto, como o título, subtítulos e palavras de ligação. Os parágrafos devem ser curtos, o texto deve prender a atenção, mantendo o cliente na página o máximo possível. Para tanto é preciso apresentar outros conteúdos que o interessem.

É por isso que o SEO precisa de outras otimizações no site, mantendo-o visualmente limpo e de fácil lógica. Quem busca um conteúdo quer a resposta o mais rápido possível.

 

Funil de vendas

O funil de vendas é uma das outras estratégias essenciais. Ele trata sobre a captação de público. Existe o tráfego orgânico, ele é um cliente que sabe o que precisa e busca aquilo. Mas existem clientes que não tem esse conhecimento. O funil de vendas serve para mostrar um problema e entregar a solução ao cliente.

Como um funil o conteúdo é programado para chamar atenção a partir de um assunto geral, partindo para soluções específicas. É ótimo para email marketing e até para aumentar o banco de dados de emails. Isso é feito por assinaturas em newsletter ou e-books oferecidos, por exemplo.

É uma estrategia aplicável em diferentes ninchos e também barata. O aumento do tráfego orgânico e da fidelização do cliente é garantido. Se utilizado em conjunto ao SEO torna o processo mais rápido.

Email Marketing

Apesar de não ser uma estratégia muito ouvida, ela é vista todos os dias quando abrimos nossos emails. Mesmo os mais desacreditados da tecnologia precisam possuir emails. Os emails são uma ótima ferramenta para entregar conteúdo e apresentar novidades. Todos os dias recebemos dezenas de emails de lojas que nos interessam e de novidades, mas para isso é preciso o conteúdo chegar ao usuário.

Trazer um conteúdo direcionado ao cliente é essencial, para tanto se inicia com um email de boas vindas, por exemplo. Existem ferramentas interessantes para personalização de emails, tentar entregar o que ele achará interessante. Dessa forma você mantém o cliente sempre conhecendo as novidades e entrando em seu site.

O email marketing é muito efetivo em e-commerces, por ter uma personalização do que o cliente viu ou comprou. Além disso para envio de promoções, o que geralmente o faz acessar o site novamente.

Entretanto, se bem trabalhado é uma ferramenta para manter um contato e receber feedbacks dos seus leitores ou clientes.

 

Itens básicos para iniciar no marketing digital

Se interessou pelo marketing digital? Existem diversas outras estratégias e técnicas como análise de palavras-chave ou os famosos “ads”. Mas todos precisam de um conhecimento maior e grande pesquisa. O ideal é iniciar pelo simples, com pouco investimento e criar uma fidelização dos cliente.

Para isso separamos alguns itens básicos para iniciar no meio digital e aproveitar todas as suas vantagens.

Tenha um site

Antes de mais nada, seu site é sua porta de entrada. Ele passa confiança, além de apresentar a sua empresa e seus ideais. É como uma identidade virtual, permite também a entrega de conteúdos e geração de leads.

Ter um site é um item básico. E ter um significa pensar na identidade visual, layout, usabilidade do site. É preciso aplicar o máximo de otimizações para trazer a melhor experiência ao cliente. Afinal não basta entregar um bom conteúdo se ele não consegue acessá-lo.

 

Perfis nas redes

Ter um perfil nas redes é importante, vai entregar ao cliente outra experiência. Afinal ele pode entrar em contato facilmente e de forma mais rápida. As redes são uma ótima forma de divulgação de seus produtos.

Os seres humanos são visuais, então uma imagem bem construida vale muito. As redes também permitem conteúdos mais rápidos e uma presença constante. Quanto mais ferramentas forem utilizadas maior o impacto e mais fácil é a fidelização.

Entretanto as redes precisam de um cuidado e atenção em especial. Existem muitas marcas então se diferenciar é a palavra-chave. Relacionar o visual a sua marca, personalizando a entrega de conteúdo ao público que te acompanha é uma das vantagens. Além de poder receber feedbacks constantes.

 

O marketing digital é acumulativo, permite tentativa e erro, trazendo resultados dentro de um tempo programado. Ele é previsível e seguro, tendo em vista o pouco investimento inicial.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.