Não se esqueça: tudo é mensurável

Não se esqueça: tudo é mensurável

É isso mesmo que você leu: tudo é mensurável.

– Mas como assim?

Sempre que realizamos alguma ação de marketing ou comunicação, devemos pensar em como mensurar cada resultado. Os gestores – ou as empresas que atendemos – se importam muito com isso: eles querem o melhor ROI (retorno sobre investimento) possível no menor período de tempo viável. Por isso é muito importante s apresentação dos resultados.

Já pensou qual seria o valor de mercado do Cristiano Ronaldo se ele não decidisse campeonatos?

Pois é, não é só o marketing e a comunicação que são movidas por resultados. Qualquer área que lide com investimentos – ou não (podemos citar algumas ONGs) está interessada no melhor retorno possível. No entanto, o foco desta publicação é referente à análise de resultados de marketing e comunicação.

– Mas como mensurar estratégias digitais?

Estas com certeza são as mais fáceis, pois grande parte das plataformas digitais possuem ferramentas próprias para a mensuração de resultados e engajamento. Caso a mídia digital não possua, você pode contratar ferramentas terceiras que façam essa gestão de forma eficiente, como a Dashgoo, a Etus, a mLabs, etc.

Para mensurar uma ação no Facebook/Instagram, por exemplo, tenha em mente qual é o seu objetivo:

  • Aumentar o número de vendas no site
  • Converter novos inscritos para ações de e-mail marketing
  • Aumentar a popularidade da fanpage

Listei alguns possíveis objetivos, mas eles são infinitos. É importante esta definição, pois para cada um teremos ações e, consequentemente, indicadores-chaves (KPIs) diferentes. Como somos seres que aprendemos com exemplos, vamos lá:

Digamos que a minha empresa seja uma loja de cupcakes e esteja precisando aumentar o número de vendas pela internet em 10%. Sabendo que o meu objetivo é atrair leads e aumentar as vendas, preciso desenvolver ações. Uma das ações será uma promoção via site.

Isto mesmo, decidi realizar uma promoção dos meus cupcakes por 3 dias. Cada um terá 30% de desconto. Para mensurar, devo entender que o objetivo desta ação é o acesso ao site e, logo, a conversão. Neste caso posso esquecer um pouco as curtidas, os comentários e os compartilhamentos.

As curtidas são importantes em alguns casos, mas em outros elas são tão irrelevantes quanto as conversas de elevador.

No Facebook, posso utilizar o Pixel (senão conhece, precisa conhecer clicando aqui) para entender quem entrou no meu site através do post e por quais páginas navegou – até quais ações realizou se estiver devidamente configurado. Devo usar os Analytics do Google e analisar o comportamento dos visitantes – lembrando que existe a opção “Conversões” para uma análise mais assertiva. Além disso, esta ação pode ser mensurada pelo financeiro da empresa, pelo controle de estoque, fluxo de venda, etc.

– E como mensurar um anúncio em um outdoor?

Quando uma empresa resolve anunciar em alguma mídia exterior como outdoorfront-light e painéis de led, assim como qualquer outro investimento, espera-se a efetividade da ação e um ótimo retorno sobre o investimento.

Para mensurar, recomendo três opções:

  1. A tradicional pesquisa: Isso mesmo, uma pesquisa! Não se faz necessário, em todos os casos, a contratação de institutos para sua aplicação. Você mesmo pode elaborar uma enquete (fiz um post sobre a importância das enquetes que você pode ler aqui) para entender por qual o meio de comunicação o seu cliente lembra de ter visto a sua marca ou quais os motivos que o levaram chegar ao seu estabelecimento. Esta pesquisa pode ser aplicada através de questionários simples presenciais ou pela internet.
  2. Número de telefone: Você colocou um anúncio em uma mídia exterior e quer saber sua efetividade. Por isso, muitas empresas disponibilizam um número de telefone específica para este momento. Desta forma, é possível entender quantas ligações recebemos desde o lançamento da ação.
  3. Monitores de fluxos de movimento: Este requer um investimento um pouco maior. São monitores instalados estrategicamente que calculam o fluxo de pessoas num período e raio de distância determinado. Este sistema são muito eficientes e discretos e podem monitorar o fluxo de pessoas que transitam em frente aos painéis de publicidade por longo períodos.

– E como mensurar um anúncio na televisão?

Anúncios em mídias de massa, como a televisão e o rádio, possuem alguns métodos diferentes de mensuração. No entanto, existem algumas estratégias para analisar os seus resultados, dentre eles destaco dois: a pesquisa (como explicado anteriormente) e a utilização da segunda tela.

Utilizar a segunda tela (os dispositivos móveis) para mensurar em mídias de massa é uma tendência. Você já deve ter reparado que a TV Globo e outros canais televisivos, nos últimos meses, tem inserido em suas programações as # (hashtags), correto? Esta inserção tem o objetivo de incitar a interação via mídias digitais. Desta forma, além de ter uma interatividade entre o espectador e a emissora/empresa, a combinação da televisão com a internet torna possível a mensuração de ações com diferentes objetivos de marketing.

Se as informações coletadas na íntegra da propaganda/anúncio estiverem imediatamente relacionadas aos dados de um serviço de web analytics, será possível quantificar o tráfego online associado à sua exibição em tempo real.

Há plataformas especializadas nestas mensurações, como o WyWy que ajuda as marcas a entender e analisar o impacto da publicidade televisiva na era digital.

– E evento, é possível mensurar?

Os eventos podem ser mensurados de várias maneiras. Aqui temos um leque de opções, como: avaliação dos números do evento, reunião com os envolvidos no evento, pesquisa pós-evento, interações via mídias digitais, testemunhais, etc. São muitas as formas de entender a eficácia de um evento, mas é importante que se defina os indicadores-chaves na fase de sua organização.

Viu só como não é difícil mensurar as suas ações? Podemos divagar sobre os mais variados formatos de publicações e ações e em todas teremos formas variadas para coletar os seus resultados.

Tags

Comunicação Estratégia Inbound marketing Indicadores chave Kpi Marketing Marketing digital Mensuração Métricas Mídias digitais Mídias sociais digitais Planejamento estratégico Redes Sociais Resultados digitais Social Media

Jason Mello

Jason Mello

Sócio-Diretor de Marketing da Agência Lorean, é altamente competitivo e louco por qualquer jogo ou esporte que possa render uma aposta honesta, além de ser apaixonado por marketing em todas as suas formas, tecnologia, política e astronomia.Sofre toda a semana uma piada sobre sexta-feira 13 diferente.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.