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5 dicas para fazer seu site ou blog ter muito mais acessos

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É muito comum que as pessoas lancem um site ou blog e meses depois ainda tenham pouquíssimas visitas. Mesmo escrevendo com frequência e postando nas redes sociais os números de acessos se mantém muito baixos, então o que fazer?

Para ajudar a resolver esse problema preparamos 5 dicas para ajudar seu site ou blog a ter mais acessos.

Dica 1 – Deixe o seu site ou blog com alto desempenho

A velocidade do seu site ou blog pode influenciar na experiência de usuário. Se o seu blog é lento, demora muito pra carregar, possui imagens pesadas, os visitantes podem começar a rejeitar o seu conteúdo e você poderá perder muitos acessos. Por isso, invista na infraestrutura do seu site ou blog, utilize uma boa hospedagem de sites e mantenha suas páginas sempre otimizadas.

Existem várias ferramentas que você pode utilizar para medir a performance do seu blog. A preferida dos webmasters é a Google PageSpeed, que é uma ferramenta oficial do Google. Além da velocidade e do tempo de resposta, esta ferramenta vai avaliar seu a responsividade do seu site, e indicar se satisfaz aos critérios levados em consideração pelo Google.

Desde 2015 o Google informa que a responsividade e a otimização para dispositivos móveis é um fator para ranqueamento nos resultados de busca. Ao otimizar suas páginas e deixá-las com bom desempenho, seu site ou blog terá mais relevância nos mecanismos de busca e, consequentemente, terá mais acessos.

Dica 2 – Capriche nos títulos e intertítulos

Parece óbvio mas os títulos do seu texto são fundamentais para seu site ter mais acessos. Títulos atraentes e que despertam a curiosidade dos usuários vão receber mais cliques, e quanto melhor for o conteúdo, mais tempo o usuário vai passar em sua página.

Você utilizar algumas técnicas que podem melhorar os títulos da sua página e atrair mais acessos.

Utilizar listas e números

Ao utilizar números no início do título, você cria o interesse no usuário em saber quais são os itens das lista que você descreveu na sua página ou artigo. Alguns exemplos sã:

  • 5 dicas para […]
  • 10 fatos importantes sobre […]
  • 20 curiosidades sobre […]

Utilize uma palavra chave no seu título

Manter o site otimizado para os motores de busca é essencial, e isso deve ser levado em consideração também no título das páginas. Se a sua página é sobre “saúde e fitness”, tente encaixar esse termo no título da sua página. Você pode unir a dica anterior e criar um título ainda mais atraente:

  • 7 dicas de saúde e fitness que vão melhorar a sua vida

Títulos chamativos ajudam a despertar o interesse e a “fisgar” o acesso desejado. Ao criar um título, pense em deixá-lo de uma forma que vai atrair o clique dos usuários.

Note que os íntertítulos também são muito importantes para os leitores do seu site ou blog, pois levar o acesso ao seu texto não basta. A pessoa que acessou o seu conteúdo precisar manter interesse no texto após acessar a página. Para isso crie um texto fluido com parágrafos curtos e intertítulos que mantenham o interesse do leitor até o final.

Os títulos são representados com a tag <h1> do HTML, enquanto os intertítutlos ficam entre tags <h2><h3>, […], <h6>. Certifique-se de que a estrutura HTML do seu site está bem definida e clara para o Google entender bem o seu conteúdo, pois isso também pode influenciar no posicionamento do seu site ou blog nos mecanismos de busca.

Dica 3 – Escolha as imagens e fotos “a dedo”

 

Para chamar a atenção do leitor, escolha boas fotos para retratar o que deseja passar no texto, inclua pelo menos 2 imagens entre os parágrafos mais interessantes. As imagens, além de deixar o seu conteúdo mais atraente, ajudam a tornar a leitura menos cansativa e o texto menos denso. Isso evita com que o leitor fique entediado ou desista de ler o seu texto, por ser muito longo e não ter muitos intervalos.

Não fique preso a um limite de imagens, mas tente incluir uma quantidade de imagens de acordo com o tamanho do seu texto. Se você tem um conteúdo longo e acredita que mais imagens vão tornar a experiência melhor para o leitor, coloque mais imagens.

Existem várias fontes para encontrar boas imagens, esses sites são chamados de bancos de imagens, alguns dos bancos de imagens mais populares são o Pexels e o Freepik. O Pexels tem o foco em stock photos, que são fotos reais e profissionais, com pessoas e objetos. Já o Freepik utiliza mais desenhos e imagens vetorizadas. Escolha a opção que achar melhor para o seu conteúdo e tente manter um padrão no seu site, de acordo com o seu público alvo.

Dica 4 – Crie conteúdos originais e de qualidade

Às vezes lemos um bom texto em outro site e copiamos ele em nosso site ou blog acreditando que isso vai gerar visitas ao site, o problema é que o Google pune sites e blogs que fazem cópia de conteúdo. Essa prática não somente faz com que o Google desconsidere o seu conteúdo, assim como prejudica os acessos ao seu site.

Quando for criar conteúdo para o seu site ou blog, pense sempre no usuário ou leitor. Crie textos originais e de qualidade que realmente vão ajudar o seu público – conteúdos que farão com que seus usuários compartilhem o seu site na rede social e tragam ainda mais acessos.

Se você não tem tempo para criar os textos para o seu site, existem agências e profissionais que trabalham especificamente com a criação de artigos de qualidade. Você pode procurar um freelancer ou uma agência que satisfaça as suas necessidades de conteúdo.

Lembre-se: o conteúdo do seu blog deve ter a melhor qualidade possível para que os leitores apreciem e tragam mais acessos para o seu site.

Dica 5 – Pense no tema ideal

Escreva seu texto e escolha seu tema pensando no que o seu público quer saber, crie textos inovadores e completos, de profundidade aos textos. Inclua fontes, pesquisas e dados que não são comuns, ofereça informações ricas e verdadeiras.

Existem vários sites que podem te ajudar ter ideias para temas, como o Google Trends. Se você estiver sem criatividade em algum momento, procure os assuntos que estão em alta na área do seu site ou blog e pense num tema a respeito.

Considere também fazer uma pesquisa sobre as palavras chaves relevantes para o texto, pense nos termos que as pessoas buscariam com a intenção de encontrar o seu conteúdo. Se o seu texto responde alguma pergunta, tente incluir os termos da pergunta no tema ou conteúdo – isso poderá fazer do seu artigo uma referência para aquele tema.

Gostou das dicas? Comece a aplicar essas dicas no seu site ou blog para ter mais acessos!

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