O que jornalistas podem aprender com o Inbound Marketing?

O que jornalistas podem aprender com o Inbound Marketing?

O Inbound marketing é uma estratégia que visa divulgar a marca, trazendo bons conteúdos que resolvam algum tipo de problema do público alvo.

O problema do leitor pode ser desde descobrir como ele pode se exercitar mais no dia-a-dia, até o aborrecimento, quando ele procura assuntos que o entretenha.

Afinal, o que um jornalista ou blogueiro pode aprender com esta forma de marketing? Eis algumas coisas:

1) SEO (Search Engine Optimization)

Do que vale escrever aquela matéria bombástica, se você não a divulgou bem?
Para auxiliar nesta tarefa o SEO, que é uma técnica de otimização para páginas na web, pode ajudar.

Esta técnica envolve palavras chaves, design responsivo e linkbuilding, entre outras estratégias, que ajudam o seu site a ficar no topo da busca do Google.

Isto leva tempo, não é tão rápido quanto criar um anúncio pago ou um facebook/instagram, mas vale a pena insistir!

2) Converter leitores em leads qualificados

Na linguagem do inbound marketing, você converte um leitor em lead (cliente qualificado) quando este lhe passa os seus dados e informações pessoais.

Uma boa forma de começar a fazer isto é criando um e-book (ou outro conteúdo exclusivo) e fazer as pessoas te passarem seus e-mails para poderem baixar.

Qual a importância disto? Estando na caixa de e-mail do seu leitor, você evitará que ele te esqueça.

3) Evergreen

Um conteúdo Evergreen é um conteúdo que não sai de moda nunca. Algo que as pessoas vão pesquisar hoje e sempre. O Evergreen traz visitantes constantes para seu blog, pois a data em que a matéria foi publicada não importa.

É diferente de uma notícia, que traz resultados mais rápidos, porém, tem um curto prazo de validade.

O melhor é misturar notícias com o Evergreen para atrair os dois tipos de leitores.

4) Escrever para personas

O mercado da escrita está cada vez mais especializado, com diversas publicações visando atingir nichos.

Leitores têm suas particularidades e possuem interesses específicos.

Por isto, é bom criar uma persona, que é um perfil semi-ficcional (baseado em pesquisa) representando seu cliente ideal. No caso do jornalista, troque a palavra “cliente”, por “leitor”.

Segue um exemplo para um perfil de leitor:

Gabriele tem 25 anos, é graduada em cinema e atua como roteirista em uma produtora. É solteira e namora, queria passar mais tempo com seu namorado, mas está com problemas no relacionamento. Seu objetivo é comprar publicações para ajudá-la a enfrentar estas adversidades.

Isto pode ajudar a criar pautas interessantes para seu blog que auxiliem o seu leitor, por exemplo.

5) Um engajamento verdadeiro com o público 

Vocês já viram a campanha “Todo dia delas”, apresentada pela C&A, que o Huffpost está veiculando?

As matérias contam a vida das mulheres comuns e isto faz as pessoas se engajarem, além de fazê-las se sentirem importantes e felizes por contar as suas histórias de vida.

Um excelente site ou jornal cria conexão com os indivíduos.

Considerações finais sobre Inbound Marketing e jornalismo

Seu texto deve fazer o leitor ter vontade de lê-lo novamente, segundos após ter lido. Deve fazê-lo refletir e deve emocioná-lo, pois sem despertar emoções não somos lidos e as pessoas não gravam nosso nome.

Um bom conteúdo é tudo, seja no inbound marketing ou no jornalismo!

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Blog Inbound marketing Jornalista

Amanda Stucchi

Amanda Stucchi

Futura jornalista e publicitária, gosto de ler livros, ouvir música, tirar fotos e maratonar séries.

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