consultoria empresarial

Consultoria empresarial: entenda em 4 passos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Os serviços de consultoria empresarial estão em alta hoje em dia, uma vez que estes fornecem insights para os negócios, além de ajudarem o gestor a ter uma visão mais estratégica dentro do mercado.

Diversos fatores têm levado as empresas a buscarem por esse serviço, como o aumento da competitividade, mudanças econômicas e constantes avanços da tecnologia.

Em vista de tantos acontecimentos, é necessário percorrer os melhores caminhos para atingir objetivos e metas. Em alguns casos, não basta apenas ter um bom planejamento estratégico, mas também a orientação de um especialista.

Os consultores ou empresas de consultoria oferecem recursos que auxiliam na superação de obstáculos, ter uma visão otimista e recuperar a saúde financeira da companhia.

O mercado para os profissionais desse setor tem crescido tanto que, atualmente, existem até cursos especializados para quem quer trabalhar com consultoria empresarial.

Isso porque ela oferece o melhor custo-benefício para as corporações e uma ótima oportunidade de carreira para os profissionais.

O melhor é que os mais variados segmentos podem contar com essa ajuda, visto que a consultoria está preparada para identificar todos os problemas internos de um empreendimento.

Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, neste texto, vamos explicar o que é consultoria empresarial, seus benefícios e importância, além de como funciona. Acompanhe!

O que é consultoria empresarial?

A consultoria empresarial é uma área destinada a ajudar as corporações a enxergarem seus problemas, assim como de que maneira podem resolvê-los.

Com isso, é possível manter o foco em uma gestão mais competitiva, que traz consideráveis ganhos para a produtividade de qualquer tipo de companhia, como no caso de uma empresa de gestão patrimonial.

É possível até mesmo dizer que a prestação desse serviço consegue elevar o patamar da organização, uma vez que agrega mais valor aos seus processos.

Quem oferece esse serviço é um consultor de negócios, que implanta um planejamento empresarial, com base em informações coletadas previamente, de modo a atender às necessidades da empresa.

Em vista de sua definição, não fica difícil imaginar quais são as vantagens desse serviço. Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre elas a seguir.

Benefícios da consultoria para a sua empresa

O objetivo de qualquer negócio, como no caso de uma empresa de paisagismo e jardinagem ou uma imobiliária, é crescer e oferecer o melhor em seu mercado de atuação.

Contudo, nem sempre é fácil, tendo em vista a competição acirrada entre a concorrência dos dias de hoje. No entanto, quando a consultoria empresarial entra em cena, traz uma série de benefícios para a companhia.

Exemplo disso é o aumento da assertividade na estratégia de negócios, visto que o consultor tem autoridade para oferecer soluções precisas.

Os resultados, também são muito melhores, trazendo retornos positivos em muitos aspectos, além de que os riscos das operações são reduzidos, pois são elaboradas estratégias que evitam comprometer o orçamento com investimentos infrutíferos.

Uma empresa de instalação de fechadura eletrônica também melhora o seu desempenho quando aplica as recomendações do consultor, que cria um plano de ação personalizado de acordo com a realidade e o cenário atual ao qual a corporação está inserida.

Do mesmo modo, não podemos nos esquecer de um dos maiores benefícios, que diz respeito a uma visão ampla da situação externa da empresa.

Isso identifica os problemas de maneira mais rápida, que quem está dentro da organização pode ter dificuldades em enxergar.

Se você quiser, ainda pode solicitar uma orientação extra relacionada a outros fatores, como a relação entre a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

Isso nem sempre está relacionado às atividades do departamento de Recursos Humanos, o que permite ao consultor saber quais contratempos precisam ser trabalhados para reverter essa situação.

Importância da consultoria empresarial

Em vista de seus benefícios, fica fácil entender por que a consultoria empresarial é importante para os negócios, como no caso de uma fabricante de pulseira de identificação para festa.

Para você entender melhor, vamos apresentar as ações realizadas na prestação desse serviço:

  • Organização das finanças;
  • Estratégia para diminuir despesas;
  • Técnicas para aumentar a receita;
  • Gerenciamento de crises financeiras;
  • Apontamento de falhas;
  • Impulsionar a produtividade.

Todas essas ações podem ser colocadas em prática por conta do funcionamento de cada área de uma consultoria empresarial.

Como funciona a consultoria?

O funcionamento da consultoria empresarial funciona por meio de subáreas. Trata-se de um campo de atuação extenso, que tem como objetivo principal atender às necessidades de cada empresa, como uma fabricante de crachá de identificação. São elas:

1. Inteligência de mercado

Aqui, o consultor orienta o negócio quanto às maneiras de aproveitar as oportunidades em novos mercados. Além disso, mostra como tomar decisões estratégicas e também responde a outros questionamentos de análise e inteligência de mercado.

O consultor tem a seu alcance recursos suficientes para tais orientações por conta de pesquisas e estudos de viabilidade econômica.

Também tem em mãos todas as informações e dados necessários com o único objetivo de reduzir riscos, encontrar oportunidades e minimizar ameaças. Tudo isso ajuda na expansão do negócio em vários sentidos.

2. Estruturação e organização

É importante que as equipes estejam alinhadas à estratégia da empresa. Para isso, os processos usados pelos setores devem estar bem definidos e serem mais eficientes.

Se isso for feito juntamente com um bom controle de custos, fica ainda mais fácil atingir os objetivos e trazer os melhores resultados para a corporação.

A consultoria empresarial estrutura e reorganiza todos os processos, aumentando a eficiência e, claro, a produtividade.

3. Gestão de pessoas

Nessa área, o consultor alinha a gestão de pessoas a toda a estratégia organizacional. O gestor faz esse trabalho junto ao consultor, para que seja atingida a melhor performance, maior crescimento e desenvolvimento da organização.

No que diz respeito à gestão de pessoas, uma empresa de montagem de stands juntamente com a consultoria ambiental também ajuda em outros fatores.

Exemplo disso é o desenvolvimento de lideranças com pessoas que possuem o perfil ideal de líder. Ainda, é possível melhorar o conhecimento dos colaboradores e o domínio das tarefas, o que eleva a qualidade do clima organizacional.

O uso de todo capital humano dentro da companhia é melhorado, sempre aproveitando as competências e habilidades de cada profissional.

4. Estratégia empresarial

O consultor, nesta área, faz uma análise do ambiente em que a empresa faz parte e com isso traça maneiras de desenvolvê-la e fazê-la crescer.

O objetivo, com isso, é identificar oportunidades e criar maneiras de conquistar novos mercados, além de expandir a atuação atual.

Além disso, permite que uma fábrica de peças plásticas planeje melhor e estruture de maneira mais positiva seu desenvolvimento como organização, por exemplo.

Outra possibilidade do consultor é a de alinhar as estratégias da empresa com seus setores de negócio e suporte, além de criar uma representação que possa ser visualizada em relação às práticas, causas, efeitos e objetivos.

Contudo, para que possa funcionar perfeitamente em todas as suas áreas, é essencial que o trabalho de consultoria seja realizado como uma verdadeira parceria entre a organização e seu consultor.

Ou seja, não basta entregar os problemas e esperar que ele resolva; é preciso trabalhar lado a lado para aproveitar toda a experiência do profissional que vai te auxiliar e, assim, alcançar bons resultados.

Tenha também em mente que os resultados não são imediatos, visto que assim como nenhuma companhia, seja uma loja de kit café da manhã ou multinacional, detém todos os conhecimentos disponíveis, os consultores também não.

Igualmente, não se pode dominar todas as experiências de mercado e ter todas as respostas. Contudo, essa união entre as duas partes é o que possibilita a expansão dos conhecimentos e experiências que facilitam o alcance das metas.

Mesmo que um mesmo consultor possa atender a diferentes segmentos do mercado e estar apto para trabalhar com distintas áreas, não poderá mudar a realidade de uma corporação do dia para a noite.

No entanto, ele terá uma visão holística que será indispensável em diversas situações. Toda essa troca, quando levada para dentro da empresa, acelera seus resultados, o aprendizado dos líderes e o aumento de suas competências.

Conclusão

Uma empresa é como um organismo vivo, que possui setores e departamentos responsáveis por cumprir com determinada função.

Mesmo com essa divisão e com os melhores profissionais do mercado, em algum momento, o gestor pode se sentir pressionado ou indeciso quanto a uma decisão.

Ainda, há momentos em que é preciso reestruturar totalmente a corporação para que ela possa continuar crescendo. Então, o que fazer?

Talvez, responder a essa pergunta não seja fácil, e é aí que entra a consultoria empresarial. Por meio de uma análise cuidadosa e toda experiência necessária, ela ajuda a melhorar diferentes aspectos do seu negócio, visando o maior objetivo: crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro