Departamento de compra: Como torná-lo mais eficiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Desde a requisição de compra até o acompanhamento de resultados, o departamento de compra precisa ser eficiente para gerar mais produtividade e economia.

Confira como melhorar seus processos, desde a solicitação de compra até o relacionamento com fornecedores!

Tenha um controle rigoroso sobre os produtos

Para fazer uma solicitação de compra apenas quando necessário e saber exatamente o que é preciso, ter um controle rigoroso sobre os produtos é fundamental. Isso não quer dizer apenas saber o que falta no estoque, mas também compreender as necessidades de cada setor de sua empresa.

Com um software de gestão de compra, por exemplo, você pode manter armazenado em detalhes todos os produtos e materiais de que sua empresa precisa, desde matérias-primas até materiais de escritório que fazem a diferença para os colaboradores.

Assim, você evita uma requisição de compra urgente ou um estoque vazio.

Alinhe gestão de compra e estoque

Fazer a solicitação de compra de um produto que ainda está em estoque, ou se esquecer da requisição de compra de algo necessário, são consequências de uma desarmonia entre a gestão de compra e a de estoque.

Quando você compra demais ou deixa produtos estocados por muito tempo, arrisca perder muitos deles – e, assim, desperdiçar o dinheiro da sua empresa. Do mesmo modo, a falta de materiais também ocasiona perda de lucros. Mantenha um controle sobre o estoque para tornar o departamento de compras mais eficiente.

Tenha um bom relacionamento com fornecedores

O próximo passou depois da solicitação de compra é conversar com fornecedores. E ter um bom relacionamento com eles garante que essa conversa será mais fácil, com boas negociações e sem problemas com prazos e entregas.

Por isso, procure selecionar seus fornecedores da melhor forma possível e manter um relacionamento profissional amigável com eles.

Da solicitação de compra até a análise de vendas, a função do departamento de compra é encontrar soluções para que a empresa economize e renda mais. Essas dicas vão ajudá-lo nessa missão!

Raphael Nunes

Raphael Nunes

Analista de SEO, viciado em games, RPG, leitura e cultura japonesa.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro