5 dicas incríveis para fazer a sua empresa crescer

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O que é preciso para fazer a sua empresa crescer? É sensato dizer que depende de muitas variantes. Porém, existem fatores estratégicos que são eficazes, e comum a todos os empreendimentos de sucesso.

As nossas 5 dicas incríveis para fazer sua empresa crescer, que serão apresentadas nesse texto, vão justamente apontar o que deve considerar na sua estratégia, e que auxiliarão no desenvolvimento de seu negócio. Confira até o final.

1 – Não há crescimento sem planejamento

Fazer sua empresa crescer é apostar desde sempre no planejamento estratégico. Deve se acostuma com essa dica, pois ela constantemente é apontada, muitos desconsideram e o empreendimento não decola.

Traçar um panorama do seu negócio é fundamental para ter resultados positivos. Organizar suas intenções corporativas é tarefa complexa, mas necessária. Então dedique tempo para criar cronogramas, organogramas, metas, programas, etc. Mesmo que sua empresa esteja em fase embrionária, é essa preparação que tornará seu empreendimento apto ao sucesso.

2 – Invista em ações para conhecer seu cliente

Em tempos de inbound marketing se antecipar as vontades do cliente é essencial. Hoje os consumidores não adquirem marcas que não se preocupam em agregar conteúdo a seus produtos (especialmente os logados na internet). Eles buscam cada vez mais informações antes de fechar qualquer compra, ou prestação de serviço.

Então para fazer sua empresa crescer será preciso conhecer a fundo os costumes de seu público. Dificuldade para o segmento varejista que tem uma complexidade de clientes, porém não é impossível. Além da possibilidade de contratar uma assessoria de marketing digital, terá a disposição várias ferramentas gerenciais que trarão as informações que precisa para montar suas estratégias comerciais.

3 – Utilize o máximo os recursos da internet

Seguindo a dica anterior, não pode deixar de considerar entre suas estratégias para o crescimento, a internet. Existem um mercado gigantesco esperando sua empresa na web. É incrível como muitos empreendimentos resistem explorar as possibilidades do mundo digital, e por consequência, travam seu desenvolvimento.

Para crescer seu negócio não pode desconsiderar essa fatia significativa de consumidores que está disponível na rede. Mas, para isso é preciso ter expertise, e não fazer qualquer coisa. Por exemplo, ter um site apenas por ter é um erro. Elabore uma página na internet que se destaque no ranking dos sites buscadores, e de quebra leve conteúdo a seus clientes.

Expanda essa estratégia as redes sociais. Interagir com o público por meio dessas mídias tem se mostrado uma forma barata e eficaz para consolidar uma carta interessante de clientes. Claro que existem muitas regras para gerir essas ferramentas, vale de qualificar ou buscar ajudar de profissionais que conheçam os caminhos da web.

4 – Consolide parcerias

Fazer sua empresa crescer é sinônimo de manter boas relações corporativas. Essa dica é útil para todos os portes de empreendimentos, e principalmente para pequenos e médios.

A faceta empresarial atual não permite organizações intransigentes, ou seja, isolar sua empresa é um erro. A forma de tratar a concorrência não é mais como se fora um campo de batalhas. É preciso entender que muitos oferecem o mesmo produto ou serviço, e sua marca se destacará por um jeito próprio que encantará o cliente. Por isso, não tenha medo de aliar-se a parceiros.

Ter bons fornecedores para sempre em momentos de urgência conseguir mais mercadorias, ou compartilhar serviços com empresas concorrentes é o perfil de empresas que buscam crescimento.

5 – Não pode faltar organização

Não há sucesso para empresas desorganizadas, ou que tratam a gestão de seus processos sempre em segundo plano. Crescer é investir em organização interna, e todos os setores falarem uma mesma linguagem.

E como fazer isso?

Bem, no mercado existe uma ferramenta excelente para isso: o software ERP. Trata-se de uma tecnologia voltada para gestão empresarial, que garante organizar todos os procedimentos administrativos, visando maior agilidade e diminuir os gastos.

Basicamente essa ferramenta visa:

  • Empregar controle financeiro
  • Organizar o fluxo de movimentação de mercadorias no estoque
  • Adequar a situação fiscal da empresa (conseguirá emitir notas fiscais eletrônicas e enviar o apurado para o Fisco simultaneamente)
  • Consolidar informações das vendas
  • Guardar dados dos produtos, funcionários, clientes, fornecedores
  • Interligar todos os principais setores de seu negócio

Utilizando o sistema ERP conseguirá sempre atualizar aquele planejamento estratégico que mencionamos no início, por exemplo.

Essas foram as nossas dicas de como fazer sua empresa crescer, aproveite-as e bons negócios.

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

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