O Scrum é um novo método de produção que está tomando empresas de diversos ramos do mercado. Com suas técnicas, é possível agilizar os processos e entregar melhores resultados para os clientes.
Venha saber como!
Foco na equipe
Um profissional com certificação CSD, certificação CSPO ou certificação CSM sabe que a principal diferença do Scrum para outros métodos de produção é que o Scrum lida com os recursos humanos da empresa.
Todos os membros da equipe, mesmo os que não têm certificação CSD ou alguma das outras, participam nos processos de decisão e são essenciais para que agilizar os projetos. O trabalho em equipe é a peça-chave do Scrum.
Uso de Sprints
Na certificação um dos primeiros conceitos aprendidos é o Sprint. Um Sprint é um ciclo em que se apresentam tarefas que devem ser realizadas em certo prazo, determinado para que todo o foco da equipe se volte para elas.
Quando o Sprint é finalizado, os profissionais reúnem a equipe para discutir o que foi feito, quais são os novos desafios e como tocar o projeto a partir de então.
Prazos estabelecidos pelo cliente
Simplificação da produção é uma das técnicas mais importantes do Scrum – a equipe se foca em um trabalho ágil, buscando fazer as entregas no prazo estabelecido pelos clientes. Por isso, as entregas são frequentes e a equipe fica 100% envolvida nas tarefas.
Esse foco e envolvimento agiliza os processos e faz com que os colaboradores produzam mais em menos tempo, sem espaço para distrações.
O mais importante para agilizar os processos, no entanto, é saber que ter profissionais com certificação CSD, certificação CSM ou certificação CSPO não é o suficiente: deve haver uma mudança na cultura organizacional da empresa.
Essa mudança deve ser gradual, começando com uma base de profissionais qualificados que vão educar toda a equipe aos poucos.
Isso ajuda a implementar o Scrum e, com o tempo, os processos serão agilizados naturalmente.