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Planejamento estratégico: Como aplicar estratégias eficazes no digital?

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Desenvolver estratégias para alcançar objetivos é sempre muito importante para um negócio. Hoje, em meio ao cenário de afastamento social, muitas dessas estratégias precisam ser pensadas para funcionar online.

Entenda o que é um planejamento estratégico e como você pode aplicá-lo ao seu negócio, sob o enfoque das mídias digitais.

O que é planejamento estratégico

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Estratégia consiste em um meio pensado para sair de um ponto inicial, de modo que se alcance um objetivo. O planejamento estratégico visa organizar essas estratégias, levando em consideração os diversos fatores envolvidos. 

Para isso, devem ser feitas algumas perguntas, como: 

  • Quem são meus concorrentes? 
  • Qual meu diferencial? 
  • Como posso melhorar meus processos? 
  • Como o mercado influencia meu negócio?

Além disso, para respaldar as respostas para as perguntas citadas é possível utilizar alguns artifícios. A seguir, conheça duas das principais ferramentas que podem ser utilizadas.

Análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida com FOFA, busca avaliar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de um negócio. Através dessa análise já é possível traçar um bom panorama sobre o próprio negócio e seu ambiente externo.

Vale lembrar que, nesse tipo de análise, as forças e fraquezas correspondem a questões do ambiente interno da empresa. Por outro lado, as oportunidades e ameaças sempre dizem respeito a fatores externos, ou sejam que a empresa não pode alterar.

OKRs

As OKRs (Objectives and Key Results) correspondem aos objetivos e resultados chave de uma organização. Ou seja, ao defini-las vocês saberá quais são os principais resultados que demonstram a evolução na meta pretendida.

Assim, esse é um ponto particularmente importante por tratar sobre métricas dos resultados. Um planejamento estratégico só será eficiente se for possível mensurar sua evolução.

Aplicação ao digital

Você agora já conhece um pouco mais sobre planejamento estratégico, mas ao aplica-lo no meio digital pode haver algumas particularidades. Isso porque existem muitas ferramentas específicas para essas situações, além de diferentes formas de segmentação e mensuração.

O primeiro passo, assim como no planejamento tradicional, é conhecer seu negócio, produto e público. O conhecimento do público aqui é especialmente importante, pois você terá a chance de se comunicar com ele de modo mais próximo.

Pensando nisso, abaixo você poderá encontrar algumas dessas especificidades e como trabalhar com elas em seu planejamento.

Persona

A persona consiste na representação do seu público-alvo através de um personagem, ou seja, alguém que personifique suas principais características. No meio online é comum que haja maior interação entre empresa-público, por isso é tão importante saber como se relacionar.

Nesse caso, sua persona deve conseguir abordar principalmente os hábitos do público no ambiente digital. Isso significa que ao traçar sua persona você deve levar em conta algumas questões, como por exemplo:

  • Quanto tempo costuma passar online;
  • Quais os principais canais digitais que utiliza;
  • O que procura em uma loja online;
  • Quais conteúdos costuma consumir;
  • Como gosta de se relacionar com empresas digitalmente e etc.

É possível que seu negócio possua mais de uma persona, principalmente quando possuir produtos muito abrangentes. Nesses casos, busque segmentar seus produtos e abordagens, de modo a atingir todos os públicos de forma eficaz.

Relacionamento

Como já foi citado aqui, no meio digital é comum que se tenha maior interação com o público. Isso ocorre tanto pelo intermédio das redes sociais, quanto devido a falta de algumas características do meio físico.

Falando do primeiro ponto, as redes sociais promovem um ambiente de relacionamento entre pessoas. É possível realizar comentários, tirar dúvidas, dar elogios e reclamações de forma rápida e objetiva. Assim a interação é favorecida.

Sobre o segundo ponto, se uma pessoa pode sente vergonha de conversar com um vendedor pessoalmente essa variável é reduzida online. O fato de o relacionamento ser por texto muitas vezes deixa as pessoas mais a vontade. Assim, aumentam-se as chances do consumidor entrar em contato.

Além disso, enquanto meio físico o cliente tem a possibilidade de comunicar-se com um vendedor, no digital é preciso que hajam ferramentas para esse contato. Se o cliente precisar tirar dúvidas ou fazer um comentário é preciso que esse tenha uma plataforma que viabilize isso.

Sendo assim, é muito importante que seu planejamento leve me conta as estratégias de relacionamento. 

Considere separar uma equipe para lidar com comentários, e-mails e mensagens, sendo importante o treinamento eficaz dessa equipe. Outra possibilidade é a utilização de respostas automáticas, podendo ser aplicadas para ajudar a diminuir o trabalho da equipe.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) corresponde a uma série de otimizações que podem ser realizadas em seu site. Essas otimizações visam uma melhor colocação nos mecanismos de busca, como o Google.

Ao melhorar seu site e, por consequência, alcançar uma melhor colocação nas buscas se torna mais fácil atingir seus consumidores. O SEO deve ser considerado fortemente durante o planejamento estratégico, já que com algumas mudanças simples é possível notar grandes melhoras.

Suas ferramentas são úteis ainda por alavancar seu site de forma orgânica, sem a necessidade de investimentos financeiros diretos. Algumas das alterações que ajudam o SEO são utilizar imagens e vídeos mais leves e possuir páginas segmentadas.

Anúncios

Outra forma de maximizar as chances de atingir o público é através dos anúncios pagos. Diferente do SEO, nesse caso serão utilizadas ferramentas pagas para alavancar suas visualizações.

Os recursos de anúncio pago estão presentes tanto nos sites de busca, como nas redes sociais. É interessante considerar no planejamento se é possível realizar esse investimento e, se sim, onde aplicá-lo.

Para alguns negócios o anúncio através do Facebook e Instagram podem ser mais eficazes, enquanto para outros o Google é uma boa pedida. Para definir isso, leve em conta sua persona e a análise SWOT realizada.

Mensuração

Assim como no planejamento tradicional, no digital é importante possuir métricas. A maioria das redes sociais já entregam algumas análises simples, as quais permitem mensurar alguns avanços. Dentre as métricas que podem ser estabelecidas em redes sociais, temos:

  • Engajamento do público com as publicações;
  • Alcance (quantas pessoas viram o post);
  • Impressões (quantas vezes o post foi visualizado);
  • Visitas ao seu perfil;
  • Novos seguidores a partir do post.

É possível ainda realizar a mensuração das redes de modo mais refinado, sendo comum a utilização de outras plataformas. Essas muitas vezes permitem até mesmo comparar o seu desempenho ao dos concorrentes, como é o caso do Mlabs.

Vale lembrar que também é possível mensurar as ações realizadas em seu site. O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta gratuita onde se tem acesso a algumas estatísticas de visualização do site.

A partir do momento que traçar um planejamento estratégico adequado, adaptá-lo para o digital dependerá de conhecer algumas ferramentas. Estude-as, examine bem seu ambiente interno e externo.

Dessa forma, você com certeza terá grande chances de estabelecer estratégias adequadas, alcançando um negócio rentável.

Este artigo foi redigido pela equipe da Marketing Júior USP, exclusivamente para o Marketing com Café.

Redação

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Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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