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10 dicas para criar um logo profissional

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Você que já tem um negócio ou quer criar um, o logo é uma das coisas importante para o seu negócio é aonde você irá representar a sua marca para todos que irão adquirir o seu produto ou serviço. Ou seja o logo é o DNA da sua marca.


Neste artigo, você irá compreender um pouco mais sobre como criar um logo de forma profissional, para sua empresa ou clientes. Continue a leitura e aprenda a criar a sua marca.

Logo, logotipo e marca

 

Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito. Exemplo: se um cliente nos entrega um conceito a ser trabalhado, esse é o logo. A partir desse conceito, criamos um símbolo gráfico, que é o tipo.

Ambas as palavras têm o mesmo significado. Logotipo é uma forma alternativa da palavro logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si. Explicando de forma mais simples, logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca.

Já a marca é representada graficamente pelo logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores. É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida. 

Agora como você já sabe o que é logo, logotipo e marca antes de criar qualquer material gráfico ou digital você precisar criar o seu logo e ele deve ser simples “menos é mais”, versátil e sendo adequada para qualquer tipo de aplicação, atemporal e com um design alinhado sendo único e inesquecível.

 

Confira as dicas que separamos para você ter um logo incrível. 

 

1.Primeiramente anote suas ideias em papel

Antes de começar a criar sua obra-prima digital, é uma boa ideia rabiscar um rascunho de suas idéias em papel. Relaxe, não precisa ficar todo constrangido com seus desenhos de palito, a ideia é apenas ter no papel o que você está imaginando. 

2. Pesquise

A melhor forma para descobrir o que você quer para seu próprio logo é compreender o que já tem por aí. Junte alguns exemplos de logos que já existem e que você gosta. Pode até ser que você goste de alguns detalhes específicos no logo ou do logo como um todo.

 

3.Não utilize mais do que 3 (três) cores

Muitas cores deixam a arte confusa para quem a lê e poderá deixar ela brega, tenha a consciência de que as pessoas irão encontrar o logo em várias circunstâncias e tamanhos.

 

4.Simples “menos é mais”

Assim como o excesso de cores pode confundir pessoas. O excesso de informações embaralha a mente de quem a contempla retire as informações desnecessárias e, em alguns casos, inúteis naquele espaço. o logo deve ser algo simples, fazendo com que os clientes se lembrem e a reconheçam com muita facilidade. 

 

5.Fácil de entender

Parece óbvio, mas muitos designers querem mostrar todo o seu conhecimento na ferramenta que utiliza e colocar vários efeitos e coisas sem necessidade, crie um logo onde a simplicidade é a palavra-chave para melhorar o entendimento do seu projeto.

 

6.Não utilize elementos de outras logos famosos 

Não utilize tipografia ou símbolos de logos famosos, seja original tenha elas como referência e não como cópia. 

 

7.O logo deve ter várias aplicações

Tendo uma arte que se encaixe em várias aplicações, seja ela em material gráfico ou digital para determinados tamanhos. 

 

Para apresentar o material para os clientes, utilizar mockups deixa o seu trabalho mais profissional. No Wix Logo é possível imprimir seu logo em diferentes materiais, como:

 

  • canecas;
  • camisetas;
  • canetas;
  • bonés;
  • cadernos;
  • chaveiros;
  • e muito mais.


Você também pode simular anúncios em revistas e outdoors, para visualizar exatamente como os seus clientes potenciais, serão impactados pela sua ação promocional.

8.O logo deve durar gerações

Um dos principais erros cometidos pelas empresas é reinventar sua identidade visual em espaços de tempo muito curtos. o logo deve ser preservada por muitos anos, pois será a “face” da empresa ou produto que ela representa.

 

9.Escolha a tipografia certa.

Assim como a caligrafia pode nos dizer muito da personalidade de uma pessoa, o tipo de letra usado no logo influencia diretamente a compreensão.

 

Por mais que você seja criativo e goste de caprichar na caligrafia, evite palavras com muitas curvas, pois isto dificulta a leitura do público.

10.Crie seu logo com as ferramentas mais eficientes

Chegou a hora! Você já pode começar a criar seu logo. Assim que tiver uma boa ideia de como você quer que fique, já pode partir para escolher a ferramenta online que vai usar.

 

É claro que existe todo um processo criativo envolvido no desenvolvimento, e por mais que não haja uma receita de logo de bolo definitiva, é possível guiar o processo por uma linha de raciocínio que tende a resultar em ótimos frutos.

 

Com o Criador de Logo Wix que tem uma variedade de opções na categoria “Formas e Linhas”, é possível criar logotipos profissionais com facilidade. Aproveite para testar diferentes fontes e formas, para ter uma visão ampla de todas as possibilidades.

 

Está é uma lista com os pontos principais para a criação de um logo, mas é importante que você elabore um bom briefing para entender melhor o que o seu cliente, busca representar nesta nova marca.

 

Gostou de aprender um pouco mais sobre logotipos? Compartilhe nos comentários sobre os seus projetos pessoais ou profissionais, queremos ouvir a sua opinião.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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