Significado das Cores

Significado das Cores

A utilização correta das cores, permite que designers, publicitários e mercadólogos, consigam despertar algumas emoções no público, aumentando as chances de aceitação do produto.

Este tipo de habilidade requer o conhecimento profundo dos significado das cores, e não apenas nas emoções que podem transmitir, mas também nas suas composições.

Significado das cores

O significado das cores como o vermelho, paixão; branco, paz; azul, a tranquilidade; cinza, seriedade; preto, o luto. Podem representar sentimentos diferentes conforme as crenças locais.

É importante frisar que as cores, também são afetadas pela experiência do usuário e o ambiente onde vive. No Brasil as cores costumam ser vibrantes e remetem à alegria. Para um europeu, onde são comuns os tons pastéis, pode causar um grande desconforto.

Cores primárias, secundárias e terciarias

circulos cores primarias secundarias e terciarias

Cores Complementares

círculo cores complementares

Psicologia das Cores

A psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. A influencia das cores pode ser observada na publicidade, na decoração de casas e escritórios, na moda, na maneira como gostaríamos de ser vistos, entre outros. As cores são utilizadas também para que os logos e a identidade visual de uma marca seja lembrada pelo nosso cérebro.

História da psicologia das cores

Os  estudos começaram em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao ser projetada em um prisma, dava origem em a diversas cores. Há alguns anos depois, descobriu-se que misturando as cores era possível obter novas colorações: o amarelo que é a combinação do vermelho e do verde, por exemplo.

Quando o alemão Johann Wolfgang Von Goethe criou a “Teoria da Cor” como a conhecemos. Segundo o cientista, a cor não depende exclusivamente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) possuem propriedade acalmante, são suaves e estáticas.

Para o design a psicologia das cores é fundamental para a composição de um layout e, se bem aplicada, torna-se um atrativo e proporciona maior eficácia ao material. É importante ressaltar que os estímulos proporcionados sofrem alteração de acordo com sua aplicação e combinação.

O conceito de contraste é muito bem utilizado pelos profissionais, dando mais credibilidade para as peças de comunicação. Porém, para que as cores sejam eficientes em seu trabalho, é necessário observar: a ordem de leitura da página; qual a relação  da cor com o tema;  o perfil do público alvo; os objetivos da comunicação; etc.

Psicologia das cores aplicada ao seu negócio

Agora que você conhece mais sobre a psicologia das cores, é importante compreender o que elas representam e como aplicá-las na identidade visual da sua marca. A psicologia das cores é fundamental para o Branding. Quando alguém diz vermelho, seu cérebro rapidamente associa a alguma marca e aposto que veio Coca-Cola na sua cabeça, correto? É dessa forma que o Branding da sua empresa deve ser construído com o uso dessa técnica.

Confira nossa tabela com o significado das cores e suas representações emocionais:

cores e suas emoções

Neil Patel Brasil

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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Otimizado por Lucas Ferraz.