significado-das-cores

Significado das Cores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

A utilização correta das cores, permite que designers, publicitários e mercadólogos, consigam despertar algumas emoções no público, aumentando as chances de aceitação do produto.

Este tipo de habilidade requer o conhecimento profundo dos significado das cores, e não apenas nas emoções que podem transmitir, mas também nas suas composições.

Significado das cores

O significado das cores como o vermelho, paixão; branco, paz; azul, a tranquilidade; cinza, seriedade; preto, o luto. Podem representar sentimentos diferentes conforme as crenças locais.

É importante frisar que as cores, também são afetadas pela experiência do usuário e o ambiente onde vive. No Brasil as cores costumam ser vibrantes e remetem à alegria. Para um europeu, onde são comuns os tons pastéis, pode causar um grande desconforto.

Cores primárias, secundárias e terciarias

circulos cores primarias secundarias e terciarias

Cores Complementares

círculo cores complementares

Psicologia das Cores

A psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. A influencia das cores pode ser observada na publicidade, na decoração de casas e escritórios, na moda, na maneira como gostaríamos de ser vistos, entre outros. As cores são utilizadas também para que os logos e a identidade visual de uma marca seja lembrada pelo nosso cérebro.

História da psicologia das cores

Os  estudos começaram em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao ser projetada em um prisma, dava origem em a diversas cores. Há alguns anos depois, descobriu-se que misturando as cores era possível obter novas colorações: o amarelo que é a combinação do vermelho e do verde, por exemplo.

Quando o alemão Johann Wolfgang Von Goethe criou a “Teoria da Cor” como a conhecemos. Segundo o cientista, a cor não depende exclusivamente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) possuem propriedade acalmante, são suaves e estáticas.

Para o design a psicologia das cores é fundamental para a composição de um layout e, se bem aplicada, torna-se um atrativo e proporciona maior eficácia ao material. É importante ressaltar que os estímulos proporcionados sofrem alteração de acordo com sua aplicação e combinação.

O conceito de contraste é muito bem utilizado pelos profissionais, dando mais credibilidade para as peças de comunicação. Porém, para que as cores sejam eficientes em seu trabalho, é necessário observar: a ordem de leitura da página; qual a relação  da cor com o tema;  o perfil do público alvo; os objetivos da comunicação; etc.

Psicologia das cores aplicada ao seu negócio

Agora que você conhece mais sobre a psicologia das cores, é importante compreender o que elas representam e como aplicá-las na identidade visual da sua marca. A psicologia das cores é fundamental para o Branding. Quando alguém diz vermelho, seu cérebro rapidamente associa a alguma marca e aposto que veio Coca-Cola na sua cabeça, correto? É dessa forma que o Branding da sua empresa deve ser construído com o uso dessa técnica.

Confira nossa tabela com o significado das cores e suas representações emocionais:

cores e suas emoções
Neil Patel Brasil

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro