Administração Estratégica I

Administração Estratégica I

Nas empresas deve sempre existir o planejamento estratégico e, para torná-lo realidade deve haver uma administração com determinadas regras e funções para dar efetividade às situações desejadas no horizonte estabelecido e o respectivo controle nos no nível tático e operacional. Este tipo de administração do futuro é chamada administração estratégica, que interage com fatores que estão em constante mutação dificultando seu controle pelos dirigentes da organização. Ela permite ao dirigente atuar visando ao que virá, na maioria das vezes, de forma imprevisível. Ela é moderna, obedece a um sistema estruturado, com as partes interagindo e suas funções e objetivos evoluem com o passar do tempo além de ter a finalidade de otimizar resultados sempre levando em conta a realidade do ambiente com conceitos atuais e fluxo ativo entre seus componentes e suas partes. Na área de recursos humanos, por exemplo, a palavra colaborador está substituindo os temos empregado, operário, trabalhador, funcionário, servidor. É uma postura moderna ressaltando o ser humano como peça fundamental para alcançar o sucesso empresarial, com valores comportamentais e motivacionais realçados, assim como a modernização dos equipamentos e padrões de gestão de trabalho em todos os setores. É muito importante buscar um foco para a Administração Estratégica.

Programa Instituição Amiga do Empreendedor I

O Comitê Gestor Nacional do programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE) se reuniu, no dia 7 de março, no Ministério da Educação. O Conselho Federal de Administração (CFA) é parceiro do projeto e, na reunião, foi representado pelo diretor de Formação Profissional do CFA, Mauro Kreuz. No encontro, o Comitê avaliou a adesão das Instituições de Ensino Superior (IES) à IAE. Além disso, discutiu o desenvolvimento da tecnologia mobile para facilitar o acesso e a adesão das IES e dos empreendedores ao programa, bem como ao conteúdo que o projeto oferece.

Programa Instituição Amiga do Empreendedor II

Até o momento, o IAE tem a adesão de 162 IES, sendo 62% faculdades, 20% centros universitários, 15 universidades e 3% institutos federais. Minas Gerais tem o maior número de adesões: são 38 IES. Em seguida vem o estado de São Paulo com 23 adesões. Em terceiro e quarto lugar estão o Rio Grande do Sul com 15 instituições participantes e o Paraná com 12. A expectativa é contar com a adesão de mais de 500 instituições de Ensino Superior e capacitar mais de 100 mil empreendedores em 2018.

Programa Instituição Amiga do Empreendedor III

Sobre o Programa – O Instituição Amiga do Empreendedor (IAE) é uma parceria da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação, com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e conta com apoio de algumas entidades, entre elas o CFA. O projeto visa fomentar a qualificação e a profissionalização de micro e pequenos empresários. Para isso, são capacitados alunos e professores dos cursos de Administração, de Ciências Contábeis e de tecnologia em gestão para aprimorar conhecimentos sobre empreendedorismo. O diretor de Formação Profissional da autarquia, Mauro Kreuz, elaborou o protótipo do projeto que serviu de base para o programa. As instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC interessadas podem aderir voluntariamente ao programa. A partir daí, elas têm acesso ao material do Sebrae sobre empreendedorismo. Um dos objetivos do projeto é estabelecer um diálogo com a comunidade. Os moradores da região onde se localiza a universidade parceira também podem ter acesso ao programa Instituição Amiga do Empreendedor. Fonte: Assessoria de Comunicação CFA

PENSAMENTO: “Não deve haver limites para o esforço humano. Somos todos diferentes.” Stephen Hawking

Tags

Administração Estratégica

Diego da Costa

Diego da Costa

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.