Experiência do cliente: dicas de como usar a favor do seu negócio

Experiência do cliente: dicas de como usar a favor do seu negócio

Encantar os clientes a cada contato: se a sua empresa quer sobreviver, crescer e prosperar no mercado atual, então esse tem que ser o seu lema.

Vivemos em uma época onde, graças à Internet, os novos negócios estão encarando uma concorrência cada vez mais acirrada. Afinal, já não se trata mais de competir com o colega vizinho de bairro, com um centro comercial próximo ou com outra empresa da mesma região: a competição agora é, ela também, globalizada.

Conquistar o cliente, em meio à concorrência crescente, se torna tarefa ainda mais árdua quando analisamos os atuais padrões de comportamento da nova geração de consumidores. Cada vez mais exigentes e bem informados, os novos consumidores tem um perfil altamente conectado, valorizando as indicações recebidas de amigos ou conhecidos nas redes sociais.

Tudo isso reforça a ideia de que, em meio à massa de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que a sua, é preciso encontrar uma forma de se destacar – e, investir no relacionamento com o cliente, é justamente esse diferencial que a sua empresa está buscando.

Investir no relacionamento com o cliente: valorizar a experiência de compra

Muito mais do que o produto ou serviço disponíveis no mercado, o que o consumidor atual tem buscado é uma experiência de compra que atenda às suas expectativas. Por isso, uma das melhores formas de aperfeiçoar o relacionamento da sua marca com seus clientes, é garantir que a experiência de compra seja memorável.

Para isso, é necessário não só garantir a qualidade dos serviços e produtos da marca, mas ir além: oferecer um atendimento diferenciado em todos os níveis do processo de vendas, estar acessível ao cliente através de diversos canais de comunicação, além de conhecer e superar tanto as expectativas do seu cliente, quanto as ofertas da concorrência. Parece muita coisa, não é mesmo? Para te ajudar, separamos 5 dicas que vão te ajudar a utilizar a experiência de compra do cliente a favor do seu negócio:

#1. Conheça o perfil dos seus consumidores

Conhecer o seu público alvo é essencial para várias áreas da sua empresa. As estratégias de branding e marketing, por exemplo, só serão efetivas para o crescimento da sua empresa se partirem de uma consciência clara de qual o público que buscam atingir. Da mesma forma, para oferecer um atendimento que supere as expectativas do seu cliente, a sua equipe precisa ter clareza de quais são essas expectativas.

Por isso, a partir do mapeamento do perfil do seu consumidor, busque estabelecer estratégias que permitam tornar a experiência de compra mais personalizada. Isso pode ser feito através da definição de novas estratégias ou discurso de venda, agregando novos serviços, ou ainda, pelo oferecimento de benefícios pensados para atender exclusivamente ao perfil do seu consumidor.

#2. Crie um ambiente receptivo e agradável

Uma experiência de compra memorável começa sempre por um ambiente que seja acolhedor e receptivo. É claro que as definições de “acolhedor e receptivo” são pessoais, e podem implicar posturas diferentes de acordo com o perfil do seu público alvo.

Ainda assim, de uma forma geral, podemos frisar a importância de uma equipe de vendas bem orientada na recepção aos consumidores, um ambiente que seja agradável aos sentidos, seja em loja física (com atenção especial à iluminação, som, odores, etc.), ou nos espaços virtuais da marca, como blogs e páginas da empresa, e uma política corporativa que mostre aos consumidores que a marca realmente se importa com as necessidades deles.

#3. Esteja aberto para ouvir o seu cliente

E por falar em se importar com as necessidades do seu cliente, um fator vital para o oferecimento de uma experiência diferenciada é a disposição em ouvir o seu cliente. É preciso buscar conhecer quais são as necessidades e expectativas desse cliente, tanto antes da compra, quanto no pós compra. A busca ativa por um feedback da experiência de compra junto ao cliente (pós-venda) e a implementação de melhorias concretas a partir dessas opiniões expressas por consumidores reais transmite ao mercado a mensagem de que a marca realmente ouve e se importa com o cliente, que a marca consegue ver o consumidor como algo além de um número.

Pode até parecer banal, mas entender a venda como um processo pessoal – entre pessoas – agrega valor à sua marca e favorece o desenvolvimento de relações de longo prazo com seus clientes, vulgo fidelização.

#4. Invista em comunicação

A sua empresa precisa estar presente nas redes sociais, possuir uma página de blog, um site próprio, um Whatsapp, etc, etc. Ela precisa estar nos mesmo meios que o seu público frequenta, e falar a mesma linguagem que o seu público fala. Até porque, convenhamos, hoje em dia as empresas que não marcam presença online estão fadadas a ser esquecidas.

Estar online é um dos fatores que mais facilita a comunicação do seu cliente com a marca, além de ser um fator chave para as práticas de marketing mais modernas, como o Inbound Marketing. Através desse tipo de marketing, a sua empresa “seduz” o consumidor com conteúdos que são relevantes e úteis, indo muito além do simples anúncio deste ou daquele serviço. Vale lembrar que uma relação se constrói sempre em duas vias: logo, é preciso que a marca também tenha conteúdo para oferecer nessa relação.

#5. Modifique hábitos corporativos

Para garantir o melhor atendimento aos seus clientes, muitas vezes pode ser preciso modificar hábitos corporativos já enraizados. Para se reinventar e conquistar os consumidores, é preciso investir na modernização da gestão da empresa – e uma boa forma de fazer isso é investir em um sistema ERP cloud.

Uma gestão mais eficiente reduz os atritos rotineiros no fechamento das vendas, garante maior rapidez e precisão na hora de repassar informações aos clientes, garante um maior controle de estoque e reduz o tempo gasto pela sua equipe na geração de boletos e notas fiscais eletrônicas. Além disso, algumas funcionalidades, como o WebDesk do Gestão Click, permitem comunicar em tempo real com o cliente, repassando informações sobre o andamento do serviço e aumentando a satisfação do cliente com o atendimento.

E você, quais as práticas que adota para garantir a melhor experiência de compra possível para os seus consumidores? Não deixe de compartilhar aqui com a gente!

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Redação

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