5 Passos para analisar meu negócio

5 Passos para analisar meu negócio

Uma das principais necessidades dos empreendedores é conhecer a situação atual da empresa. A ideia é ter uma compreensão clara do ambiente de ação, dos pontos fortes e fracos do projeto e das possíveis melhorias que poderiam ser adotadas para melhorar constantemente. Este é um processo que deixará claro os passos a seguir para alcançar o sucesso do negócio.

É preciso também analisar através de um boa contabilidade todas as operações que foram realizadas (compras, vendas, despesas, investimentos, cobranças, pagamentos, etc.) juntando todas essas informações que foram registradas para fazer um balanço do negócio. Com uma consultoria empresarial é possível obter essa análise, saiba mais:

1.  Avaliar resultados

É evidente que uma empresa tem que dar benefícios para ser lucrativa, e será essa sua força (o valor de seu patrimônio líquido) que determinará o tempo que ela pode subsistir se sua atividade gerar perdas.

A conta de lucros e perdas é aquela que mostra (como seu nome indica) o lucro ou a perda do ano e mostra as receitas e despesas que ocorreram agrupadas em itens diferentes.

2. Patrimônio Líquido

O balanço reflete o que a empresa “tem” e “como foi obtida”, o que poderia ter sido bom com recursos próprios ou com financiamento externo.

Tem, portanto, três partes:

  • Ativo: é composto de todos os seus bens e direitos: maquinário, mercadoria, dinheiro, valores pendentes de cobrança e investimentos.
  • Patrimônio Líquido: são recursos próprios da empresa: contribuições de parceiros, lucros não distribuídos, resultados de outros anos e o atual.
  • Passivo: inclui todas as dívidas da entidade.

3. Capital de Giro

Não entre em pânico. Esta expressão pode parecer estranha para você, mas se refere a um fato que qualquer um pode entender facilmente: É a capacidade da empresa de cumprir o pagamento de suas dívidas que vencem no curto prazo (antes de um ano).

E seu cálculo é muito facilmente aplicado pela lógica, porque é dado, tecnicamente à parte, pela diferença entre a parte do ativo que é composta de dinheiro e tudo o que a empresa “pode ​​ganhar dinheiro” no curto prazo .

O valor apropriado deste capital de giro dependerá das características do setor ao qual a empresa pertence.

Mas com uma assessoria empresarial é possível identificar qual é o melhor capital de sua empresa.

4. Índices da gestão ou atividade

Os índices de gerenciamento ou atividade servem para detectar a eficácia e eficiência na gestão da empresa. Ou seja, como funcionavam as políticas de gestão da empresa relacionadas a vendas a vista, vendas totais, cobranças e gerenciamento de estoques.

5. Volume de negócios (contas a receber)

Este índice que mede, em média, o tempo que uma empresa demora a cobrar aos seus clientes. Se o número de contas a receber for superior às vendas, isso significa que a empresa tem uma acumulação de clientes devedores, com a qual está perdendo a capacidade de pagamento.

O cálculo dessa proporção serve para determinar se as políticas de cobrança da empresa precisam ser alteradas. Essa avaliação é necessária para entender a situação do negócio é uma assessoria trabalhista é essencial para obter os melhores resultados.

Tags

Analisar Negócio

Karolaine Morais

Karolaine Morais

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.