Veja como a inteligência artificial tem impactado as mídias digitais

Veja como a inteligência artificial tem impactado as mídias digitais

Com o crescimento notável do volume de dados e aprimoramento de algoritmos, o conceito de inteligência artificial (IA) tem cada vez mais espaço em diversos setores, o que envolve as mídias digitais, direcionadas para a comunicação na internet.

Em primeiro lugar, para garantir uma melhor compreensão, é válido citar que a IA é uma área da computação cognitiva, em que de acordo com a inserção de dados, as máquinas podem reproduzir comportamentos mais humanizados, bem como apresentar soluções.

Esses aspectos estão predominantemente associados com o conceito de machine learning, em que as máquinas surgem como um meio de executar as mais variadas práticas, que antes eram totalmente humanizadas.

Conforme será visto ao longo do texto, é algo que ocorre essencialmente pela coleta e análise de dados, juntamente com a aplicação de algoritmos cautelosamente programados para atender diferentes demandas.

É algo relacionado com os mais diversos segmentos, seja para otimizar a operação de uma empresa de portaria virtual ou, até mesmo, aprimorar as ações de marketing.

Em relação às táticas comerciais, vale ainda citar que, uma vez que há uma popularização notável das mídias digitais, as estratégias são amplamente direcionadas para esse meio e com a IA, caminhos mais assertivos podem ser traçados.

Entenda os principais aspectos das mídias digitais

Para que exista uma melhor compreensão do tema, em primeiro momento é de grande importância abordar as principais características das mídias digitais.

Basicamente, é constituída por dígitos e códigos numéricos, tendo como principais exemplos as redes sociais e sites.

Sendo assim, tratam de diferentes meios relacionados com o aspecto digital, inclusive equipamentos.

Todavia, quando o foco é a comunicação, mais precisamente envolvendo o marketing, os canais que viabilizam o desenvolvimento, compartilhamento e promoção de diferentes materiais recebem maior destaque.

Sendo assim, é importante checar como as mídias serão úteis, desde como serão trabalhadas, até como vão atender o público e a identidade da marca. 

Além desses aspectos, para quem busca compreender esse cenário de forma mais clara, principalmente, no momento de empregar estratégias diferenciadas, que envolvem a inteligência artificial, é interessante citar que existem diferentes tipos de mídias digitais, como a paga e a gratuita.

A paga é caracterizada pela agilidade, como quando uma empresa que realiza locação de tendas aposta em anúncios em buscadores ou redes sociais.

Já a gratuita, é alcançada por meio de táticas que visam o tráfego orgânico, mas da mesma forma que o modelo anterior, as marcas precisam contar com investimentos voltados para a elaboração de estratégias precisas – mesmo que a técnica não tenha custo.

Além dessas alternativas, é possível deparar-se com diversas empresas que atuam com mídia digital própria, que é o caso de um aplicativo de uma empresa que efetua a locação de máquina de café, e até mesmo e-commerces e sites corporativos.

A influência da IA nas mídias digitais

É possível observar que as mídias são formas importantes para que o público tenha mais praticidade ao lidar com as plataformas, para atender suas necessidades no dia a dia e para que as marcas procurem técnicas efetivas em prol da promoção e comunicação.

Nesse ponto, é de grande significado observar com clareza quais são os impactos da inteligência artificial nessas mídias, tais como:

Reunião e análise de dados

Um olhar estratégico é crucial nesse contexto, por esse motivo, no momento em que a captação e análise de informações são abordadas, é válido observar o papel decisivo que a inteligência artificial pode desempenhar.

Basta imaginar uma empresa que atua com sistema de aterramento elétrico, uma prática crucial para a segurança de diversas edificações, e que deseja otimizar a reunião e análise de dados em suas estratégias comerciais.

Ao empregar métodos baseados na inteligência artificial para identificar as interações no meio digital dos clientes em potencial e possíveis consumidores, existe chance de contar com informações precisas.

Isso se deve ao fato de que, normalmente, estudos são realizados, principalmente, os qualitativos, e nesse caso, com algoritmos, há chances de reunir e analisar informações de interações reais dos usuários.

É algo que pode contribuir com os mais diferentes pontos nas empresas, inclusive com os fatores que serão abordados a seguir.

Afinal, com ferramentas de IA captando e analisando as informações necessárias, é possível criar diferentes táticas com base na média apresentada, seja para ações preditivas, relatórios, estratégias pontuais ou, até mesmo, para melhorar o atendimento.

Há também chances de que determinados custos sejam reduzidos com esse tipo de ação, especialmente ao agilizar os processos e apresentar soluções mais assertivas.

Ações preditivas

Seja a audiência de uma empresa que realiza a locação de geradores ou de qualquer outro setor, é válido observar que ao longo dos anos o empoderamento tornou-se mais notável.

É algo que está relacionado, principalmente, com as exigências dos consumidores nas formas de comunicação das empresas e soluções apresentadas.

Nesse ponto, a inteligência artificial apresenta soluções capazes de otimizar a rastreabilidade da interação dos usuários no meio digital.

Como consequência, os próximos passos podem ser previstos e, consequentemente, os dados obtidos viabilizam a implantação de estratégias mais assertivas.

Um grande exemplo é uma marca que apresenta um anúncio ou material com opções para a locação de som, com maior probabilidade de escolha para o cliente com base nos dados captados pelo sistema IA.

Outra situação muito comum, é em mídias digitais próprias de empresas que atuam com streaming, em que determinada reprodução de vídeos, músicas, entre outros conteúdos é indicada de acordo com as interações do usuário.

Hoje em dia, a relação dos consumidores ao buscar por itens, como os seguintes, já apresenta um grau notável de aprimoramento devido à IA:

  • Roupas;
  • Livros;
  • Acessórios;
  • Eletrônicos;
  • Veículos.

Por essa razão, pode-se dizer que quanto mais as ferramentas obtém dados, melhores são os resultados apresentados para cada pessoa em diversos setores, e a tendência é que a experiência dos usuários se torne cada vez mais personalizada.

Atendimento automatizado

A agilidade é uma das prioridades ao se tratar do meio digital, tendo grande influência nas expectativas dos consumidores sobre as formas de atendimento das empresas.

Um dos principais exemplos é o chatbot, uma ferramenta que, por meio da inteligência artificial, responde os usuários das mais variadas plataformas da empresa, seja em redes sociais, blogs ou, até mesmo, no e-commerce.

É um benefício notável, tanto para as empresas quanto para os clientes, uma vez que se por um lado os usuários obtêm respostas mais ágeis, por outro, os profissionais que antes tinham esforços direcionados para esse tipo de interação, podem otimizar o fluxo de trabalho.

Por exemplo, um usuário acessa o site de uma marca que realiza a montagem de stands para feiras e uma janela é aberta no canto com uma mensagem automática, questionando sobre qual é a necessidade do cliente em potencial.

No entanto, é válido observar que o chatbot que atua a partir da inteligência artificial é diferente do programa submetido a determinadas regras.

Afinal, sendo assim, as respostas são dadas com base nas mensagens, então, as ideias mais compatíveis são enviadas.

Assistentes virtuais

Há alguns anos, os assistentes virtuais são explorados, como a Siri, que surgiu em meados de 2011, visando os usuários de smartphones e, hoje em dia, está presente em diferentes dispositivos.

Já existem diferentes assistentes de grande destaque, como o Google Now e a Cortana, sendo que um dos principais destaques é o processamento da linguagem natural.

A partir do uso de recursos como esses, o marketing digital e diversos setores do mercado podem aprimorar uma série de práticas, principalmente, ao considerar o nível de interatividade que os usuários podem desenvolver com os assistentes.

Afinal, são ferramentas, conforme o próprio nome indica, específicas para o suporte, tanto para buscar diretamente uma opção quanto para alugar cadeiras para festa, ou significado de um termo.

Os mais variados trâmites podem ser realizados, o que explora, principalmente, o recurso por voz das ferramentas que dispõem de um sistema com essa ferramenta.

Então, se por um lado as pessoas podem ter uma praticidade maior, a reunião de dados é cada vez mais otimizada.

Uma das propostas é que a interação se torne cada vez mais natural, o que tem relação, predominantemente, com o conceito de machine learning apresentado.

Por esse motivo, em relação às táticas comerciais e mídias digitais, é possível dizer que a inteligência artificial contribui de forma significativa e importante com a personalização do usuário.

Além disso, a IA ajuda as marcas que tenham ações cada vez mais consistentes nesse sentido, dentro do mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Foto de Alex Knight no Pexels

Tags

Inteligência artificial Mídias digitais

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.