Qual a diferença entre Marketing B2C e Marketing B2B

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Empreender nos dias atuais está muito mais simples, é verdade, e muito disso é por conta das diferentes ferramentas do marketing que servem como ações ou estratégias eficientes para as empresas começarem a buscar por seus objetivos, principalmente no que se diz respeito a venda e comunicação com público-alvo.

Existem ferramentas que estão no mercado há muitos anos, mas tomaram uma proporção ainda maior nos últimos devido a propagação da internet – como é o caso do marketing B2C e marketing B2B, que acabam sendo confundidos pelas pessoas, mas que se diferenciam por trabalharem com os públicos “diferentes”.

Enquanto um foco em transações de empresas para empresas, o outro foca nas trações de empresas para o consumidor final, obtendo abordagens específicas a ambos os casos – e isso facilita no desenvolvimento das ações de uma empresa.

Ainda não entendeu a diferença entre o marketing B2C e marketing B2B? Veja abaixo:

O que é Marketing B2C?

Sem dúvidas, o marketing B2C é modelo mais usado na atualidade, pois passa a se referir as transações entre as empresas e consumidores finais. Tecnicamente, depois da proliferação da internet, este tipo de transação se tornou ainda mais comum, pois os canais para a venda dos produtos ou dos serviços aumentaram.

Essa modalidade costuma a fazer parte da estratégia de empresas que realizam vendas diretamente para pessoas físicas, sendo necessário investir em ações ao qual elevam não apenas o interesse das mesmas por seus produtos ou serviços,  como também aumente a chance de realizar as vendas e fidelizar esses clientes.

No marketing B2C as vendas costumam ser mais rápidas, principalmente se for usado estratégias que envolvem a experiência do consumidor. Entretanto, pode ser necessário batalhar diariamente para que a sua empresa alcance o sucesso, ou no caso, para se manter no topo – e superando seus principais concorrentes.

A competição nesse meio é aberta, por isso que a luta por bom posicionamento no mercado é intensa, exigindo que a empresa use diferentes mecanismos para melhorar as suas vendas, alcançar o seu público-alvo e até elevar o seu sucesso.

O que é Marketing B2B?

Também conhecido como “marketing industrial”, o marketing B2B é a vertente que representa as transações comerciais feitas entre empresas, sendo de fato, o modelo mais complexo entre transações, justamente pela demora das mesmas.

Ao contrário do marketing entre empresas e o consumidor final, esse modelo é capaz de trabalhar com diferentes “naturezas”, seja a revenda, a transformação e até mesmo consumo, tudo em conformidade com a negociação entre ambas.

O problema é que a complexidade desse modelo é realmente ampla, e não pelo fato de ser uma negociação de empresa para empresa, mas sim por se tratar de um modelo que exige negociações inteligentes, que nem sempre (na verdade, é pouco provável) se usa a emoção e experiências como uma estratégia de venda.

Logo, o marketing B2B passa a exigir estratégias mais eficientes, inteligentes e a qual ofereçam realmente um custo x benefício ao seu público, pois geralmente, trata-se de empresas que se preocupam muito mais com o valor final que tende pagar no final da negociação, do que com atendimentos qualificado e educado.

As principais diferenças entre o Marketing B2B e o Marketing B2C

Obviamente que agora você consegue entender para que serve cada modelo, e por isso tende a imaginar quais seriam as suas principais diferenças tanto sobre a teoria, como principalmente na prática. Essas diferenças são massivas e assim, é crucial que evite os erros de planejamentos que prejudiquem a sua empresa.

Uma das diferenças principais é o público-alvo que cada um tende a focar, onde o B2B tem como foco trabalhar diretamente com empresas, e o B2C tem como interesse o consumidor final – sendo que as transações são feitas por empresas.

Contudo, existem outras diferenciações entre o marketing B2B e B2C, como por exemplo, as estratégias de vendas usadas para atingir o público de cada uma. É óbvio que existem ações que em algum momento se tornam semelhantes, mas na prática, o B2C costuma realizar as suas vendas com apelos emocionais e com foco de gerar uma dependência na pessoa física quanto ao produto anunciado.

Já para o B2B as estratégias de vendas precisam ser mais conscientes, pois uma empresa não tem interesse se relacionar com a outra para que realize uma boa compra. Pelo contrário, geralmente o público do B2B tem interesse em custos e principalmente, em benefícios. Ou seja. As estratégias mais eficientes passam a ser aqueles que influenciam a empresa pelo bolso e pela qualidade do produto.

Essas diferenças persistem também na hora da prospecção de clientes, quando o B2C acaba apelando para campanhas publicitárias que tenham um intuito de gerar um interesse de compra imediata do consumidor final, enquanto o B2B se preocupa em seguir etapas que façam o seu público se sentir seguro para fazer a aquisição de algum produto ou serviço, e seu foco passa a ser gerar confiança.

Ou seja. As diferenças são claras entre o marketing B2B e o marketing B2C, não apenas no público que trabalham a partir das transações, mas principalmente a partir do desenvolvimento de suas estratégias de venda, sendo crucial que uma empresa tenha o seu público-alvo bem definido para criar uma estratégia ideal.

Com o avanço das tecnologias muitas empresas acreditam que todas as mídias, ou ferramentas de publicidade e vendas, se tornam eficientes para realizar suas vendas. Contudo, isso não é verdade. Se realmente deseja aumentar as vendas, conquistar o seu público e melhor se posicionar no mercado, é preciso definir o seu público para que trabalhe com o marketing mais “apropriado” sua empresa.

Assim, com essa definição é possível escolher os canais mais apropriados para divulgar a sua empresa e os devidos produtos/serviços que ela trabalha, tendo chance de aumentar as suas vendas e lucratividade. Para isso, é imprescindível contar com os planejamentos e estratégias que condizem com a sua realidade.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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