5 erros que estão matando o marketing digital nas empresas

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O resultado nos seus negócios não atingiu as expectativas? Conheçam os 5 erros que estão matando o marketing digital nas empresas e corrija-os para que alcance os seus objetivos, além de marcar um melhor posicionamento no mercado.

Importância das estratégias de marketing digital

Ter uma estratégia de marketing digital tornou-se essencial. Por esse motivo, e com o objetivo de crescer em um mercado altamente competitivo, cada vez mais empresas estão se unindo ao poder de ter uma presença na Internet.

Atualmente, e graças a esse tipo de estratégia, tanto pequenas como médias empresas têm a oportunidade de estar no mesmo nível de uma grande empresa.

Isso, desde que seja feito um planejamento, investimento e mensuração para avaliar os resultados dos esforços globais de uma estratégia de marketing digital.

Mas o que acontece quando uma estratégia de marketing digital não atende aos requisitos para ser bem-sucedida? Descubra abaixo os cinco erros mais comuns que uma empresa pode cometer ao aplicar uma estratégia de marketing digital.

Erros mais comuns no marketing digital

Erros mais comuns no marketing digital

Toda empresa pode usar uma estratégia de marketing digital para impulsionar seus objetivos, mas o importante sempre será evitar cometer os seguintes erros.

Concentrar-se apenas nas publicações e compartilhamento de informações comerciais

Independentemente do mercado, em uma estratégia de marketing é importante cuidar do tipo de conteúdo que está sendo oferecido ao público, pois, se apenas o conteúdo comercial for oferecido, ele deixará de prestar atenção às informações fornecidas.

Como evitar esse erro: para aumentar as chances de atrair, converter, fechar e fidelizar os clientes, são necessários explorar os vários formatos de conteúdo disponíveis.

Alguns exemplos são: infográficos, vídeos, podcasts ou artigos com informações valiosas, que você pode usar em sua vida diária para responder a determinadas perguntas.

Confiando que muitos “likes” equivalem a mais clientes

Essa é uma das crenças mais comuns, mas também uma das mais falsas, já que o número de seguidores que uma empresa possui não determina seu sucesso.

Até mesmo as marcas já começaram a colocar a qualidade antes da quantidade, concentrando esforços para construir relacionamentos e comunidades duradouras.

Confiando que muitos likes equivalem a mais clientes

Como evitar esse erro: é importante entender a diferença entre ter um alcance orgânico em um alcance pago, já que para fazer uma estratégia de marketing eficiente é melhor concentrar esforços em realmente saber o que o público está procurando ou o que ele precisa, deixando de lado a quantidade e a compra de seguidores.

Pensar que investir é um desperdício de dinheiro

Mesmo quando o número de empresas que usam o marketing digital aumentou como mais uma ferramenta para prospectar clientes, fica claro que ainda existem empresas que têm medo de “jogar fora” seu dinheiro.

Uma estratégia que é apoiada por grandes pilares e por resultados é diretamente transformada em um investimento que, se bem feito, proporciona resultados a curto, médio e, claro, a longo prazo.

Como evitar esse erro: Embora existam ferramentas gratuitas em marketing digital, uma empresa com o desejo de crescer, posicionar ou reter clientes, você deve sempre considerar um orçamento adequado de acordo com os resultados que deseja obter.

Esquecer a importância da interação com os clientes

Atualmente, um dos erros mais comuns é não ver a relevância de interagir com um público.

A interação com os usuários realmente permite desenhar estratégias de vendas efetivas, que resultam na criação de melhores experiências e, por que não, lealdade a um maior número de clientes.

Como evitar esse erro: Hoje em dia, não basta apenas estar presente nas redes sociais, é necessário cuidar, medir e otimizar a experiência do cliente.

Além disso, leve em consideração e analise as opiniões ou comentários que servem para ajustar uma estratégia de marketing digital.

Negligenciar a medição dos resultados

 negligenciar a medição dos resultados

Graças ao marketing digital já é possível saber, em tempo real, se uma mensagem chegou, foi lida ou descartada. Isso permite saber com certeza o escopo dos esforços e, claro, determinar se a estratégia está sendo eficiente.

Como? Através de uma análise que permite avaliar o retorno do investimento.

Como evitar este erro: é necessário entender todas as informações em que uma estratégia é traduzida. Desta forma, estatísticas precisas podem ser usadas para medir os resultados e definir, se necessário, novos objetivos.

Atualmente, as empresas que desejam alcançar mais clientes e mantê-los fiéis a sua marca, precisam investir no marketing digital, não importa se você possui uma agência de marketing digital em Brasília ou uma corretora de seguros em Porto Alegre, intensificar a sua presença na internet é muito importante, uma vez que é onde estão o público na maior parte do tempo.

Marcos Roberto

Marcos Roberto

CMO na Etraction, e sempre em busca der ser um profissional melhor. Meu mantra para dias ruins: O que impede a ação favorece a ação. O que fica no caminho torna-se o caminho. - Marco Aurélio

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