Marketing de Emboscada

Marketing de Emboscada

Em 2014, com a Copa do Mundo que ocorreu no Brasil, uma ferramenta passou a ganhar uma notoriedade maior entre os empreendedores do país justamente por ter sido um evento grande, em que muitas marcas pegaram “carona” na sua popularidade ao redor do mundo para divulgação de seus produtos ou serviços.

Essa ferramenta em questão é conhecida como marketing de emboscada ou no inglês, ambush marketing, que pode ser entendida como um conjunto de ações publicitárias associadas a um evento (contudo, são ações feitas por marcas que, de fato, não são patrocinadoras do evento, pegando a carona no evento alheio).

No caso, o marketing de emboscada passa a ser mais relacionado com eventos esportivos, mas ele ocorre em inúmeros outros eventos, inclusive nos musicais.

Quer saber como que funciona esse marketing de emboscada? Confira abaixo.

O que é Marketing de Emboscada?

Existem diferentes vertentes do marketing que podem ser usadas por empresas que desejam aumentar a sua taxa de lucro ou inclusive ter um relacionamento mais próximo para com o seu público-alvo, sendo possível fazer sua fidelização.

No caso, o marketing de emboscada foge um pouco do modelo “padrão” que a maioria das pessoas estão acostumadas, pois trata-se de uma ferramenta fácil e comum para o dia a dia da empresa. Pelo contrário, passa a ser uma opção mais complexa, que tende exigir muita pesquisa e coragem por parte dos envolvidos.

Pode-se dizer que esse marketing seria uma espécie de estratégias publicitárias feitas em sequência, que obviamente possuem o objetivo de evidenciar marcas, produtos ou serviços. Contudo, essa evidência ocorre diretamente (ou de forma indireta) de um evento, de preferência um evento que tenha grande proporção.

Então o marketing de emboscada seria nada mais, nada menos, do que realizar o patrocínio de um evento? Não, na verdade ele sugere que você (a sua marca) divida um espaço com os patrocinadores do evento, mesmo que não ofereça o seu patrocínio. Ou seja. A sua marca vai pegar “carona” com os patrocinadores.

Para entender esse conceito basta que pense na seguinte situação. O festival de música Rock in Rio possui milhares de patrocinadores, sendo eles empresas que tiveram que pagar valores milionários para conseguir anunciar a sua marca com eficiência em todos os cantos do evento. Contudo, é possível encontrar diversas outras marcas pegando carona no evento sem ao menos serem patrocinadoras.

No caso, neste tipo de evento é possível encontrar várias marcas de roupas que contratam pessoas conhecidas para usarem suas roupas ao longo do evento, e a partir acabam ganhando visibilidade com o público, sem ao menos terem pago o que o evento pede aos patrocinadores oficiais que fazem publicidade no local.

Existem muitos outros exemplos que poderiam ser citados para melhorar a sua compreensão quanto ao conceito do marketing de emboscada, contudo esse é um dos mais comuns, inclusive em outros festivais maiores ao redor do mundo.

A subdivisão do Marketing de Emboscada

Para que você consiga entender com propriedade o marketing de emboscada é crucial que preste atenção a subdivisão da ferramenta, onde há a possibilidade de usar uma das divisões para colocar em prática essa estratégia na sua marca.

No caso, a ferramenta é dividida como marketing de emboscada por intrusão e a por associação, onde a empresa pode fazer uso de uma das divisões para que coloque em prática esse tipo de estratégia. Contudo, em ambos os casos passa a ser fundamental ter cuidado no seu uso, pois isso pode prejudicar sua marca.

A começar pela intrusão. Ocorre que o marketing de emboscada por intrusão é basicamente a estratégia que passa colocar a marca como “penetra” no evento. Ocorre que a intrusão refere-se exatamente ao exemplo citado anteriormente a partir do evento Rock in Rio, quando a marca se “intromete” no evento, mesmo sem patrociná-lo, e realiza sua atividade promocional dentro ou fora do evento.

De fato, essa é uma ação baseada na malandragem, por isso pode acarretar em uma série de problemas para as marcas que forem pegas executando a mesma.

Já o marketing de emboscada por associação é onde a empresa se aproveita de diferentes símbolos de um evento para ter alguma vantagem publicitária ou até econômica. Tecnicamente, trata-se de uma ação que busca usar nomes, marcas, imagens, mascotes e outros símbolos aleatórios a favor de sua marca – mesmo que esses símbolos não tenham sido desenvolvidos ou “patrocinados” por ela.

Ou seja. Você usa um mascote X de uma marca aleatória para fazer com que as pessoas o associem com a sua marca. A ideia é que você, basicamente, induza o público a acreditar que a sua marca faz parte do patrocínio daquele evento por conta de qualquer símbolo usado em alguma publicidade aleatória que realiza.

Isso também é ilegal? Sim, e na verdade podem existir punições para quem usa.

Vale a pena usar Marketing de Emboscada?

Na verdade, não existe uma resposta concreta para essa pergunta e justamente por se tratar de uma escolha única e pessoal da empresa. Se você, como gestor de uma empresa, deseja correr o risco de se aproveitar de um evento aleatório, mesmo sem ter esse direito, para ganhar popularidade e aumentar os lucros da empresa, isso será uma escolha sua, mas tendo noção a respeito das punições.

Infelizmente nos dias atuais ainda não existe um sistema eficiente para analisar, identificar e punir todas as marcas que se aproveitam de eventos para realizar o marketing de emboscada, por isso que muitas empresas continuam fazendo o uso da ferramenta. No entanto, é um risco que pode prejudicar a sua empresa e não apenas financeiramente com as multas, mas inclusive na sua credibilidade.

Esse tipo de ferramenta pode prejudicar a credibilidade que uma determinada marca demorou anos para conquistar, por isso se torna crucial fazer a reflexão.

Esse marketing de emboscada continua sendo usado com frequência em vários eventos, principalmente em eventos esportivos corriqueiros, sendo preciso que a fiscalização seja mais branda para que a divulgação de uma empresa aconteça de forma honesta, sem roubar o espaço de marcas que investiram para ter isso.

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Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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