O que é OKR, terceira parte (III)

O que é OKR, terceira parte (III)

Artigo interessante do Felipe Castro (felipecastro.com), sobre OKR (Objectives and Key Results) que é um sistema de definição de metas. A seguir, a terceira parte em que aborda o seguinte: “Quais são os diferenciais de OKR? Não existe apenas uma maneira de usar o OKR, cada empresa ou time pode adaptá-lo e ajustá-lo, criando diferentes versões. Mas existem alguns conceitos centrais: METAS ÁGEIS – Em vez de usar um planejamento anual estático, o OKR usa uma abordagem ágil. Usando ciclos de metas curtos, as empresas podem se adaptar e responder às mudanças. Hoje em dia, a maioria das empresas utiliza ciclos trimestrais de OKR. SIMPLICIDADE– A abordagem OKR é simples, e os próprios OKRs são fáceis de entender. O modelo original da Intel definia objetivos mensalmente, o que exigiu um processo leve. As empresas que adotam o OKR reduzem o tempo gasto em definir metas de meses para dias. Como resultado, elas investem seus recursos no atingimento dos seus objetivos e não na sua definição. TRANSPARÊNCIA – O propósito principal do OKR é criar alinhamento na organização. Para isso, os OKRs são públicos para todos os níveis da empresa – todos têm acesso aos OKRs de todo mundo. Os OKRs do CEO normalmente estão disponíveis na intranet. CADÊNCIAS ANINHADAS – O OKR entende que a estratégia e a tática têm tempos naturalmente diferentes, já que a última tende a mudar muito mais rapidamente. Para resolver isso, o OKR adota ritmos diferentes: (1) Uma cadência estratégica com OKRs de longo prazo e alto nível para a empresa (normalmente anual); (2) Uma cadência tática com OKRs de curto prazo para os times (normalmente trimestral); (3) Uma cadência operacional para acompanhar resultados e iniciativas (normalmente semanal). DEFINIÇÃO BIDIRECIONAL DE METAS – Em vez de usar modelo tradicional de cascateamento de metas, que toma muito tempo e não agrega valor, o OKR usa uma abordagem que é simultaneamente de bottom-up e top-down. A partir dos OKRs estratégicos da empresa, os times podem entender como podem contribuir para a estratégia. Neste processo, cerca de 60% dos OKRs táticos são definidos pelos times, alinhado com os objetivos da empresa e então contratados com os gerentes em uma abordagem “bubble-up”. Esse modelo cria engajamento e um melhor entendimento da estratégia enquanto tornam o processo mais simples e mais rápido.”

 

Código de Ética I

 

O plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) aprovou, na última reunião plenária da autarquia, o novo Código de Ética dos Profissionais de Administração. A norma, instituída pela Resolução Normativa CFA nº 537, traz uma série de novidades que visam atualizar os deveres de conduta dos profissionais de Administração. O trabalho de atualização começou em 2017. A equipe responsável por essa missão analisou minuciosamente o Código anterior, datado de 2010. Para atender as exigências da atualidade, cerca de 90% do Código foi alterado. Uma das principais alterações diz respeito as infrações.

 

Código de Ética II

 

Os prazos processuais também sofreram mudanças significativas. Com as novas regras, a intenção é dar maior agilidade aos processos. Além disso, o novo Código cria as Comissões Permanente de Ética e Disciplina no CFA e nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) para julgar os processos éticos. Ainda com relação aos processos, os presidentes e os conselheiros federais que sofrerem processo ético passam a contar com a segunda instância. As comissões serão formadas por três administradores, sendo que um deles precisa ser conselheiro efetivo. Além disso, é preciso ter três administradores suplentes que terão a missão de suprir eventuais impedimentos dos demais membros da comissão. Além do novo Código de Ética dos Profissionais de Administração, o plenário do CFA aprovou a Resolução Normativa CFA nº 538, que institui o Regulamento do Processo Ético Disciplinar dos Profissionais de Administração. As duas Resoluções foram publicadas no dia 22 de março de 2018 e passam a vigorar 45 dias após esta data. Fonte: Assessoria de Comunicação CFA

 

PENSAMENTOS: “Faça sua parte, tudo acontece no seu tempo. Talvez o seu tempo não chegou ainda! E não se esqueça, Quando você muda, as pessoas mudam ao seu redor!” Paulo Vieira

 

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Diego da Costa

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