Marketing Digital: conheça os melhores cursos na área!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Pretende trabalhar com Marketing Digital e está pensando em investir em um curso para impulsionar a sua carreira? Ou ainda tem dúvidas se fazer um curso na área é o ideal para você?

Estudar muito e manter-se a par das novas tendências é essencial para quem quer trabalhar na área e destacar-se como profissional.

Grande parte das pessoas, entretanto, não tem tempo para fazer um curso presencial ou acaba tendo medo de não se dedicar o suficiente e desperdiçar o investimento.

Para facilitar a decisão, selecionei os melhores cursos disponíveis na internet, gratuitos e pagos.

Não apenas posso garantir, por experiência própria, que os conteúdos são relevantes, como todos os cursos são 100% online e você vai poder estudar quando quiser, de onde estiver, no seu próprio ritmo.

Ainda não sabe se precisa mesmo fazer um curso na área de marketing digital ou tem dúvidas se o investimento vai valer a pena?

Continue a leitura e descubra se essa é a escolha certa para você antes de conhecer os cursos indicados!

Por que devo fazer um curso de Marketing Digital?

Com a expansão crescente das mídias digitais, a busca por profissionais capacitados cresceu consideravelmente. Obter bons resultados na internet não é fácil e, com certeza, não é para qualquer um.

A enorme quantidade de informação disponível faz com que os consumidores fiquem cada vez mais dispersos, o que aumenta a necessidade de fornecer conteúdo de qualidade e relevante para o público, de maneira a gerar engajamento para a marca.

Como qualquer bom profissional, é extremamente importante que estejamos bem preparados para lidar com o mercado atual, principalmente antes de nos candidatarmos para um job em marketing digital.

É por este motivo que obter uma qualificação é indispensável. Além de te diferenciar dos outros profissionais e agregar bastante para o currículo, fazer um curso (ou vários) de marketing digital garante que você de fato possui os conhecimentos exigidos para atuar na área.

Ficou interessado em aprofundar seus estudos em marketing digital? Confira os cursos selecionados:

Melhores cursos gratuitos:

Google – Ateliê Digital

A plataforma é bastante reconhecida e premiada, merecidamente, por seus esforços em contribuir para o desenvolvimento de habilidades digitais.

O curso conta com um gamification de dar inveja, o que motiva os alunos a concluir os módulos o mais rápido possível.

Além disso, todos os recursos são gratuitos e em português: o aluno tem acesso a vídeos, atividades, avaliações e, ao final do curso, recebe um certificado fornecido pela Google.

Google Actívate – Curso básico de Marketing Digital

Outra plataforma da Google que oferece uma formação gratuita em marketing digital é a Actívate.

Além de também fornecer materiais e certificado gratuitos, a formação é oferecida em parceria com a IAB Spain e certificada pelas duas instituições.

O único problema é o idioma: todo o curso é em espanhol. Se você já tiver conhecimento prévio da língua, mesmo que mínimo, não custa nada arriscar — você desenvolve suas habilidades em marketing digital e, de quebra, dar uma melhorada no espanhol.

Conheça mais sobre a proposta:

Facebook – Blueprint

Muitos não sabem, mas o próprio Facebook fornece um programa de certificação específico para quem quer ser um bom anunciante na rede social.

Ao todo, são oferecidas duas especializações, em Planejamento e em Compras, com níveis básico e avançado.

Tanto o exame final quanto os materiais utilizados são em português e são gratuitos.

Para um profissional que almeja ter destaque no mercado, com certeza é uma certificação que faz a diferença no currículo.

Google – Academy for Ads

Outra certificação da Google? Novamente, um curso da Google tem destaque. Voltado principalmente para quem quer trabalhar com Ads e Analytics, ferramentas essenciais para o marketing digital, é uma oportunidade e tanto para “aprender com quem faz”.

Para quem não tem nenhum conhecimento de línguas estrangeiras, entretanto, o curso pode não ser a melhor opção, pois é oferecido apenas em inglês.

HubSpot – Inbound e Content Marketing

A HubSpot é uma desenvolvedora norte-americana que fornece um conjunto completo de software de vendas e inbound marketing, muito utilizado internacionalmente por profissionais do ramo.

Tendo em vista a importância do Inbound e do Marketing de Conteúdo nos dias de hoje, a HubSpot passou a oferecer cursos e certificações que, com certeza, fazem a diferença no currículo.

Os cursos oferecidos são diversos, mas todos possuem excelente qualidade e são gratuitos.

Entretanto, assim como em alguns dos cursos mencionados, o idioma pode ser um problema: todo o conteúdo é ministrado em inglês, inclusive a avaliação final.

Para quem já possui um certo conhecimento na língua e gostaria de praticar um pouco, com certeza é uma boa recomendação.

Rock Content – Produção de Conteúdo para Web

A Rock Content é uma startup especializada em marketing de conteúdo. Não apenas oferece cursos online (alguns gratuitos, outros pagos), como também possui uma plataforma que conta com mais de 20 mil redatores em todo o país.

Ao completar o curso de Produção de Conteúdo para Web, o aluno recebe uma certificação, pré-requisito para quem quer enviar a candidatura e começar a trabalhar como freelancer para a empresa nas horas vagas.

Melhores cursos pagos:

dobra – Hackeando a Dobra

Um dos cursos que mais me surpreendeu foi o Hackeando a Dobra. Por um valor acessível e podendo ser parcelado em até três vezes sem juros, a marca disponibilizou mais do que aulas, trazendo exemplos reais de estratégias de marketing digital eficazes na nova era.

Futurismo, economia colaborativa, growth hacking e ads são apenas alguns dos muitos assuntos abordados, acompanhados por links e referências complementares ao aprendizado.

A certificação vale, com certeza, muito a pena. Tendo em vista que a dobra está crescendo bastante no mercado com sua proposta inovadora, é um curso essencial para ter no currículo.

Curtin University – Marketing in a Digital World

Dentre os diversos cursos oferecidos pela plataforma edX, todos de universidades internacionais renomadas, está o MicroMasters da Curtin University: Marketing in a Digital World.

Composto por cinco cursos, que exigem desde atividades simples a estudos de caso e provas monitoradas, é uma excelente opção para quem realmente quer aprofundar no tema.

Um dos benefícios é que você pode fazer quais cursos quiser, na ordem que preferir, e os certificados são emitidos separadamente.

Todo o conteúdo é em inglês e o valor é um pouco alto, principalmente por ser em dólar, mas é possível solicitar auxílio financeiro e ganhar 90% de desconto sobre o preço original para receber seu certificado.

Além disso, o aluno que tiver interesse em continuar seus estudos na área após a conclusão dos cinco cursos e da graduação pode aproveitar a carga horária da certificação online, que equivale a 25% da grade total do curso de Mestrado em Marketing da universidade, e cursar apenas o restante em solo australiano.

Udacity – Nanodegree em Marketing Digital

Já bastante popularizada no Brasil, principalmente por ofertar cursos em português, e contando com mais de 7,7 mil alunos no país, a Udacity é uma organização educacional sediada no Vale do Silício.

A plataforma permite não apenas o acesso aos vídeos e materiais, como também o contato com colegas de classe, monitores e instrutores.

Grande parte dos cursos de nanodegree são produzidos em conjunto com empresas líderes do mercado em suas respectivas áreas, como Google, Facebook e IBM, e são bastante práticos.

Durante o Nanodegree, o aluno tem a oportunidade de executar projetos reais para a própria Udacity e é constantemente desafiado a colocar o conteúdo que está aprendendo em prática.

Apesar de o valor não ser tão acessível e grande parte do conteúdo poder ser encontrada em alguns dos cursos já citados, a experiência de aprendizado garantida pela empresa é diferenciada.

Confira o que a instituição tem a dizer sobre o programa:

Redator Hacker – SEO e Marketing de Conteúdo

O Redator Hacker é uma agência de conteúdo, com foco principal em SEO. Além do curso de SEO e Marketing de Conteúdo, essencial para quem quer aprender a escrever textos convincentes e bem ranqueados no Google, a agência também conta com uma equipe restrita de redatores freelancers.

Apesar de pago, o curso pode ser adquirido com desconto de 90% na Udemy, em determinadas promoções do site.

Após realizar o pagamento, o aluno tem acesso a vídeos, materiais de leitura, atividades finais e, até mesmo, templates para escrever um bom texto.

As opções são inúmeras. Cada curso tem uma abordagem diferente e vale a pena dar uma olhada no site das instituiçòes para saber um pouco mais a respeito antes de escolher o ideal.

E aí, o que achou das sugestões? Ficou interessada(o) por algum? Ou já possui alguma das certificações? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente as suas ideias!

Amanda Pereira Santos

Amanda Pereira Santos

Publicitária e Pós-Graduanda em Influência Digital, tem um Nanodegree em Marketing Digital, uma specialization em Creative Writing certificada pela Wesleyan University e uma formação em Fashion Business. Atualmente, trabalha principalmente com produção de conteúdo e redação publicitária.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro