Como usar o Instagram para negócios?

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72 milhões de brasileiros estão usando o Instagram regularmente. Junto com o número de usuários, o interesse das empresas também aumenta, porque o Instagram oferece uma oportunidade atraente de construir uma comunidade com o perfil da empresa, que pode facilmente ser encontrada pelos seus clientes-alvo.

Além da estratégia ideal do Instagram e do marketing direcionado do Instagram, um feed do Instagram atraente também é necessário. Somente dessa forma você pode construir uma comunidade insta sustentável.

Reunimos aqui uma lista de verificação do Instagram com as 7 dicas e truques mais importantes para que o perfil da sua empresa no Instagram seja atraente e bem-sucedido.

  1. Fotos e vídeos de alta qualidade
  • Use somente fotos de alta qualidade
  • Procure sempre boas condições de iluminação para alta qualidade de imagem e vídeo
  • Motivos únicos para cada publicação
  • Expresse emoções
  • As fotos e vídeos devem corresponder ao mesmo estilo (por exemplo, sempre use o mesmo filtro)

Dica: Certifique-se de ter um fundo limpo e adequado ao tirar fotos e filmar.

Você pode usar vários aplicativos para editar suas fotos. Economize em filtros artificiais porque a comunidade é atraída pela autenticidade e simplicidade.

Pergunte a si mesmo: O que é adequado para minha empresa? Qual estilo devo escolher e ele combina com minhas outras postagens? O que eu quero mostrar e acionar?

As postagens de maior sucesso são aquelas que são fáceis de entender. Não pense muito nas suas fotos – as postagens da empresa no Instagram também devem ser divertidas!

  1. Concentre-se em 1 (ou 2) tópicos

Para manter sempre o foco do assunto:

  • Selecione um tópico / unidade para sua conta e suas imagens
  • Crie fotos que simplesmente abordam o assunto
  • Continue constantemente o tema consistente e estilo da imagem

Devido ao foco temático, seu perfil empresarial do Instagram recebe automaticamente um perfil uniforme e um feed uniforme. A comunidade reconhece claramente o que você representa e, na melhor das hipóteses, identifica um ponto em comum com você.

Pergunte-se: por que alguém deveria seguir sua empresa? Responda estrategicamente a esta pergunta para ajudar o Instagram a se tornar um sucesso para o seu negócio.

  1. Estratégia Insta para seu público-alvo

Para elaborar em estratégia a longo prazo…

  • Pense em uma estratégia sustentável
  • Sempre se oriente em relação ao seu grupo-alvo
  • O planejamento de mídia social com um mês de antecedência pode ajudá-lo a manter um ritmo constante e ficar próximo ao tópico

Pergunte a si mesmo: o que meu público-alvo deseja ver? Como e por que ela deseja interagir? Por que ela deveria seguir minha conta? A que horas meu grupo-alvo é mais ativo?

Dica: Você está ciente do que deseja alcançar com sua conta? Uma estratégia de marketing estruturada no Instagram torna a postagem sustentável mais fácil para você.

  1. Postar texto

Ao postar texto, é importante seguir alguns pontos…

  • As frases devem ser curtas e nítidas de ler
  • A informação deve ser nova, clara e fácil de entender.
  • O uso de emojis pode ajudar a passar mais sentimentos
  • É importante sempre começar com o mais importante, porque apenas os primeiros 125 caracteres são exibidos diretamente. Você tem um total de até 2.200 caracteres disponíveis.

Com perguntas no texto da postagem, você pede para sua comunidade comentar. A rede é importante para manter seus usuários de forma constante e sustentável em sua conta.

  1. Mantenha-se constante e poste no horário com a maior taxa de engajamento

Ao planejar o horário de sua postagem, é importante…

  • Publicar regularmente e no mesmo ritmo
  • Não fazer muitas postagens em um dia, divida-as ao longo da semana (quantas postagens por dia / semana depende do tópico de sua conta)
  • Ficar fiel ao seu estilo e não postar aleatoriamente
  • Certificar-se de conhecer o momento perfeito para postar (você pode encontrar informações sobre isso nos Insights de sua conta)

Estudos mostram que a maioria dos usuários está ativa no Instagram entre 6h e 8h e novamente à noite entre 17h e 20h Mesmo na hora do almoço, muitos estão ocupados com seus smartphones e, principalmente, clicam nos stories. Faça uso disso.

Dica: Com os stories, você pode se destacar na multidão e chamar a atenção para sua conta. Mas não se esqueça que o tempo de atenção por postagem é de cerca de 3 segundos. Ajuste sua mensagem de acordo com o tempo do seu público.

  1. Use as hashtags com melhor desempenho

Utiliza a força das #hashtags também nas campanhas de sua empresa:

  • Use hashtags relevantes para a imagem (para que a imagem seja encontrada exatamente por aquelas pessoas que estão procurando por seu tópico)
  • Invente hashtags específicas para o seu produto – por exemplo, nomes de produtos
  • Coloque as hashtags como o primeiro comentário
  • Não use hashtags de spam que mostram que você só quer curtir (como #tagforlikes …)

Você pode definir no máximo 30 hashtags. No entanto, nem sempre é o mais eficaz usar o maior número possível de hashtags, pois a impressão de exagero é facilmente notada. Use 5 hashtags precisas e adequadas.

  1. Promova sua marca / produto com habilidade
  • Anuncie seu grupo- alvo de maneira direcionada. Sempre defina seu próprio grupo-alvo. Você os conhece melhor.
  • Aprenda com os insights. Quais aplicativos funcionam?
  • Contrate influenciadores. Nada supera o marketing de influenciador legal crível.

Com uma publicidade de suas postagens orientada para o grupo-alvo, você pode ganhar significativamente em alcance e interação. Ninguém conhece o seu público-alvo tão bem quanto você, por isso você deve sempre definir o alvo ao se inscrever e não deixá-lo para o Instagram.

O marketing de influenciadores é outra forma eficaz de fortalecer sua presença. O Instagram é o canal de mídia social mais relevante para isso. Para atingir exatamente o seu grupo-alvo, é importante encontrar um influenciador que possa se comunicar com eles em pé de igualdade. A credibilidade é essencial aqui. O número de seguidores do influenciador é de importância secundária. Um microinfluenciador cuidadosamente selecionado pode ser tão bom para sua marca quanto um influenciador com mais de 50.000 seguidores, se não melhor.

  1. (Dica bônus) interaja com sua comunidade

Para se manter lembrado, é importante criar e manter uma comunidade que defenda sua empresa. Para isso…

  • Procure por pessoas que pensam como você
  • Agradeça e siga os outros canais
  • Não economize em curtidas e comentários positivos em outras postagens
  • Seu tempo de reação às respostas, curtidas, etc. desempenha um papel importante – quanto mais rápido, melhor
  • Marque o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) com uma nova postagem ou um comentário.
  • Crie sua rede social! Construa uma comunidade para que o algoritmo do Instagram afete o engajamento de sua conta.

Dica: Se você deseja ter mais seguidores e curtidas no Instagram, deve passar pelo menos 1 hora por dia sendo ativo online para crescer de forma rápida e consistente. Compartilhe, curta e comente nas postagens do Instagram. Estamos felizes em apoiá-lo com o apoio da sua comunidade nas redes sociais.

  1. Dicas extras
  • Procure manter uma descrição de perfil atraente e clara;
  • Publique imagens no formato correto (de preferência 1080 pixels de largura e 1350 pixels de altura);
  • Analise o que funcionou bem e o que não funcionou;
  • Defina os destaques da história do Instagram;
  • Utilize o Instagram Reels;
  • Use IGTV;
  • Faça o uso do Instagram Live;
  • Adicionar local e marcar contas relevantes;
  • Solicitar verificação;
  • Definir frases de chamariz direcionadas (CTA).

Conclusão

A regra número 1 também se aplica a empresas no Insta: Mostre emoções. Personalidade e marca. Sempre trabalhe com “boas vibrações” que compensem. E lembre-se, compartilhar é cuidar – no insta também.

Com criatividade, autenticidade, agilidade, rapidez e um bom conhecimento do público-alvo, é possível desenvolver uma estratégia de marketing de mídia social perfeita para sua empresa.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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