Ferramentas Adtech e Martech: Elementos essenciais para Marketing e Publicidade

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Você sabe o que é adtech e martech? É essencial conhecer estes conceitos, principalmente se você é profissional e entusiasta da área de publicidade, propaganda e marketing.

Não se preocupe, você está no lugar certo: aqui, vamos mostrar o que estes conceitos significam e como eles se aplicam em estratégias de marketing, além das implicações na privacidade dos dados – e como isto faz com que cada vez mais pessoas recorram a mecanismos para melhorar sua privacidade, como navegadores mais seguros e programas VPN.

Marketing e tecnologia

Ao longo da história, marketing sempre foi uma atividade extremamente ligada aos recursos tecnológicos. E, hoje, o impacto das mídias digitais sobre as estratégias de marketing pode ser comparado à revolução causada pela invenção da imprensa. 

Atualmente, os impactos das inovações tecnológicas são sentidos com ainda mais intensidade nas atividades e campanhas de marketing.

Hoje, há inúmeros recursos que facilitam alcançar públicos cada vez maiores com investimentos proporcionalmente muito mais baratos do que as campanhas tradicionais em televisão ou rádio.

As redes sociais oferecem inúmeras funcionalidades que facilitam criar, expandir e monitorar campanhas de publicidade. Ignorar as novidades tecnológicas e as novas tendências, é um erro que qualquer publicitário profissional não deve cometer.

O que é martech?

Martech é uma forma reduzida da expressão Marketing Technology (ou tecnologia de marketing), um termo usado para designar programas e ferramentas de tecnologia usadas para planejar, executar, medir e monitorar campanhas de marketing.

Ferramentas de martech são usadas para automatizar e facilitar processos de marketing, coletar dados, analisar e empregar estes dados para otimizar e gerar mais resultados com as campanhas, além de fornecer vários meios para alcançar pessoas e gerar mais engajamento com o público alvo.

O conjunto de ferramentas que uma empresa precisa usar para melhorar os seus processos de publicidade é conhecido como MarTech Stack.

O que é adtech?

Adtech é uma abreviação do termo Advertising Technology (ou tecnologia de propaganda), que se refere às tecnologias empregadas para a análise e gerenciamento de propaganda e publicidade no mundo digital online.

Estas ferramentas permitem interconexão com os espaços digitais usados para divulgar produtos, serviços, ideias e qualquer outra coisa, aumentando os ganhos feitos com publicidade em mídias digitais e a otimização das estratégias empregadas para efetivar estas campanhas.

Os recursos de adtech também possibilitam a criação de propaganda mais otimizada, personalizada e direcionada a públicos mais especificos, garantindo que o conteúdo chegue às pessoas mais interessadas por ele.

Pessoas e empresas conseguem definir, executar, monitorar e gerenciar estratégias de marketing de forma mais eficiente, satisfatória e recompensadora, além de obter resultados mais significativos com as campanhas de marketing.

Exemplos práticos de ferramentas digitais

Há vários recursos, serviços e plataformas que se encaixam como ferramentas de martech e adtech e que são usadas para impulsionar campanhas de publicidade feitas na internet pelas mídias digitais.

As mais conhecidas, provavelmente, são as ferramentas disponibilizadas pelas gigantes da tecnologia, como o

  • Google Adwords (da Google), 
  • Facebook Ads (do Facebook),
  • Twitter Ads (da Twitter).

Estas ferramentas possuem as suas especificidades, mas todas elas permitem níveis consideráveis de customização e personalização das campanhas, como definir características do público alvo (faixa etária, gênero, localização geográfica, etc.), permitindo que as propagandas cheguem onde precisam chegar.

Com públicos alvos mais bem definidos, os resultados são melhores: mais cliques, visualizações e compras dos produtos e serviços.

Controvérsias sobre privacidade

As pessoas e empresas podem usar recursos mais eficientes para chegar às pessoas. Entretanto, serviços oferecidos pelas grandes gigantes da tecnologia só permitem altos níveis de personalização e direcionamento das campanhas porque estas gigantes coletam, armazenam e comercializam informações pessoais de bilhões de usuários.

Apesar de isto ser muito positivo para estratégias de marketing, há um debate cada vez maior sobre privacidade, sigilo e proteção das informações pessoais.

Muitos usuários usam mecanismos para limitar esta captação de dados, seja por navegadores web com mais recursos para sigilo online (como o Tor), apps e programas de VPN (como VPN para Mac, VPN para Windows, VPN para Linux, dentre outros sistemas operacionais) e até mesmo o abandono das redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas.

O respeito às informações dos consumidores

Hoje, é praticamente impossível ignorar recursos de martech e adtech para criar, conduzir e gerenciar campanhas de marketing. Qualquer publicidade que ignore as mídias e recursos digitais, nas dinâmicas de hoje, está praticamente fadada ao fracasso.

Entretanto, é preciso usar o recurso de forma ética e transparente, comunicando aos clientes, consumidores e ao público em geral o modo como as informações são coletadas e utilizadas.

Hoje, há uma série de regras de marketing compliance que exigem posturas mais honestas por parte das empresas em relação ao uso de dados pessoais e o respeito à privacidade das pessoas.

As melhores estratégias de publicidade levam em conta as duas coisas, com um equilíbrio entre o uso destes recursos e o respeito à privacidade dos dados.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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