Como abrir lojas de roupas de sucesso: 5 dicas essenciais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

O segmento de vestuário é um dos que mais cresce no Brasil. O ramo totaliza mais de 365 mil empresas e movimenta mais de R$ 9,3 bilhões anualmente (dados do SEBRAE).

Apesar de ser um mercado promissor, abrir uma loja de roupas exige dedicação, inovações constantes e um processo de gestão competente. Demanda investimentos conscientes e estratégias definidas para obter o sucesso desejado.

Se você está pensando em abrir uma loja de roupas aqui vão 5 dicas para criar um negócio de sucesso:

1 – Acerte seu público-alvo

O mercado de vestuário é amplo e diversificado. Moda jovem, infanto-juvenil, feminina, masculina ou unissex. Há uma loja de roupas para cada estilo de pessoa. Um erro comum dos empreendedores que iniciam no ramo de vestuário é tentar agradar a todos os públicos. Antes de tudo questione-se: quem é o meu público-alvo? Mulheres de meia-idade ou jovens descolados? Casual ou informal? Tenha em mente o gosto do seu público e invista naquilo que eles procuram. Estabeleça uma faixa de preços que o seu cliente pode pagar e aposte em produtos diferenciados.

2 – Fique antenado na moda

Uma loja de roupas não é um negócio estático, ele gira de acordo com a tendência da moda. Acessórios, cores e tecidos mudam a cada estação. Um bom gestor de lojas de roupas define suas compras baseando-se no que está em alta no momento. Ter bom conhecimento das tendências ajudará você a comprar as peças certas evitando estoques encalhados. Sem contar que uma loja de roupas sintonizada com o que há de mais novo no mercado se torna relevante e sinônimo de qualidade. Quão mais dentro da moda o seu negócio estiver, mais respeito e atenção receberá de seus clientes.

3 – Localização e exposição são fundamentais

O mercado do vestuário é feito de imagem. Boa parte das compras de roupas são realizadas por impulso: o cliente vê, gosta e adquire o produto. Lojas bem localizadas e com exposição atraente seduzem o cliente. De nada vale uma vitrine incrível num local onde poucas pessoas podem ver. Lojas localizadas em shopping centers e galerias devem ter a mesma preocupação. Sua loja é visível? Está na linha de frente de contato visual com os clientes? Suas vitrines são atrativas e inovadoras? Monte sua loja de roupas pensando num conjunto de três qualidades de visualização para o cliente:

  • Localização
  • Vitrines (exposição)
  • Decoração.

Tudo tem que estar de acordo com o estilo de roupas que sua loja vende. Assim, ao comprar uma peça, o cliente está levando para casa uma ideia associada a moda, qualidade e bom gosto.

4 – Use a internet como vitrine de seus produtos

A internet revolucionou o negócio da moda. Hoje já é possível vender peças em redes sociais, divulgar coleções via aplicativos de mensagens, criar catálogos em blogs e sites – vale tudo para estar cada vez mais por dentro das tendências. O Instagram é um exemplo de ferramenta simples e barata para promover seus produtos. Crie fotos com novas coleções, faça promoções online, use a internet como sua segunda vitrine. Se estiver disposto a investir em marketing digital, não desconsidere fazer parcerias com blogs de moda. Influenciadores de sucesso ajudam a engajar clientes.

5 – Automatize a gestão da sua empresa

A gestão de uma loja de roupas não é tarefa fácil. É necessário um rigoroso controle de estoque, gerenciamento de fluxo de caixa, de fornecedores e de clientes. O sucesso de uma loja de vestuário depende da aplicação de um sistema de gestão eficaz. Com um programa para loja de roupas como o GestãoClick você cria um controle financeiro detalhado, calcula margens de lucro mais competitivas, realizar melhor controle de estoque e potencializa seus lucros, evitando perdas desnecessárias e peças encalhadas. Assim sobra mais tempo para você se dedicar ao negócio, sem a dor de cabeça de ter que gerir tudo no papel.

Seguindo essas dicas você estará pronto para começar um negócio de sucesso no ramo de vestuário. Tenha em mente que o sucesso de uma loja de roupas representa a combinação do seu foco principal (público-alvo) e boas práticas de gestão. Este é um mercado promissor, em constante ascensão, onde boas ideias podem render bons lucros.

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro