Como abrir lojas de roupas de sucesso: 5 dicas essenciais

Como abrir lojas de roupas de sucesso: 5 dicas essenciais

O segmento de vestuário é um dos que mais cresce no Brasil. O ramo totaliza mais de 365 mil empresas e movimenta mais de R$ 9,3 bilhões anualmente (dados do SEBRAE).

Apesar de ser um mercado promissor, abrir uma loja de roupas exige dedicação, inovações constantes e um processo de gestão competente. Demanda investimentos conscientes e estratégias definidas para obter o sucesso desejado.

Se você está pensando em abrir uma loja de roupas aqui vão 5 dicas para criar um negócio de sucesso:

1 – Acerte seu público-alvo

O mercado de vestuário é amplo e diversificado. Moda jovem, infanto-juvenil, feminina, masculina ou unissex. Há uma loja de roupas para cada estilo de pessoa. Um erro comum dos empreendedores que iniciam no ramo de vestuário é tentar agradar a todos os públicos. Antes de tudo questione-se: quem é o meu público-alvo? Mulheres de meia-idade ou jovens descolados? Casual ou informal? Tenha em mente o gosto do seu público e invista naquilo que eles procuram. Estabeleça uma faixa de preços que o seu cliente pode pagar e aposte em produtos diferenciados.

2 – Fique antenado na moda

Uma loja de roupas não é um negócio estático, ele gira de acordo com a tendência da moda. Acessórios, cores e tecidos mudam a cada estação. Um bom gestor de lojas de roupas define suas compras baseando-se no que está em alta no momento. Ter bom conhecimento das tendências ajudará você a comprar as peças certas evitando estoques encalhados. Sem contar que uma loja de roupas sintonizada com o que há de mais novo no mercado se torna relevante e sinônimo de qualidade. Quão mais dentro da moda o seu negócio estiver, mais respeito e atenção receberá de seus clientes.

3 – Localização e exposição são fundamentais

O mercado do vestuário é feito de imagem. Boa parte das compras de roupas são realizadas por impulso: o cliente vê, gosta e adquire o produto. Lojas bem localizadas e com exposição atraente seduzem o cliente. De nada vale uma vitrine incrível num local onde poucas pessoas podem ver. Lojas localizadas em shopping centers e galerias devem ter a mesma preocupação. Sua loja é visível? Está na linha de frente de contato visual com os clientes? Suas vitrines são atrativas e inovadoras? Monte sua loja de roupas pensando num conjunto de três qualidades de visualização para o cliente:

  • Localização
  • Vitrines (exposição)
  • Decoração.

Tudo tem que estar de acordo com o estilo de roupas que sua loja vende. Assim, ao comprar uma peça, o cliente está levando para casa uma ideia associada a moda, qualidade e bom gosto.

4 – Use a internet como vitrine de seus produtos

A internet revolucionou o negócio da moda. Hoje já é possível vender peças em redes sociais, divulgar coleções via aplicativos de mensagens, criar catálogos em blogs e sites – vale tudo para estar cada vez mais por dentro das tendências. O Instagram é um exemplo de ferramenta simples e barata para promover seus produtos. Crie fotos com novas coleções, faça promoções online, use a internet como sua segunda vitrine. Se estiver disposto a investir em marketing digital, não desconsidere fazer parcerias com blogs de moda. Influenciadores de sucesso ajudam a engajar clientes.

5 – Automatize a gestão da sua empresa

A gestão de uma loja de roupas não é tarefa fácil. É necessário um rigoroso controle de estoque, gerenciamento de fluxo de caixa, de fornecedores e de clientes. O sucesso de uma loja de vestuário depende da aplicação de um sistema de gestão eficaz. Com um programa para loja de roupas como o GestãoClick você cria um controle financeiro detalhado, calcula margens de lucro mais competitivas, realizar melhor controle de estoque e potencializa seus lucros, evitando perdas desnecessárias e peças encalhadas. Assim sobra mais tempo para você se dedicar ao negócio, sem a dor de cabeça de ter que gerir tudo no papel.

Seguindo essas dicas você estará pronto para começar um negócio de sucesso no ramo de vestuário. Tenha em mente que o sucesso de uma loja de roupas representa a combinação do seu foco principal (público-alvo) e boas práticas de gestão. Este é um mercado promissor, em constante ascensão, onde boas ideias podem render bons lucros.

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Loja de roupas Negócios Sucesso Vestuário

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

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