5 extensões de marca que fracassaram

5 extensões de marca que fracassaram

Sabe aquela marca que só vende itens de papelaria e, de repente, decide se aventurar pelo mercado alimentício? Extensões de marca são muito comuns e acontecem com mais frequência do que imaginamos.

No entanto, você já parou pra pensar quantas deram errado? Provavelmente não. Por essa razão, separamos 5 extensões que fracassaram e, provavelmente, você não se lembra.

1 – Perfumes da marca BiC

A BiC entrou no mercado vendendo canetas, mais precisamente no início da década de 50. Passados cerca de 20 anos, a primeira extensão da marca foi lançada no mercado: os isqueiros BiC. A novidade deu tão certo que, dois anos depois, barbeadores também passaram a fazer parte do catálogo da marca. E é aí que vem o problema, no final dos anos 80, a BiC resolveu inovar e lançou perfumes com a sua marca. Não deu certo.

2 – Alimentos da Colgate

Não só parece estranho, como é e fracassou. A Colgate já lançou comidas congeladas que levavam o nome da marca. Agora pense, sinceramente, não dá nem vontade de comer, né? Por essa razão, os alimentos da Colgate não prosperaram e, em muito pouco tempo, saíram do mercado. Um belo exemplo que não basta ter o nome da marca para atrair consumidores.

3 – Peripécias da Virgin Records

A Virgin Records foi uma gravadora britânica, do grupo Virgin que alcançou sucesso mundial, com diversos artistas ao redor do mundo. No entanto, a marca teve diversas extensões que fracassaram: de companhia aérea até fabricante de bebidas com a Virgin Drinks. Apesar de produzir uma bebida concorrente da Coca-Cola, a Virgin Cola, a marca não decolou e fechou as portas rapidamente.

4 – Pizza do MC Donalds

O Mc Donald’s tentou vender pizzas nos anos 80. O que a marca esqueceu foi que não dava para fazer pizza tão rápido quanto hamburger e, a ideia de esperar acabou desagradando os clientes. Não deu certo e logo a Mc Pizza foi retirada dos cardápios da rede de fast-food.

5 – Roupas íntimas da BiC

A BiC mais uma vez tentou uma extensão que fracassou. Dessa vez, a marca decidiu lançar uma coleção de roupas íntimas, incluindo calcinhas e meias-calças descartáveis. Os produtos saíram das prateleiras dentro de um ano. Ou seja, não deu certo.

 

Porque algumas extensões de marca fracassaram

Inúmeras são as razões que levam uma extensão de marca a fracassar, mas provavelmente, a mais grave de todas acontece quando ela perde a sua essência. Nos exemplos citados, é evidente que a BiC vende itens descartáveis e não faz parte da sua essência vender perfumes e roupas íntimas, assim como o Mc Donald’s que vende sanduíches e produtos de rápido preparo não fez sucesso vendendo pizza, que exige um pouco mais de tempo na execução. O grupo Virgin fracassou em diversas extensões por nunca ter encontrado um elo de ligação, ou seja, não tinha essência. E a Colgate, apesar de ser um sucesso em produtos de higiene não obteve êxito em seus congelados. O motivo? Faltou essência. E, quando faltar essência, dificilmente estender a marca será uma boa opção.

 

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Leticia Marques

Leticia Marques

Social Media | Redatora | Apaixonada por publicidade, mídias sociais e inovação.

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