Calcular a rentabilidade de um investimento é essencial para entender se ele vale ou não a pena. Porém, muitas pessoas não sabem nem ao menos por onde começar para fazer essa conta.
Por isso, nesse texto, vamos falar de alguns conceitos básicos para calcular rentabilidade. Confira!
Entenda os tipos de rentabilidades
Para fazer o cálculo de rendimentos sem o auxílio de um assessor de investimentos, você primeiro precisa saber quais são os tipos de rentabilidade. Eles são:
- Rentabilidade real: a rentabilidade real é o resultado do cálculo de rentabilidade menos o valor da inflação. Ela é muito importante, já que a inflação influencia no poder de compra.
- Rentabilidade anual e mensal: em caso de investimentos que rendem de acordo com o CDI, os rendimentos são diferentes em cada mês e, por isso o rendimento anual e o mensal também são diferentes.
Para entender quais são os melhores investimentos, também é preciso saber a diferença entre rentabilidade e lucratividade. A lucratividade é o resultado do quanto o investimento dá com o quanto ele rende, gerando o percentual em que seu patrimônio aumenta em um determinado período.
Normalmente, na assessoria de investimentos, fala-se mais de rentabilidade, porque a lucratividade varia de acordo com o que você investe.
Cálculo da rentabilidade
Para a maioria das pessoas, calcular a rentabilidade de um investimento pode ser difícil. Se for seu caso, você pode se sentir mais seguro buscando a ajuda de um assessor de investimentos para garantir que suas aplicações irão para o lugar certo.
Mas se você quer saber qual é a rentabilidade real de um investimento, a conta é simples:
Rendimento Real = {[(1 + Rendimento Líquido) / (1 + Inflação)] – 1} x 100
Sendo assim, você só precisa fazer as substituições de valores e comparar duas possíveis aplicações para descobrir quais são os melhores investimentos.
No entanto, não se esqueça de que fazer essas aplicações é uma decisão importante. Portanto, se você anda tem dúvidas, não deixe de consultar uma assessoria de investimentos.