4 dicas para melhorar o controle de estoque da sua empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Bruno é o gestor de estoque de uma empresa de eletrônicos. Ele está encarregado de controlar e otimizar todo o armazenamento da empresa: desde produtos que serão usados de forma interna dentro da empresa pelos funcionários, até os produtos que são comercializados com os clientes.

Porém, Bruno percebe que a sua função vem se tornado mais difícil a cada dia e precisa de novas estratégias e dicas de como melhorar o controle de estoque da sua empresa. Por isso, preparamos este texto especial que vai auxiliar você e o nosso amigo a terem um estoque muito mais organizado e eficiente. Vamos lá?

1-     Escolha os fornecedores certos

O responsável pelo controle de estoque também precisa arcar com a compra de materiais, por isso, é imprescindível que ele saiba escolher os fornecedores corretos para a sua empresa.

As principais competências precisam ser analisadas pelo gestor de estoque são a qualidade dos produtos e materiais oferecidos, preço e um prazo de entrega curto, para que não cause problema de logística para a empresa.

Procure optar pelos fornecedores que contam com o maior equilíbrio entre essas 3 características. É muito importante também que o gestor converse com os representantes e receba opiniões de outras empresas que fazem ou já fizeram acordos com o fornecedor.

2-     Utilize e entenda diferentes formas de controle de estoque

Pode ser uma tarefa bastante complicada prever quando o estoque de um determinado produto ou material acabara, mas é importante que um estoque não tenha produtos faltando ou em excesso, já que isso resulta em prejuízo direto para a empresa.

Por isso, foram desenvolvidas algumas formas de controlar esse estoque e deixa-lo sempre em funcionamento correto.

A primeira delas é a chamada PEPS, que significa Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Sendo autoexplicativa, ela sugere que os primeiros produtos que chegarem ao estoque devem ser os primeiros que deverão sair, nesta ordem. Isso evita que os produtos fiquem armazenados por muito tempo, que em certos casos, pode causar o vencimento dos mesmos (e mais prejuízo).

Uma segunda técnica é a chamada UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair). Em um primeiro momento ela poderá parecer oposta ao exemplo anterior, mas na verdade, ela se relaciona com o preço do último lote armazenado no estoque.

3-     Opte pelo estoque reduzido

Procure ajustar o eu estoque à real necessidade da sua empresa. É importante que você alinhe sempre a data de chegada das novas remessas de mercadorias com a estimativa de que aquele determinado produto irá acabar, para que você consiga ter sempre aquele produto disponível e não precisar lidar com superlotação ou escassez.

Mas sabemos que cada produto possui uma “vida útil” dentro do estoque diferente. Por isso, procure manter de forma separas aqueles materiais e/ou produtos que possuem maior saída entre aqueles que são menos vendidos ou usados.

Esse tipo de produto costumam ser os mais lucrativos (caso não seja, é um bom momento de rever se vale realmente a pena mantê-lo em seu estoque), já que provavelmente são mais caros. Por isso, é importante que eles não faltem, pois perder uma compra neste caso pode resultar em dano financeiro.

4-     Utilize um programa de estoque

O GestãoClick é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de estoque, controlando melhor o que entra e sai em seus estoques, além de fornecer outras funcionalidades que permitem automatizar processos e tornar a área muito mais lucrativa para a empresa.

Algumas das aplicações que o GestãoClick oferece são:

  • Controle de inventário: É possível gerar e controlar inventários virtuais dos produtos atualmente armazenados em seu estoque, permitindo que você consiga saber rapidamente quanto de cada produto ainda possui e suas avaliações;
  • Cadastro de produtos: o GestãoClick permite que você faça um cadastro detalhado dos produtos que estão estocados, para que você consiga controla-los da melhor forma ou se manter ciente de certas peculiaridades que certos produtos possam vir a ter;
  • Cotação online: Ele ainda conta com um módulo do sistema no qual você poderá ver em tempo real o valor que os seus fornecedores estão oferecendo por um mesmo produto, permitindo que você sempre escolha a melhor opção para economizar nas suas compras.

Tenho certeza que, com as dicas que mostramos neste texto, você e o nosso amigo Bruno certamente irão melhorar o controle de estoque das suas empresas e trazer muito mais qualidade e economia para as suas empresas!

Gostou do texto? Então porque não entra em contato com a gente e confira e essa e outra ferramentas que disponibilizamos? Tenho certeza que a resposta para os problemas da sua empresa está em uma delas!

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro