Cinco estratégias de marketing que todo prestador de serviços deve utilizar

Cinco estratégias de marketing que todo prestador de serviços deve utilizar

Necessidades

Os prestadores de serviços em sua maior parte não observaram ainda que seus clientes precisam mais de uma experiência do que necessariamente de um serviço.

O serviço será a consequência de fatores como:

  • Atendimento
  • Marketing
  • Venda
  • Segurança
  • Credibilidade

Fatores como: pontualidade, bom atendimento, agilidade, habilidade, boa aparência, conhecimento técnico dos serviços prestados, bons produtos… também são fundamentais para a execução de bons trabalhos.

Todos estes pontos acima citados devem ser aplicados em uma empresa. Sem esses fundamentos, qualquer serviço a ser prestado poderá não estar completo, são eles que moldam e definem quem é profissional e quem não o é.

Exercite os fundamentos e após coloque-os em prática. Parta para a venda, pois é neste ponto que começa o trabalho do prestador de serviços.

Após a venda procure fidelizar seus clientes, entre em contato através de ligações ou e-mails para desejar-lhes felicidades em datas comemorativas, e automaticamente fortalecer o laço criado através da satisfação gerada após um serviço bem feito.

Venda experiências.

Estratégias

Um negócio pode começar do zero e ser um fracasso, como pode também ser grandioso, depende das estratégias aplicadas inicialmente e consequentemente.

Uma boa estratégia requer observações e analises de qualquer experiência a ser vivenciada, construir um prédio por exemplo, demanda muito planejamento com relação aos materiais, projetos, funcionários, ferramentas, empreiteiros, limpeza, estrutura e etc…

Toda a construção do prédio tem por finalidade a venda dos apartamentos, que são seus produtos em questão. Para que tal venda ocorra é preciso que o produto a ser vendido seja entregue em perfeito estado.

Para que os apartamentos sejam feitos com total qualidade, é preciso que bons profissionais estejam na sua produção. Assim o objetivo final será atingido, que é a satisfação dos clientes.

Por estes motivos citados percebemos a importância do cliente, é nele que está concentrado todos os objetivos profissionais de um prestador de serviços.

É importante perceber também que são  os clientes que estipulam o mercado. E não são os prestadores que o fazem, prestadores de serviços criam a solução para um desejo ou uma necessidade. São estes profissionais que os clientes procuram.

Crie soluções.

De 0 a 1

Para chegar a 1 são preciso três coisas: uma ideia, seja ela desenvolvida a partir de um produto já existente ou inovador; uma estratégia, criada para suprir as necessidades da ideia; e competência, que é a mecânica de todo negócio.

Controlando estes três pontos citados acima, terá um novo desafio: manter a estrutura recém criada em desenvolvimento no mercado.

A melhor forma de se manter no mercado é fazer o que a concorrência ainda não fez, o que seria uma necessidade do próprio mercado? Identifique, desenvolva e aplique.

Inovar o mercado também é uma forma de se manter no mercado, mostre a ele que existem outros caminhos e formas melhores de suprir suas demandas.

Ser ousado e cauteloso ao mesmo tempo faz com que empreendedores iniciantes experimentem as possibilidades com responsabilidade.

Já parou para pensar que o seu concorrente pode estar neste momento pensando em supera-lo de alguma forma? Então seja pelo menos 10 vezes melhor do que ele, caso contrário você pode não resistir por muito tempo.

Seja ousado.

Segurança e Venda

O prestador de serviços autônomo trabalha geralmente sozinho, seja ele um advogado, eletricista, psicólogo, engenheiro, pedreiro… uma empresa como a Globalserv por exemplo trabalha geralmente com uma quantidade maior de profissionais, tais como: eletricistas, pedreiros, pintores e outros…

Um cliente ao solicitar um serviço de quaisquer prestador autônomo ou empresa, primeiramente ele precisa se sentir confortável e seguro com relação ao profissional para contrata-lo.

Por isso é muito importante que tais prestadores emitam:

  • nota fiscal
  • contrato
  • garantia dos serviços

Assim o prestador ou empresa passará mais confiança e credibilidade para o cliente.

A venda requer também honestidade com os preços. Pois não adianta que um prestador crie toda uma estrutura necessária em volta de um marketing empreendedor, se os seus preços em relação aos preços dos seus concorrentes sejam inviáveis para o seu público alvo.

As pessoas buscam por serviços e produtos que tenham bons preços, que sejam duráveis, de boa qualidade, inovadores e que atenda completamente ao cliente final.

Identifique seu nicho e o estude.

Identifique as necessidades do mercado e crie sua própria forma de servir, não precisa necessariamente “reinventar a roda”, basta molda-la. Mas se for preciso reinvente-a.

Identifique seu nicho.

Fidelização

Fidelizar um cliente é uma prova de que sua estratégia funciona, se o cliente retornar o contato solicitando um novo serviço, então é hora de investir na mesma estratégia e desenvolve-la.

Veja mesmo depois de conseguir fidelizar seus clientes, a possibilidade de manter contato através de redes sociais e outros meios já citados…

Crie uma cartela de clientes e cresça com ela, mas não se acomode, atraia mais e mais clientes potenciais.

Procure clientes em potencial por todos os lugares, não se limite apenas a um canal de captação, renove o que for preciso, explore os lugares que seus concorrentes não estão indo.

Você não precisa de todos os clientes do mundo, apenas os que puder atender. Pois o que adianta ter um milhão de clientes e não poder servi-los da melhor forma possível. Se não for completo, tudo poderá ir por água abaixo.

Profissionais se destacam também por serem simplesmente profissionais, por saberem que existem pessoas sendo servidas e que tais pessoas precisam de você, por entender que o mundo precisa dos seus serviços e que você precisa do mundo.

Assim você será realmente útil e objetivo.

Josenias Andrade

Josenias Andrade

Me chamo Josenias Andrade, sou natural de fortaleza-ce e trabalho como desenvolvedor de marketing e seo na empresa Globalserv.

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