Redes Sociais: O Que São, Para Que Servem e TUDO Sobre Elas

Redes Sociais: O Que São, Para Que Servem e TUDO Sobre Elas

Não te conheço, mas quando quero conhecer melhor uma empresa, só procurar referências sobre ela nas redes sociais. 

Procuro entender o andamento da avaliação da marca, como a empresa trata seus clientes, e também aproveito para verificar se as redes sociais oferecem ótimo conteúdo sobre os produtos e serviços oferecidos. 

Sou muito exigente? Bem a maioria dos clientes também. Se eles não ficarem satisfeitos com o que encontrarem, eles irão para um concorrente. 

O fato é que as redes sociais há muito tempo mudaram não apenas a maneira como os usuários interagem, mas também a maneira como eles interagem com as empresas. Contanto que você gerencie bem essas ferramentas, isso será muito útil para você. No entanto, se este assunto não for sua especialidade, não se preocupe.

Tudo isso para você entender de uma vez por todas porque você não pode faltar a eles em sua estratégia de marketing.

Você está pronto para começar?

O que são redes sociais?

Rede social é uma estrutura que conecta pessoas a partir de seus interesses e valores, podendo acontecer tanto online (o conceito se tornou mais conhecido) ou fora da Internet, como no caso de organizações que defendem causas comuns.

Mas, é claro, essa definição é um pouco diferente do seu entendimento de redes sociais.

Afinal, qual é a primeira coisa que vem à mente?

Aposto que você imaginou no Facebook.

Claro, seu raciocínio não está errado.

Se agora existe uma plataforma que é um sinal de rede social, então essa plataforma é o Facebook. Mas a verdade é que o conceito de redes sociais é muito mais amplo do que isso e muito mais antigo do que você pensa.

Desde o início, as redes sociais incluem relacionamentos entre pessoas que compartilham interesses comuns, sejam eles religiosos, políticos, emocionais ou familiares.

Isso é verdade para organizações, entidades e outros grupos que interagem e se conectam, porque eles se identificam, pelo menos parcialmente.

Você pode concluir que as redes sociais começaram muito antes do surgimento da Internet, certo?

Qual a diferença entre rede social e mídia social?

Afinal, existe realmente uma diferença entre redes sociais e mídia social?

Concerteza existe uma diferença entre as duas.

Você pode distinguir conceitos e entender o significado das redes sociais, principalmente suas funções.

Resumindo, posso dizer que nas redes sociais o foco está na interação entre as pessoas, enquanto nas redes sociais o objetivo principal é compartilhar informações e conteúdos.

Mas a mídia social é mais abrangente.

Por exemplo, sabemos que o Facebook é uma plataforma que conecta milhões de pessoas ao redor do mundo (mais precisamente, 2,3 bilhões de usuários por dia), mas também é um canal de disseminação de conteúdo.

Afinal, embora você possa interagir com amigos e empresas, também pode reproduzir vídeos, postar textos informativos ou postar músicas.

Portanto, não se trata apenas de construir relacionamentos.

Exemplos clássicos de mídia social são canais como blogs e plataformas de vídeo como o YouTube.

Dentre eles, embora você possa ter algum tipo de interação com outros usuários, sua real intenção ao visitá-los é desfrutar do conteúdo compartilhado.

Em outras palavras, por definição, toda rede social é uma mídia social. A situação oposta nem sempre se aplica.

Para que servem as redes sociais?

O objetivo das redes sociais é, basicamente, conectar pessoas.

Para facilitar essa interação, eles podem assumir diversas funções, desde o entretenimento até a ampliação das possibilidades profissionais.

Por exemplo, ao criar um perfil no Instagram, você pode querer apenas manter o seu conteúdo privado.

Mas ao tornar suas postagens públicas, sejam fotos ou vídeos, é possível ganhar fãs, fãs e fazer amigos.

Isso vai gerar compartilhamentos, curtidas e comentários, que são as interações clássicas de diferentes formas de tais plataformas.

Portanto, pode-se dizer que as redes sociais costumam ser utilizadas para a interação social.

Mas também é importante destacar que cada um deles possui características próprias e agrega funções específicas.

Os 4 tipos de redes sociais

Isso pode ser novo para você, mas não é apenas um tipo de rede social. Se você nunca percebeu isso, preste atenção aos quatro formatos diferentes que eles apresentam. 

Rede social de relacionamento

A rede de relacionamentos é a mais comumente usada. 

Seu principal objetivo é aproximar as pessoas e estabelecer conexões entre elas. As pessoas que pensam no Facebook novamente estão certas. 

A plataforma é a maior do mundo em termos de usuários, embora possa ser utilizada para diferentes necessidades, o foco ainda está no relacionamento entre os usuários. Ajuda a fazer novos amigos, reencontrar velhos amigos, manter contato com a família e colegas, porque não, encontrar o amor.

Rede social de entretenimento

Essas redes têm o objetivo de disseminar conteúdo e podem gerar relacionamentos, mas seu principal valor está nesse desconto.

O melhor exemplo desse tipo de rede é o YouTube.

Muitas pessoas visitam este canal durante os intervalos de trabalho e querem se distrair com vídeos engraçados, assistir a clipes de seus artistas favoritos ou seguir as dicas dos usuários do YouTube sobre vários tópicos.

Rede social profissional

Hoje em dia ficou mais fácil aumentar a visibilidade profissional através da Internet e existem redes sociais dedicadas a isso como o LinkedIn.

Com ele, os usuários podem disponibilizar currículos, publicar artigos e pesquisas em suas áreas de atuação e até recrutar novos talentos para suas empresas.

Você pode encontrar vagas de emprego, realocar no mercado, construir uma rede, verificar os últimos desenvolvimentos em sua área e muito mais.

Rede social de nicho

Também chamada de rede social segmentada, geralmente visa um público mais específico.

Um bom exemplo dessa categoria é o TripAdvisor, que é uma plataforma digital criada para divulgar conteúdo no setor de turismo e gastronomia.

Por meio dessa rede, os usuários podem visualizar dicas de viagens e avaliar os mais diversos serviços, trocando informações com outras pessoas.

Essas ferramentas são muito úteis, principalmente para empresas, porque permitem conversas mais diretas com os clientes e fornecem feedback contínuo.

As vantagens e desvantagens das redes sociais

As redes sociais podem ser usadas para o bem e para o mal.

Obviamente, a proposta de criação de cada um deles não contemplou as deficiências observadas hoje.

Porém, como usuário ou empresário, você precisa estar atento.

A chave é explorar as vantagens e se proteger contra ameaças.

Estou falando sobre as vantagens e os perigos das redes sociais.

Pontos positivos das redes sociais

Quer goste ou não, você deve perceber que as redes sociais desempenham um papel muito importante em nossa sociedade.

Eles unem pessoas, formam (admito, também separam), estabelecem conexões e novas amizades, fornecem informações, entretenimento, promovem trabalhos, ajudam a promover causas sociais e ambientais, entre muitas outras vantagens.

Para as empresas, como você pode não estar com elas?

As empresas podem usar a rede social para construir marcas e construir marcas fortes para atingir seu público e até mesmo vender.

As possibilidades são muitas e variadas – muitas delas nem custam nada.

Perigos das redes sociais

Mas nem todas as flores estão na Internet.

À medida que a vida fica cada vez mais exposta, quase não há atenção ao visitar a Internet, principalmente quando há crianças e adolescentes envolvidos.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 118 milhões de pessoas no Brasil estavam conectadas à Internet.

Assim como o mundo real, o mundo virtual está cheio de armadilhas.

Portanto, é melhor continuar prestando atenção a esses tópicos que apresentarei agora.

Privacidade comprometida

Usando as redes sociais, você pode compartilhar facilmente os detalhes de nossas vidas com um grande número de pessoas com apenas um clique.

Uma rápida olhada no perfil de um contato é suficiente para entender quem são seus amigos, onde trabalham ou estudam e onde estão em tempo real.

Mas às vezes, tudo isso pode ser passado para a pessoa errada, por exemplo, eles usam essas informações para planejar roubo ou sequestro.

Exposição de dados confidenciais

Hoje em dia, ao acessar redes sociais ou realizar algum tipo de cadastro online, é necessário fornecer dados pessoais a empresas ou pessoas desconhecidas.

Muitas vezes, isso nos faz perder o controle do destino das informações distribuídas pela Internet.

De vez em quando, haverá algumas notícias de vazamento de dados que nos preocupam.

Vício

Quem nunca encontrou um amigo e passa mais horas navegando na Internet?

Ou, quando o faz, passa mais tempo jogando o Facebook no telefone em vez de curtir a companhia deles?

Ocasionalmente, isso vai acontecer.

O problema é que, quando os usuários começam a substituir a vida real pela realidade virtual, não é saudável enfrentarmos a realidade.

Essa também é uma prática que pode reduzir a produtividade dos profissionais, afetando o desempenho da empresa.

Disseminação de fake news

Esse é um problema que tem repercutido bastante recentemente, principalmente durante o período eleitoral.

O fato é que a divulgação de notícias falsas nas redes sociais pode atingir um nível aterrorizante, o que pode gerar polêmica e desinformação.

Muitas vezes criadas deliberadamente em estratégias com objetivos específicos, as notícias falsas se multiplicam tão rápido que embarca em um caminho sem recompensas.

Portanto, ao compartilhar conteúdo na Internet, você deve verificar a fonte das informações, concorda?

Redação

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