tipos de negócios

Tipos de negócios: você sabe quais são?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print
Share on email

Se você está pensando em abrir um novo negócio, provavelmente já ouviu falar em tipos de negócios.

Existem inúmeros modelos de negócios e o ideal é que você escolha o mais rentável e prazeroso para você. 

Quer aprender a desenvolver um modelo para o seu empreendimento? Pode deixar que eu te ensino tudo sobre tipos de negócios!

Os principais tipos de negócios

Dentre os principais modelos de negócios, podemos destacar o  de solução individualizada, o multicomponente, o líder de mercado, o freemium e o impressora e toner.

Modelo de solução individualizada 

O modelo de solução individualizada refere-se à prestação de serviços exclusivos e personalizados para cada cliente.

Você deve analisar os problemas e as dores do seu consumidor para deixá-lo satisfeito de acordo com suas necessidades específicas.

Um exemplo são os famosos serviços de consultoria, adaptados para atender os mais variados clientes.

Modelo multicomponente 

Um grande exemplo é a Coca-Cola.

São empresas cujos produtos estão em vários lugares diferentes e são vendidos por valores distintos dependendo de onde são comercializados.

Modelo líder de mercado 

É aquela marca que lidera o mercado, como a Apple.

Seus produtos são inovadores e atrativos para os clientes.

Geralmente, os valores também são mais altos.

Impressora e toner

Nesse modelo, o produto ou serviço exige “recargas”.

Ou seja, o consumidor precisa continuar comprando produtos ou serviços auxiliares para usufruir do mesmo.

Como a venda não é um evento único, há um fluxo de receita ao longo do ciclo de vida do produto.

Modelo freemium

É quando o serviço é prestado de maneira gratuita, no entanto até certo ponto.

O cliente recebe acesso grátis, por exemplo, a um app, mas precisa pagar caso queira mais funcionalidades do que as disponibilizadas.

Na internet, são muitos os aplicativos e programas que usam esse modelo.

Como eu disse no início desse texto, os tipos de negócios são vários, e você deve optar pelo modelo que faz mais sentido para você.

Mas como desenvolver um modelo para o meu negócio?

É bem provável que você tenha se interessado por mais de um modelo e não conseguiu definir com qual quer trabalhar.

Se esse for o seu caso, é hora de organizar suas ideias.

Primeiro, foque em um nicho específico. Restrinja seus clientes e descreva-os com precisão. Quem eles são? Como consomem?

Não complique demais, simplifique. Você precisa conseguir explicar o seu negócio em dez palavras (ou menos).

E, é claro, busque inspiração. Existem muitas empresas funcionando por aí que podem te inspirar a determinar qual o melhor modelo de negócio.

Uma vez que você tenha uma ideia clara, pode começar a desenvolver um modelo mais elaborado para o seu negócio.

O Canvas é uma ferramenta estratégica bastante popular, usada por organizações de quaisquer níveis e nichos para auxiliar a elaborar um modelo de negócio.

Basicamente, é um quadro onde você deve registrar as seguintes informações:

  • O seu segmento de mercado;
  • A sua proposta de valor;
  • Os canais de distribuição;
  • Estratégias de relacionamento com os clientes;
  • Fontes de receita;
  • Recursos principais;
  • Atividades-chave;
  • Principais parcerias;
  • Custos estimados.

Deixe de lado o medo de errar! Eu recomendo que você preencha usando post its, assim vai poder alterar o que quiser, quando for necessário. 

Entendeu o que são tipos de negócios? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo nas redes sociais que eu te ajudo!

Aproveite para conferir meu texto sobre as habilidades que precisamos ter para empreender no Brasil.

Amanda Pereira Santos

Amanda Pereira Santos

Publicitária e Pós-Graduanda em Influência Digital, tem um Nanodegree em Marketing Digital, uma specialization em Creative Writing certificada pela Wesleyan University e uma formação em Fashion Business. Atualmente, trabalha principalmente com produção de conteúdo e redação publicitária.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro