Tipos de negócios: você sabe quais são?

Tipos de negócios: você sabe quais são?

Se você está pensando em abrir um novo negócio, provavelmente já ouviu falar em tipos de negócios.

Existem inúmeros modelos de negócios e o ideal é que você escolha o mais rentável e prazeroso para você. 

Quer aprender a desenvolver um modelo para o seu empreendimento? Pode deixar que eu te ensino tudo sobre tipos de negócios!

Os principais tipos de negócios

Dentre os principais modelos de negócios, podemos destacar o  de solução individualizada, o multicomponente, o líder de mercado, o freemium e o impressora e toner.

Modelo de solução individualizada 

O modelo de solução individualizada refere-se à prestação de serviços exclusivos e personalizados para cada cliente.

Você deve analisar os problemas e as dores do seu consumidor para deixá-lo satisfeito de acordo com suas necessidades específicas.

Um exemplo são os famosos serviços de consultoria, adaptados para atender os mais variados clientes.

Modelo multicomponente 

Um grande exemplo é a Coca-Cola.

São empresas cujos produtos estão em vários lugares diferentes e são vendidos por valores distintos dependendo de onde são comercializados.

Modelo líder de mercado 

É aquela marca que lidera o mercado, como a Apple.

Seus produtos são inovadores e atrativos para os clientes.

Geralmente, os valores também são mais altos.

Impressora e toner

Nesse modelo, o produto ou serviço exige “recargas”.

Ou seja, o consumidor precisa continuar comprando produtos ou serviços auxiliares para usufruir do mesmo.

Como a venda não é um evento único, há um fluxo de receita ao longo do ciclo de vida do produto.

Modelo freemium

É quando o serviço é prestado de maneira gratuita, no entanto até certo ponto.

O cliente recebe acesso grátis, por exemplo, a um app, mas precisa pagar caso queira mais funcionalidades do que as disponibilizadas.

Na internet, são muitos os aplicativos e programas que usam esse modelo.

Como eu disse no início desse texto, os tipos de negócios são vários, e você deve optar pelo modelo que faz mais sentido para você.

Mas como desenvolver um modelo para o meu negócio?

É bem provável que você tenha se interessado por mais de um modelo e não conseguiu definir com qual quer trabalhar.

Se esse for o seu caso, é hora de organizar suas ideias.

Primeiro, foque em um nicho específico. Restrinja seus clientes e descreva-os com precisão. Quem eles são? Como consomem?

Não complique demais, simplifique. Você precisa conseguir explicar o seu negócio em dez palavras (ou menos).

E, é claro, busque inspiração. Existem muitas empresas funcionando por aí que podem te inspirar a determinar qual o melhor modelo de negócio.

Uma vez que você tenha uma ideia clara, pode começar a desenvolver um modelo mais elaborado para o seu negócio.

O Canvas é uma ferramenta estratégica bastante popular, usada por organizações de quaisquer níveis e nichos para auxiliar a elaborar um modelo de negócio.

Basicamente, é um quadro onde você deve registrar as seguintes informações:

  • O seu segmento de mercado;
  • A sua proposta de valor;
  • Os canais de distribuição;
  • Estratégias de relacionamento com os clientes;
  • Fontes de receita;
  • Recursos principais;
  • Atividades-chave;
  • Principais parcerias;
  • Custos estimados.

Deixe de lado o medo de errar! Eu recomendo que você preencha usando post its, assim vai poder alterar o que quiser, quando for necessário. 

Entendeu o que são tipos de negócios? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo nas redes sociais que eu te ajudo!

Aproveite para conferir meu texto sobre as habilidades que precisamos ter para empreender no Brasil.

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Negócios

Amanda Pereira Santos

Amanda Pereira Santos

Publicitária e Pós-Graduanda em Influência Digital, tem um Nanodegree em Marketing Digital, uma specialization em Creative Writing certificada pela Wesleyan University e uma formação em Fashion Business.Atualmente, trabalha principalmente com produção de conteúdo e redação publicitária.

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Otimizado por Lucas Ferraz.