5 Dicas para organizar a parte financeira da sua empresa

5 Dicas para organizar a parte financeira da sua empresa

Gerenciar e organizar as finanças da empresa é fundamental para a sobrevivência a longo prazo do negócio. Trata-se de mais do que apenas acertar os números: envolve uma grande capacidade analítica e habilidade para tomar decisões estratégicas apropriadas.

À medida que a empresa cresce, alcançar um bom controle e gerenciamento adequado requer um gerente financeiro experiente ou até mesmo uma equipe dedicada de um escritório contábil. O sucesso de qualquer negócio é baseado na boa gestão.

A boa gestão financeira é o eixo central de qualquer empresa. Confira as nossas dicas:

 

1- Ter um administrador financeiro treinado: o papel do administrador financeiro é de vital importância para a empresa. A má execução das decisões financeiras ou o capital mal investido podem levar a sérias complicações. É super aconselhável contratar um escritório de contabilidade com um gerente financeiro experiente. A gestão contábil e econômica rigorosa é muito mais benéfica para a empresa do que o custo associado a ela.

 

2- Analise periodicamente os índices financeiros: dessa forma, você pode medir os principais aspectos econômicos da empresa. Os índices mais significativos são a rentabilidade econômica e financeira, geração de fluxo de caixa, índice de endividamento e autonomia financeira da empresa.

 

3- Analise regularmente as demonstrações financeiras: a análise das demonstrações financeiras permite monitorar a saúde do negócio e compará-lo com períodos anteriores ou com a concorrência. Fazer com que a empresa tenha uma estrutura financeira equilibrada irá melhorar sua capacidade de negociação, o custo da dívida e ajudá-lo a tomar as decisões apropriadas.

 

4- Esteja ciente das opções de financiamento: ser bem instruído e ter ferramentas de financiamento permitirá investir e expandir seus negócios. Para isso, é importante ter informações financeiras bem preparadas, pois é a carta de apresentação do empreendedor perante as instituições financeiras, potenciais investidores ou órgãos públicos para solicitar financiamento.

 

5- Ter um fundo em caso de emergências: o valor depende do tamanho e atividade da empresa. Em geral, recomenda-se ter pelo menos o equivalente a 3 meses de despesas operacionais como reserva. Esse dinheiro não deve ser mantido em uma caixa ou na empresa, mas em um instrumento financeiro que lhe dê lucros.

Tags

Dicas Empresa Financeira Organizar

Raphael Nunes

Raphael Nunes

Analista de SEO, viciado em games, RPG, leitura e cultura japonesa.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.