Resiliência, o papel da gestão de pessoas

Resiliência, o papel da gestão de pessoas

Um profissional possuir empatia significa ter capacidade de se colocar no lugar do outro, entender suas emoções, dificuldades, prazeres e sonhos. Entender um ser humano não se especifica em seus talentos e técnicas, pois passa pelo seu perfil e natureza de negócio. Uns são mais aptos a sensibilizar-se com interesses em comuns, outros com o modelo de negociação. Passar uma imagem profissional necessita de diretrizes eficientes, ou seja, da gravata para o jornalista, do casaco para o açougueiro.

O comportamento é avaliativo a todo instante: do café da quitanda até um relatório para a diretoria entregue pela secretária. Saber portar-se em diversos cenários é um adjetivo profissional e esse tem efeito positivo para sua abordagem na recolocação profissional.

Talvez o desemprego seja o maior obstáculo que um indivíduo pode passar, necessidades de mantimento, fisiológicas, sociais e psicológicos estão nas Necessidades de Maslow e nas rotinas que se faz da vida. O ser humano cria necessidades pelo constaste do marketing e da imagem de “normal” imitando celebridades, influenciadores e pessoas de renome, mas também necessidades obrigatórias como segurança e alimentação, ter consciência sobre como fazer saudavelmente e cumprindo regras podem ser um verdadeiro tabu.

A identificação com a área de trabalho monitorada por testes pode ser falha e a transição de carreira pode acabar sendo o maior problema em sua vida, isso não pode abalar os ânimos, pois precisa seguir firme e forte. Haverá sempre novos mundos a conquistar e novas perspectivas, pois arregaçar as mangas para começar novamente faz parte de quem sonha alto e acredita no que deseja.

Em processos de recrutamento para lideranças, um perfil muito procurado é o líder que sabe lidar com problemas de seus mais variados modelos. A gestão de conflitos é uma peça fundamental para a “engrenagem” continuar rodando. O líder precisa identificar ações efetivas para mudanças rápidas ou adaptações necessárias, testes em equipe, testes individuais, enfim, são vários modos para se encontrar um profissional capacitado e desenvolvido.

A pressão do cotidiano “não é mole”. Encarar documentos empilhados sobre sua mesa e ter de resolvê-los por um prazo já definido pode tirar sua paciência, não se esqueça: o profissional eficiente possui qualidade, credibilidade, confiança, empatia e resiliência. A motivação precisa vir de dentro para fora. Onde você está e aonde quer chegar?

Definir metas é um excelente começo até mesmo se és inexperiente ou possui sólida experiência. Você pode ter extensões, pós-graduações, passagens por diversos setores, formação internacional e ainda será um ser humano com capacidade de se reinventar, ter novos gostos, estilos e objetivos para o futuro. Não se perca no tempo nem no prazo, abrace a sua ideia e cative novas possibilidades.

A gestão de pessoas tem papel fundamental na união entre equipes de mesma empresa, corporações distintas, do mesmo conglomerado. Fazer com que “flamenguistas” e “corintianos” joguem no mesmo time é um papel decisório e contundente para um gestor, afinal, se somos brasileiros basta uma paixão em comum, no exemplo o futebol, para unir corações, esforços mútuos e demonstrar nossa colaboração.

Tags

#gestãodepessoas #metasparacrescer #resiliência

Thales Kroth de Souza

Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, formado em Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, graduando em Gestão Financeira e Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Palestrante pela ODAC - Organização do Aluno Consciente, Voluntário na ONG Parceiros Voluntários e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária.Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado.Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.