Vender uma empresa não é uma tarefa fácil: é algo que exige preparação, planejamento e muita atenção aos detalhes.
Por isso, vamos dar 5 dicas para passar por esse processo. Confira:
1. Planeje-se com antecedência
Sua empresa precisa ser preparada para a venda. Isso quer dizer que você não pode pensar “quero vender minha empresa” em um dia e coloca-la a venda no outro. É preciso maximizar o valor de sua empresa e deixa-la atrativa para o mercado. Por isso, tudo deve ser feito com antecedência.
2. Tome uma decisão consciente
Sua decisão de vender empresa não é importante apenas para você, mas também para quem vai comprar. Afinal, a maioria das pessoas se sentiria insegura de comprar uma empresa de alguém que está vendendo por uma baixa do mercado, mas não teria problemas em comprar de quem está apenas concluindo sua carreira empresarial.
3. Prepare seu negócio para a venda
A partir do momento que você colocar o anúncio “vendo loja” no se negócio, vão aparecer potenciais compradores cheios de dúvidas sobre ele. Esteja bem preparado para recebê-los: organize os documentos que mostrem a evolução da empresa e suas perspectivas. Dar sua palavra não é o suficiente na hora de vender empresa!
4. Determine um preço
Assim que pensar na venda do negócio, você com certeza já vai ter um valor em mente. Mas não se baseie em suas opiniões: o valor de uma empresa é influenciado por muitos fatores. Um avaliador de negócios pode ajudar muito nesse momento.
5. Encontre compradores
Anuncie sua venda onde puder, como em sites especializados, redes sociais e até mesmo nos veículos de comunicação da sua cidade.
Com essas 5 dicas, a venda da sua empresa será mais simples e não trará tantas dores de cabeça – nem para você, nem para o comprador!