Qual a diferença entre publicidade e propaganda? Veja qual é melhor para seu negócio

Qual a diferença entre publicidade e propaganda? Veja qual é melhor para seu negócio

Você já se perguntou qual a diferença entre publicidade e propaganda? 

Bom, estes dois termos geram bastante confusão na mente dos empreendedores, estudantes de comunicação e profissionais de marketing iniciante, apesar de serem palavras bem parecidas, a imagem que vem na mente são semelhantes, mas ambas possuem diferenças relevantes.

Por essa razão, hoje, nosso objetivo é esclarecer de uma vez por todas o que é publicidade e o que é propaganda. Ressaltando assim, as principais diferenças entre estes termos e te orientando sobre quando usar um ou outro em suas estratégias de marketing. 

Definição de Publicidade

Publicidade é o nome dado a uma estratégia de marketing e divulgação que tem como objetivo realizar a promoção de marcas, serviços e produtos. Logo, tal estratégia usa diferentes  meios de comunicação que podem ser online ou offline.

Alguns dos canais onde a publicidade pode ser executada são: anúncios online, rádio, televisão, jornais, mídias sociais, entre outros. O uso correto desta ferramenta é capaz de aumentar a visibilidade da marca, aumentar vendas ou participação no mercado.

Uma vez que, sua função principal é propagar mensagens que cumpra os objetivos da empresa e, assim, atingir o público-alvo do negócio. A saber, a palavra publicidade vem do latim publicus, e refere-se diretamente ao termo “tornar público”.

“1984” – Apple

Um belo exemplo de publicidade é a campanha “1984” – Apple.  uma das campanhas publicitárias mais icônicas e influentes da história da publicidade. Ela foi criada pela agência de publicidade Chiat/Day para a Apple Inc. e foi ao ar durante o Super Bowl XVIII em 22 de janeiro de 1984. 

Essa campanha foi projetada para lançar o computador pessoal Macintosh, que foi o primeiro computador da Apple a apresentar uma interface gráfica do usuário com o revolucionário mouse. O anúncio “1984” foi inspirado no livro “1984”, de George Orwell.

Tal publicidade foi extremamente bem-sucedida e ganhou muitos prêmios, incluindo o prestigioso prêmio Grand Prix no Festival Internacional de Publicidade de Cannes. 

Ela é frequentemente citada como uma das melhores propagandas de todos os tempos e um exemplo clássico de como a publicidade pode ser usada para criar um impacto cultural, emocional, promovendo um produto e criando uma legião de “seguidores fiéis da marca”. 

Link publicidade: https://youtu.be/dAJRvgVOD_M

Veja também: publicidade: a primeira impressão da marca é a que fica?

Definição de Propaganda

Agora que você já entendeu o que é publicidade, vamos entender melhor a que se refere o termo propaganda. A saber, tal conceito é bastante abrangente e pode ser difícil explicá-lo resumidamente.

Em primeiro lugar é importante deixar claro que propaganda está diretamente ligada à prática de anunciar, ou seja, espalhar informações e ideais sobre instituições, campanhas políticas, crenças, etc. Tal prática tem sempre uma audiência pré-estabelecida como foco.

Os objetivos principais da propaganda é persuadir e influenciar o público em relação a um assunto específico ou causa. Logo, pode-se aplicar esta estratégia em qualquer área, e não apenas nos negócios. 

Alguns dos tipos de propagandas são: 

  • Propaganda política;
  • Ideológica;
  • Governamental;
  • Social;
  • Institucional;

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“Somos produtos da natureza” – Natura

A propaganda institucional “Somos produtos da natureza” criada pela empresa Natura tinha como objetivo, não apenas promover sua linha de produtos, mas também propagar seus valores. Por essa razão, a propaganda usava uma linguagem bem objetiva, ressaltando a importância de mantermos uma conexão com a natureza. 

Lembrando que a empresa Natura sempre prioriza transmitir em suas propagandas os valores e a missão da marca. A razão para isso é, justamente, o fato de a empresa ter como missão a promoção da sustentabilidade.

Link propaganda:  https://youtu.be/nzDdYZBOWlI

Leia também: Como a mídia OOH impacta os consumidores?

Mas afinal, qual a diferença entre publicidade e propaganda

Bom, agora você deve está se questionando: afinal, qual a diferença entre publicidade e propaganda, não é mesmo? Calma, que agora vamos te explicar essa diferença de maneira bem simples.  

A saber, a publicidade está voltada diretamente a promoção de serviços e produtos de uma empresa, tendo como principal objetivo convencer o público-alvo a adquirir um produto. Enquanto que a propaganda, como já mencionamos anteriormente, tem como foco propagar, isto é, disseminar uma mensagem, esta pode ser ou não comercial. 

Então, viu só como é fácil diferenciar tais conceitos? Agora, para ficar ainda mais claro, vamos de exemplo. Dessa vez, vamos usar o Banco Itaú. O primeiro exemplo é de uma publicidade da empresa para divulgar o serviço de assistência para pet. Na ocasião, o banco criou um pequeno vídeo divertido para chamar atenção do seu público-alvo.

Já no segundo exemplo temos a propaganda de final de ano de 2022: “2023 é feito com você” do Itaú. Na ocasião, o foco principal da propaganda era transmitir a mensagem de que é necessário existir respeito entre os indivíduos de uma sociedade. 

Qual a melhor para seu negócio?

Tanto a publicidade como a propaganda são excelentes ferramentas para promover um negócio. Apesar de possuírem abordagem diferentes podem, sim, usá-las em conjunto ou de maneiras distintas, a depender do objetivo da empresa.

Assim sendo, se seu objetivo é comunicar ao seu público sobre o lançamento de um novo serviço ou produto, aumentar a visibilidade da sua marca, atrair clientes novos e informar sobre promoções e ofertas especiais, você deve recorrer a publicidade. 

Lembrando que, a publicidade encontra-se dentro do abrangente mundo da propaganda, a saber, a propaganda comercial.  Contudo, você pode recorrer especificamente a propaganda, quando o objetivo do seu negócio for conscientizar sobre questões sociais ou ambientais, e também quando desejar comunicar valores, missão e visão da sua empresa. 

Ademais, é importante, antes de definir em qual estratégia investir, realizar um benchmark, para ficar a par sobre quais  estratégias seus concorrentes têm investido e se estas estão trazendo resultados. Dessa forma, você terá uma visão mais clara sobre quais as melhores estratégias para investir. 

Contudo, é importante deixar claro que independentemente de ser a propaganda ou publicidade,  ambas precisam de planejamento para que possam alcançar o público-alvo certo e consiga transmitir a mensagem de maneira clara e persuasiva.

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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