Pesquisa reforça a importância da Inteligência de Mercado no cotidiano das agências

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Uma pesquisa realizada pela agência Verbo Comunicação com estudantes e profissionais recém-formados que atuam na área de comunicação revelou os hábitos de consumo de informação, entretenimento e mídia deste público, bem como seu perfil profissional. Intitulada “Quem é o profissional do Futuro?”, a pesquisa foi feita durante o Connect ESAMC, a Semana de Comunicação da faculdade sorocabana, que aconteceu entre os dias 5 e 11 de maio.

A agência foi uma das convidadas a participar do evento e, por meio de sua área de Inteligência de Mercado, desenhou uma pesquisa com o propósito de explorar os hábitos e o desvendar o perfil profissional do público participante da semana. Após a coleta de dados, os profissionais traduziram as respostas em insights sobre o tema.

O estudo mostrou, por exemplo, que apesar de a TV aberta concentrar 19 vezes mais anunciantes do que a TV fechada (fonte: Kantar Ibope Midia 2017), no público pesquisado a TV on demand, como a Netflix, tem presença superior à da TV fechada, que por sua vez é mais presente do que a TV aberta. “Identificamos que o poder está, cada vez mais, nas mãos do usuário, que prefere aproveitar seu tempo consumindo o conteúdo que ele mesmo escolheu, na hora e nodevice que deseja”, revela Ligia Falleiros, da área de Inteligência.

Outros dados da pesquisa dizem respeito ao uso de celular, com 73% considerando o smartphone item obrigatório no dia a dia e 96% acessando o aplicativo WhatsApp diariamente. O estilo de entretenimento do público se mostrou mais intimista, já que a maioria prefere ficar em casa na companhia de amigos.

A experiência parece ser a palavra do momento uma vez que quase 70% acredita que “marketing de experiência”, ou seja, utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los, impactará a forma de fazer comunicação no futuro.

Com relação ao mercado de trabalho, o resultado mostrou quais os fatores que mais motivam o público da nova geração. “Concluímos que a atração e retenção de talentos se dá para além dos tradicionais cargos e salários, mas passam pelo equilíbrio com a vida pessoal e a vivência de diferentes experiências”, explica Camila Araújo, da área de Planejamento da Verbo.

Em resumo, a pesquisa revelou que o profissional do futuro da área de comunicação é aquele que consegue se adaptar rapidamente às grandes mudanças comportamentais e tecnológicas, que possua pensamento estratégico e perfil analítico e consiga trabalhar de forma multidisciplinar.  “Entender um pouco de tudo se torna mais atrativo e interessante do que ser especialista em uma coisa só”, afirma Camila.

Para ela a pesquisa também reforça a meta da agência em continuar a ser uma empresa atrativa. “Com os resultados podemos criar novas políticas de endomarketing que se adequem às necessidades do nosso público interno, seja em formato de trabalho ou estratégia de comunicação interna”, finaliza.

A Verbo é considerada uma das melhores agências para se trabalhar no Brasil segundo a 4ª Edição do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar realizado pelo GPTW –  Great Place to Work em conjunto com a ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

A importância da Inteligência de Mercado

Quando se fala em profissional do futuro também é preciso refletir como as empresas se enxergam neste novo cenário. E é aí que entra a importância da área de Inteligência de Mercado, que já é bastante explorada no ambiente empresarial, e passou a ocupar um papel fundamental nas agências de publicidade.

Também chamada de inteligência competitiva, trata-se de um trabalho focado em análise de dados e informações com o objetivo de direcionar as estratégias do negócio para resultados mais assertivos.

O Diretor da Verbo Comunicação, Rodrigo Figueiredo explica que como força competitiva, a inteligência de mercado entra no início e ao final da execução dos trabalhos. “O que a gente fez foi trazer o universo do business para dentro da agência de forma estruturada. Dados são o ponto de partida e de chegada de todas as nossas ações. Lançamos campanhas baseadas em dados e definimos os indicadores para avaliar se aquela entrega foi eficiente ou não”, afirma.

Na prática, os profissionais que trabalham na área de inteligência dentro das agências estão atentos às tendências, para manter os clientes atualizados, saber para onde o mercado está remando, o que os concorrentes estão fazendo e analisar diversos tipos de dados e informações.

Ligia enfatiza a importância deste trabalho como base para as tomadas de decisões. “Não basta entregar números para os clientes. O que nossa área tem feito é investigar e interpretar esses números, e levar as oportunidades que estão por trás”, disse.

O resultado da junção da inteligência de mercado e criatividade, característica própria dos profissionais que atuam nesse meio, tem feito com que as agências atuem como verdadeiros parceiros estratégicos de negócios.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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