Entenda como funciona uma agência de marketing digital

Entenda como funciona uma agência de marketing digital

De uma opção especializada até mesmo aquela que oferece serviços variados, uma agência de marketing digital tem várias atribuições. Mas você sabe exatamente quais são elas e quais são os departamentos internos? Preparamos este artigo para você esclarecer todas essas dúvidas!

Para desempenhar um papel eficiente de liderança, é fundamental entender como funciona uma agência de marketing digital. Afinal, apesar de ser um assunto em alta e cada vez mais procurado pelo mercado, nem todo mundo sabe exatamente quais são as funções e os serviços que devem ser oferecidos pelas empresas que trabalham dentro desse segmento.

Ao mesmo tempo, a transformação digital exige uma mudança por parte do mercado, que busca por ajuda especializada para fortalecer, por exemplo, a sua presença digital. Mas, na prática, quais são as atribuições de uma agência? Quais são os departamentos necessários para um trabalho completo e as diferenças entre full-service e especialista?

Preparamos este artigo com tudo o que você precisa para responder a esses questionamentos e entender definitivamente como funciona uma agência de marketing digital. Nele, você vai encontrar:

  • o que faz uma agência de marketing digital?
  • Agência full-service ou especialista?
  • Quais os departamentos e profissionais que atuam em uma agência?
  • Agência de marketing digital e agência offline: quais as diferenças?

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que faz uma agência de marketing digital?

Na prática, uma agência de marketing digital tem como objetivo desenvolver estratégias de comunicação online para outras empresas que não têm capacidade ou mesmo recursos para isso. O suporte deve ser em ações técnicas, analíticas e até mesmo criativas a fim de gerar diferentes experiências digitais para fortalecer a presença da marca nos mais variados canais.

Independentemente do propósito, a ideia é criar campanhas que estabeleçam a comunicação entre a marca e a sua audiência a partir de diferentes abordagens. A tática pode ser orgânica ou paga, com resultados a curto ou longo prazo, para atrair clientes e promover produtos ou apenas fortalecer a presença digital. As possibilidades são variadas.

Agência full-service ou especialista?

Existem diferentes tipos de agência de marketing digital. Há aquelas que oferecem diversos serviços e fazem o trabalho completo — conhecidas como full-service. Para esse modelo, é necessário contar com uma equipe muito mais completa e diversificada, bem como ferramentas que entreguem uma solução mais completa aos clientes.

Afinal, de que adianta anunciar que todos os serviços são contemplados e não os entregar? Assim como as oportunidades de trabalho podem surgir em maior quantidade, a responsabilidade também é consideravelmente maior para a agência.

Já uma agência especialista tem um conceito diferente. Em vez de atuar em variadas áreas da comunicação, o foco é em uma ou duas especialidades. A empresa pode ser, por exemplo, referência em dar o suporte para criar anúncios de Facebook e aumentar o tráfego originário desse canal e o engajamento com a audiência.

Quais os departamentos e profissionais que atuam em uma agência?

Alguns departamentos e áreas devem fazer parte de uma agência de marketing digital e, por isso, listamos os principais deles. Confira!

Gestão na web

Uma das funções mais requisitadas de uma agência de comunicação é o gerenciamento de uma marca na internet, algo fundamental para se manter relevante. Mais do que ter uma página nas redes sociais ou investir em um site próprio, é preciso saber utilizar esses canais. A agência, portanto, surge como opção para realizar esse desafio.

Desenvolvimento de produto

Como falamos, a criatividade também é parte importante e o desenvolvimento de produtos é mais um serviço comum nas agências. Pode ser com a criação da identidade de uma marca ou mesmo o desenvolvimento de um site ou blog para o cliente. A tecnologia também desempenha um papel relevante dentro dessa função, já que alguns sistemas exigem maior complexidade.

Comunicação digital

A comunicação também é outro serviço muito comum oferecido pelas agências. Afinal, explorar os múltiplos canais digitais não é uma tarefa tão simples para uma empresa que tem outras responsabilidades em sua rotina. Sendo assim, a agência é solicitada para cuidar do contato nas redes sociais, estratégias de email marketing e outros canais.

Vendas

Uma agência de marketing digital também deve oferecer serviços que contribuam para o aumento nas vendas dos seus clientes. São ações mais diretas que buscam aumento de conversões dentro de uma página. Pode ser uma campanha direcionada para que o usuário chegue até uma landing page exclusiva para conversão.

Outra tática muito comum é entender os padrões de comportamento de cada consumidor para direcionar produtos e serviços pelos quais ele tenha mais interesse. Um usuário entrou no seu e-commerce, navegou pelas páginas, fez um carrinho, mas não comprou? O marketing digital entra com o disparo de mensagens para incentivar a finalização a compra, oferecendo, por exemplo, um cupom de desconto.

Agência de marketing digital e agência offline: quais as diferenças?

Uma agência de marketing digital não pode ser confundida com outra que tenha o seu foco em ações offline. Ou seja, veiculação de anúncios em canais de mídia tradicionais, como revistas, jornais, televisão e outros espaços. O tipo de serviço entregue é completamente diferente, já que nem mesmo fatores como os dados e informações são comparáveis entre os dois modelos.

Em um mercado cada vez mais conectado, é fundamental entender quais são as funções exercidas por uma agência de marketing digital. Dessa forma, se torna possível alcançar um lugar de maior destaque dentro de um cenário de alta competitividade. A boa notícia é que existem inúmeras maneiras e ferramentas para otimizar ainda mais a gestão de uma agência.

Que tal dar o próximo passo e tornar a sua agência de marketing digital ainda mais completa e eficiente? Além das diferentes atribuições e serviços, é fundamental contar com as ferramentas adequadas para gerenciar todos os departamentos. Faça um teste gratuito com o iClips e descubra como a solução potencializa os seus resultados!

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William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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