Marketing de Experiência

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A internet permitiu que muitas empresas tivessem a grande oportunidade de se aproximar de seus clientes ou potenciais. Entretanto, os tempos são outros e se antes bastava uma simples chamada anunciando descontos para que a empresa aumentasse as suas vendas, atualmente o público passou a buscar algo a mais.

Você deve estar se perguntando o por quê o consumidor procuraria outra coisa, quando o que ele mais deseja é anunciado, não é mesmo? Mas acontece que o desconto se tornou algo comum nos dias atuais e qualquer empresa pode fazer isso. Logo, o consumidor deseja mais do que uma compra econômica, ele tem o desejo de conquistar uma experiência de compra que seja, de fato, gratificante.

Justamente por isso que tanto se fala no marketing de experiência, que seria a “ferramenta” que usa das emoções do cliente, para que consiga sua fidelização.

Deseja saber outras informações sobre essa ferramenta?

O que é Marketing de Experiência?

Considere o marketing de experiência uma ferramenta que tem o potencial de engajar o seu público. Contudo, ao contrário de outras vertentes do marketing, o objetivo dele é trabalhar de forma direta com as emoções dos consumidores.

Como o próprio nome diz, essa ferramenta tem como técnica proporcionar uma experiência que seja gratificante ao consumidor, e justamente por isso que será trabalhada a influência emotiva das pessoas. Logo, o objetivo é que inicie o seu processo de venda com intuito de criar estímulos que geram influência emotiva.

Dessa influência emotiva é possível proporcionar uma experiência de compra a qual seja interessante ao consumidor. Assim, se torna possível fazer com que os novos clientes criem uma espécie de vínculo com a marca, produto ou serviços.

O interessante do marketing de experiência é que assim como o marketing que é tido como tradicional, ele também possui “técnicas” que podem melhorar sua estratégia de ação. Essas técnicas são chamadas de 3 V’s (como o caso dos 4 P’s do marketing tradicional e também 8 P’s do marketing digital) e representam a verdade, a vontade e o valor – sendo cruciais para trabalhar com a experiência.

Os 3 V’s do Marketing de Experiência

Para que consiga desenvolver o marketing de experiência em sua empresa há a necessidade de trabalhar com três aspectos ou ferramentas, que são chamadas de 3 V’s. Esses três aspectos seriam a verdade, a vontade e o valor, e juntos são capazes de desenvolver ações eficientes na busca por gerar emoções no cliente.

A começar pela verdade, que seria uma das características ou aspectos de mais relevância na aplicação do marketing de experiência e isso porque não existem consumidores que aceitam viver uma mentira ao fazer uma compra. O produto ou serviço que você oferece precisa atender as necessidades e anseios de seus consumidores, caso contrário é provável que prejudique o processo de vendas.

Já a vontade seria o segundo aspecto que permite melhorar o desenvolvimento da experiência de compra. Para que o consumidor faça a compra de produtos e serviços da sua empresa ele precisa ter vontade de consumir, e essa vontade se torna mais forte principalmente após a confirmação da verdade. Se o produto e serviço oferecido condiz com a promessa, é natural que o consumidor o deseje.

Por último, o valor, que fecha o ciclo de aplicação do marketing de experiência. O valor precisa ser gerado no momento que o consumidor tem a experiência de comprar algo da sua empresa. Contudo, o valor também pode se referir ao que o cliente sentiu em um primeiro momento ao iniciar o contato com a empresa, e por isso é tão importante, pois será determinante para a realização da venda.

Juntos, os 3 V’s são capazes de proporcionar uma experiência sem igual para os seus clientes, tendo grande chance de engajar, fidelizar e conquistar os clientes.

Como aplicar o Marketing de Experiência na sua Empresa

Por mais simples que o marketing de experiência possa parecer na teoria, há a necessidade de entender que a sua aplicação na rotina da sua empresa se torna mais complexa, sendo crucial usar ações eficientes para melhor as fidelizações.

Contudo, exagerar no número de ações também pode ser um caminho errôneo na aplicação dessa ferramenta na sua empresa, por isso o ideal é que realize um planejamento de marketing antes mesmo de começar desenvolver essas ações.

Mas para te ajudar, separamos dicas para que use o marketing de experiência:

  • existem diferentes tipos de experiências para que comece a criar as suas estratégias: os sentidos, sentimentos, pensamentos, ação e identificação.
  • tenha em seu site diferentes canais de comunicação, permitindo que esse contato com seus clientes seja mais amplo e frequente, iniciando a ação.
  • você pode fazer uso de diferentes ferramentas de comunicação, tanto as online (e-mail e chats online), como as offline (como por exemplo o SAC).
  • antes de tudo, comece internamente. Faça com que sua equipe entenda o poder da comunicação com o cliente, para geração de boa experiência.
  • mostre a sua equipe os motivos que fazem do marketing de experiência uma estratégia interessante para a sua empresa, gerando o engajamento.
  • tente inovar com frequência, seja na forma como se comunica com o seu cliente, ou na maneira como oferece o seu produto. A Inovação é crucial.
  • Não vá com muita sede ao copo. Entenda que está lidando com pessoas e que elas são reais e logo as emoções geradas também precisam ser reais.

Comece a planejar a inserção do marketing de experiência em sua empresa e a partir disso pode trabalhar a questão de aumentar o seu relacionamento com o público-alvo. Entenda que essa relação precisa gerar credibilidade e então fazer com sua imagem seja bem vista no mercado, que facilita em novas fidelizações.

Pense na necessidade de utilizar a emoção dos clientes a seu favor, tendo ampla possibilidade de conquistar a sua confiança, assim como engajá-los. Assim, há a chance de aumentar sua base de clientes e ainda fazê-los “trabalhar” a favor da sua empresa. Afinal, quando uma pessoa tem uma boa experiência ao comprar um produto, é comum que compartilhe isso com os seus amigos e os familiares.

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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