Inteligência Artificial: Como ela vai substituir o profissional de marketing?

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Inteligência artificial ou no inglês Artificial Intelligence (AI), vai substituir você em alguma tarefa do seu trabalho, e isso pode ser um problema.

 

Sim, o profissional de marketing como conhecemos hoje, está próximo do fim. Em seu texto Programação é o novo inglês, Ana Maria Diniz, esclarece a importância do conhecimento básico de programação, que será fundamental para profissionais desde economistas até médicos, e que já é uma realidade para nós profissionais de marketing digital.

Hoje já temos algoritmos que produzem textos muito mais rápidos que qualquer redator. Para se ter uma ideia Sverker Johannson, professor de ciências e que possui formação em linguística, engenharia civil, economia e física, é o autor que mais contribui para a Wikipédia: suas contribuições correspondem a 8,5% do acervo total da plataforma.

Os 2,7 milhões de artigos, só foram possíveis graças a ajuda do seu robô Lsjbot. Metade das edições realizadas no site, são feitas por robôs.

De uma forma bem simples, vamos tratar “robôs” como um código que faz ações repetidas e “inteligência artificial”, como um algoritmo que é capaz de aprender conforme é submetido a novos dados.

O impacto da Inteligência Artificial no Marketing

A inteligência artificial do Google está sempre aprendendo. Toda vez que alguém faz algo na internet, o sistema adquire mais conhecimento. E, aplicando isso a favor do consumidor, é possível criar um mapa incrível de comportamentos online e intenções de compra.

Isso poupa centenas de horas de nós profissionais de marketing, já que a (AI) organiza informações como: repetição de comportamento, captação de sinais para antecipar necessidades, entendimento do padrão de navegação para sugerir assuntos do seu interesse, reconhecimento de imagens através do big data e geolocalização.

Isso são informações preciosas nas mãos da equipe de marketing, que vai poder tratar cada usuário individualmente, já que é possível coletar dados individuais dos usuários que acessam a plataforma.

Dessa forma, é possível poupar recursas financeiros e concentrar todos os nossos esforços no que realmente traz resultados para a empresa.

No mês de maio foi criado Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), formada por 19 empresas, entre elas: Baidu, Docbot, Stilingue e Nexus Edge, visam potencializar o uso da Inteligência Artificial no Brasil.

Inteligência Artificial também foi um tema muito abordado no ProXXIma que ocorreu em maio deste ano.

Isso mostra quão importante é para um profissional de marketing, ter habilidades em linguagem de programação (algo que não está presente em nossa formação), pois quando associadas aos nossos conhecimentos sobre comportamento humano e estratégias de mercado, pode ser um grande trunfo para alcançarmos o sucesso da nossa estratégia.

E você, tem conhecimento em alguma linguagem de programação? A inteligência artificial será uma inimiga ou aliada?

William Mendes

William Mendes

Atua há 10 anos na área de marketing, atendendo empresas do Brasil, China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Experiência com: SEO, Facebook ADS, etc.

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