É possível mudar a forma como se fala da IA e do futuro do trabalho?

É possível mudar a forma como se fala da IA e do futuro do trabalho?

Desde que a inteligência artificial começou a ser implantada nas empresas, muito se questiona a respeito de como essa tecnologia afetará os empregos, não é mesmo? Essa preocupação não é à toa, afinal de contas as estatísticas sugerem que 80% dos empregos de TI, por exemplo, serão substituídos pela IA. É claro que isso ajuda e muito a propagar todo esse medo. 

 

No entanto, é necessário parar um pouco de pensar nessa tecnologia como um problema, e passar a enxergá-la como uma oportunidade. Ou seja, ao invés de focar na interrupção que isso causará, é muito melhor concentrar as energias na exploração da inteligência artificial como uma oportunidade para melhorar a força de trabalho e considerar quais seriam as soluções para que seja possível se preparar cada vez mais para essa alteração. 

 

Ao fazer essa mudança, será possível perceber que, na verdade, a IA não apresenta um risco tão grande igual está sendo falado por muitas pesquisas. No entanto, para isso é preciso entender mais sobre o assunto. Acompanhe!

 

Veja também: Fábrica de roupas

Inteligência artificial e o futuro do trabalho

Muitas vezes, argumenta-se que a comunidade de IA está discutindo essas questões dentro de uma bolha e que os mais afetados por essa tecnologia serão os trabalhadores manuais – como os motoristas -, os quais são privados de tecnologia. Contudo, isso não será verdade – e nem é agora – por muito tempo. 

 

Para se ter uma ideia, a inteligência artificial pode prever com 79% de precisão os resultados dos julgamentos de direitos humanos, de modo que seria possível dizer que trabalhadores altamente qualificados, como advogados, têm maior probabilidade de serem impactados no futuro imediato do que os motoristas, por exemplo. 

 

De qualquer forma, independente do seu emprego atual, qualquer pessoa pode ser altamente capacitada para trabalhar no mundo da inteligência artificial, desde que aprenda rapidamente e tenha habilidades para resolver problemas. Isso certamente não está limitado a profissões que exigem um diploma universitário. 

 

Mas, é claro que para isso acontecer é necessário que ocorra uma revolução educacional a fim de promover a aprendizagem ao longo da vida.

A única maneira de superar isso é através da educação

É praticamente impossível esperar que uma nova geração de profissionais treinados em inteligência artificial participe da força de trabalho para que assim a tecnologia seja implementada completamente sem nenhum prejuízo para os trabalhadores. 

 

Tudo está mudando de uma forma muito rápida, portanto não tem como esperar. Sendo assim, as políticas governamentais precisam mudar a fim de apoiar a aprendizagem de tecnologias ao longo da vida. Somente assim os empregados irão investir no futuro de sua força de trabalho e, além de saberem lidar com o impacto da inteligência artificial, também conseguirão apoiá-la cada vez mais. 

 

Portanto, é necessário ter em mente que as evoluções tecnológicas estão acontecendo constantemente nos dias de hoje. Simplesmente não tem como deixar esse fato de lado. Levando isso em consideração, lembre-se de que essas tecnologias, assim como é o caso da IA, não vão roubar o trabalho dos empregados, e sim otimizá-los para melhor. 

 

Você pode gostar: Fornecedores de roupas

 

Tags

Futuro IA Trabalho

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.