Dicas para entrevista de vendas: 5 recomendações para se sair bem e conseguir uma boa colocação como vendedor

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Buscar sua primeira colocação ou tentar mudar de empresa para alcançar um cargo de maior responsabilidade e salário compatível com isso é um dos desafios que todo mundo enfrenta cedo ou tarde na vida.

Mas você sabe como se sair bem em uma entrevista de vendas?

Se você almeja uma boa colocação no mercado como vendedor, recebendo boas comissões e benefícios, é extremamente importante que você se prepare para ser entrevistado pelo recrutador.

Os processos de recrutamento e seleção estão cada vez mais detalhistas, não sendo incomum que eles ocorram em 3 ou 4 etapas, inclusive com dinâmicas de grupo para seleção de vendedores

E a entrevista é uma etapa crucial e determinante para a contratação do vendedor.

Isso acontece porque as empresas têm reconhecido a importância de contratar profissionais que estejam mais alinhados à cultura e aos objetivos organizacionais, além da qualificação e experiência.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas para entrevista de vendas:

  1. Faça uma pesquisa prévia sobre a empresa;
  2. Seja claro e objetivo ao apresentar sua experiência e qualificação profissional;
  3. Dê destaque para os bons resultados que você conquistou em empresas anteriores;
  4. Não se esquive de nenhuma pergunta;
  5. Demonstre interesse e faça perguntas ao recrutador.

Continue a leitura e confira ao longo deste conteúdo algumas recomendações valiosas para você impressionar positivamente os recrutadores e conseguir a vaga de vendedor que você tanto deseja.

5 dicas para entrevista de vendas

A entrevista é a etapa do processo seletivo em que você tem a oportunidade de mostrar para o recrutador que você é o profissional ideal para ocupar a vaga em aberto.

Tendo isso em vista, confira agora 5 dicas para entrevista de vendas que vão te ajudar a ser selecionado para a vaga que você deseja.

1 – Faça uma pesquisa prévia sobre a empresa

A primeira dica de como se sair bem em uma entrevista de vendas consiste em pesquisar sobre a empresa para a qual você está se candidatando à vaga de vendedor.

Essa é uma prática importante porque, além de te deixar mais familiarizado com a empresa, você pode mencionar certos detalhes durante a conversa que vão impressionar o recrutador e mostrar que você realmente está interessado em trabalhar na empresa.

Você pode colher informações no site da empresa e em mídias sociais, como o LinkedIn, por exemplo.

2 – Seja claro e objetivo ao apresentar sua experiência e qualificação profissional

Quando você for convocado para uma entrevista, provavelmente o recrutador já terá lido o seu currículo e estará com ele em mãos durante a conversa.

Por isso, em vez de apenas repetir o que já está no seu currículo, procure comentar com clareza e objetiva como foi a sua experiência em outras empresas. Não deixe de falar também sobre cursos e outras qualificações profissionais que você tenha feito.

Aliás, está sempre se qualificando e fazendo cursos e excelente para seu currículo. Existem diversos cursos de vendas, inclusive alguns gratuitos e online. Por que não comenta por eles?

3 – Dê destaque para os bons resultados que você conquistou em empresas anteriores

Outra boa dica de como se sair bem em uma entrevista de vendas é ressaltar as suas conquistas em experiências anteriores.

Prêmios por metas alcançadas, clientes grandes que você conseguiu trazer, feiras que você organizou, equipes que você liderou. Todas essas conquistas podem ser encaradas como um grande diferencial para os recrutadores, que vão ficar mais inclinados a contratar você.

Lembre-se de levar dados concretos, por exemplo:

  • A feira que organizei gerou o cadastramento de 500 novos leads e fechamos 15 vendas.
  • Recebi o prêmio de melhor vendedor do ano, batendo todas as minhas metas, mês a mês!

4 – Não se esquive de nenhuma pergunta

Responda todas as perguntas que o recrutador te fizer com o máximo de clareza e objetividade possível.

Em vez de dar muitas voltas, seja direto. Caso você não saiba a resposta, seja honesto com o recrutador e não tente elaborar respostas sobre algo que você não entende.

A pessoa que está te entrevistando vai perceber facilmente que você está tentando fugir da resposta ou ensaiando uma resposta sobre um tópico que você desconhece.

É importante também que você evite dar respostas genéricas, como dizer que “perfeccionismo” é seu “maior defeito”. O recrutador já está cansado de ouvir isso e procura por pessoas que sejam criativas e sinceras em suas respostas.

5 – Demonstre interesse e faça perguntas ao recrutador

Em vez de apenas responder as perguntas do recrutador, por que não questionar o recrutador sobre alguns tópicos?

Essa é uma forma de demonstrar interesse pela a vaga e deixar o clima da entrevista menos tenso e mais parecido como uma conversa casual.

Mas evite fazer perguntas do tipo: “quais benefícios eu tenho dietiro?”. Busque informações sobre a empresa, o mercado e que atua e que técnicas de venda usa.

Por exemplo:

  • Você atende empresas de todos os portes, ou somente PMEs?
  • A equipe de vendas conta com BDR e SDR? Como vocês dividem as tarefas entre os vendedores?
  • Vocês consideram o SPIN Selling uma tática de vendas adequada para seu negócio?

Portanto, faça perguntas sobre a rotina do time de vendas, a cultura da organização etc, mas que também mostrem conhecimento de alguns importantes tópicos que devem ser dominados por um bom vendedor.

Isso vai contribuir muito para deixar uma boa primeira impressão ao final da entrevista.

Neste vídeo, descubra como usar sua experiência de vendedor em sua entrevista de emprego em vendas:

Bom, o que você achou das nossas dicas para entrevista de vendas?

Siga as recomendações que trouxemos aqui neste artigo e aumente as suas chances de ser contratado.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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