5 passos para gerenciar seu time de vendas

5 passos para gerenciar seu time de vendas

Saber gerenciar as vendas de uma empresa é, na verdade, uma das funções mais importantes para um negócio. 

Possibilitando um crescimento saudável e sustentável para a marca, a conquista de novos clientes, a fidelização dos consumidores e o aumento da rentabilidade.  

Por isso, essa gestão do setor comercial envolve a coordenação e a criação de estratégias que aperfeiçoem as atividades de todas as áreas que envolve o consumidor, direta ou indiretamente, como o: 

  • Desenvolvimento de produto; 
  • Marketing; 
  • Publicidade; 
  • Atendimento; 
  • Estoque; 
  • Distribuição; 

Relacionamento pós-venda, entre outros. 

Assim, para que isso seja possível, diversos recursos podem ser utilizados – desde plataformas de administração do relacionamento com o cliente, como o crm online gratis, até as ações que visam tornar o ambiente de trabalho mais agradável e eficiente.  

Importância de um gerenciamento eficiente 

Contudo, a eficiência dessa ação administrativa é crucial. Isso porque, uma má gestão de vendas é capaz de proporcionar consequências intensas na organização dos processos, na precisão dos planejamentos, no alcance de metas e na estabilidade geral da companhia.  

Assim, a empresa acaba com bancos de dados obsoletos, sofrendo com uma maior perda de tempo e com o cometimento de erros evitáveis, falta de controle sobre as vendas e realizar planejamentos limitados. E tudo isso pode ser corrigido com o uso de um crm.

Na realidade uma gestão de vendas ruim é capaz de causar a falência das empresas em menos de um ano de atuação. Isso é o que indica um estudo realizado pelo SEBRAE sobre as principais causas do fechamento de micro e pequenas empresas.  

5 passos para realizar uma boa gestão do time de vendas 

Existem diversas maneiras de tornar a gestão de vendas mais efetiva e produtiva para a instituição, mas a escolha das estratégias que melhor funcionam para o seu time de vendas, pode variar de empresa para empresa.   

Porém, algumas ações comuns tendem a ser altamente eficientes independente do segmento de atuação do negócio e por isso é utilizado pelas gestões mais eficientes do mercado, como a: 

  1. Comunicação assertiva 

A comunicação interna é uma chave essencial para o desenvolvimento de um trabalho bem feito. 

No entanto, essa é também uma ação que requer um trabalho constante dos gestores. Até porque, a falta de diálogo pode proporcionar o aumento de erros e de custos para todos os setores. 

Para isso é fundamental que a liderança da empresa seja bastante franca com os trabalhadores, mantendo a clareza, positividade e o controle sobre as narrativas que podem causar desavenças e conflitos entre as diferentes áreas comerciais.  

Também é muito importante se atentar de nunca tentar controlar os colaboradores, ficando sempre aberto aos posicionamentos contrários que cada indivíduo possa ter, viabilizando o feedback e de fato levando em consideração os pontos abordados.  

  1. Metas e previsibilidade de resultados 

Mais do que apenas criar metas de venda e de lucratividade para as equipes, uma boa gestão precisa garantir que esses objetivos sejam embasados nos dados obtidos em servidores, como o comercial crm, ou nos resultados dos meses anteriores. 

Isso porque, além de servir como um guia para os trabalhadores e um propósito, essas determinações serão uma motivação importante para todo o time de vendas.  

Contudo, se essas metas forem irreais, isso pode acabar tendo um efeito contrário, sobrecarregando os funcionários e afastando o negócio dos objetivos financeiros. 

  1. Ferramentas para gerenciamento 

As ferramentas de gestão comercial, como o crm gratis, são modelos utilizados por empresas de todos os tamanhos e setores, como forma de aperfeiçoar os processos e otimizar o desempenho de todas as áreas responsáveis pela comunicação com o cliente.  

Essas plataformas e softwares permitem que os administradores:  

  • Realizem um planejamento estratégico mais efetivo; 
  • Tenham um controle maior sobre as atividades desempenhadas pelos trabalhadores; 
  • Consigam gerenciar de forma contínua os processos operacionais; 
  • Sejam capazes de reduzir os custos improdutivos; 
  • Excluem o retrabalho e tornam as ações internas mais transparentes. 

Além disso, independente do crm preço contratado, esse tipo de programa viabiliza a construção de funil de vendas dinâmico que possibilita uma abordagem mais assertiva e o aumento da conversão de leads. 

  1. Ações motivacionais 

Fazer com que a sua equipe se mantenha motivada e engajada com os propósitos e metas da companhia é uma forma de vender a marca para os próprios trabalhadores. E esse tipo de ação garantirá à empresa uma vantagem competitiva muito importante.  

Assim, por meio de ações que auxilie na melhora do clima organizacional, a construção de uma política de benefícios, a celebração de datas importantes e a recompensa por um trabalho bem desenvolvido, os gestores podem medir e controlar os índices de insatisfação. 

  1. Feedback 

O feedback é uma excelente maneira de garantir que os funcionários e os gestores estejam alinhados com os objetivos da empresa e com as necessidades e interesses dos trabalhadores. 

Isso, irá melhorar a produtividade, a retenção de talentos, a comunicação interna, entre outros. No entanto, é crucial que essa ação seja feita por ambas as partes.

Afinal, se os administradores apenas fornecerem feedback e não ouvem, de fato, aqueles colaboradores que têm contato constante com os consumidores, a sua visão estratégica deixa de ser efetiva.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Redação

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