Correspondência de palavras-chave no Adwords: Aprenda a utilizar

Correspondência de palavras-chave no Adwords: Aprenda a utilizar

O primeiro passo para ter campanhas mais efetivas no Google Adwords é saber como funciona cada tipo de correspondência de palavras-chave. Se você deseja entender mais sobre esse assunto e como aplicar dentro das suas campanhas ou estar alinhado a sua agência de e-commerce, leia esse artigo até final.

Os tipos de correspondência de palavras-chave

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Provavelmente você já deve ter visto que existem diferentes maneiras de inserir os termos de busca em suas campanhas. Alguns possuem sinais de mais (+), colchetes ([), entre outros. Essas são as regras utilizadas para ativar um determinado tipo de correspondência de palavras-chave, atualmente se dividem em 5, sendo elas:

  • Correspondência de palavras-chave ampla
  • Correspondência de palavras-chave ampla modificada
  • Correspondência de palavras-chave de frase
  • Correspondência de palavras-chave exata
  • Correspondência de palavras-chave negativa

Para que você entenda de maneira simples, essas correspondências ajudam você a ter um maior controle sobre qual termo de pesquisa ativará o seu anúncio para um determinado usuário. Isso pode ser usado tanto para ampliar o seu alcance quanto para reduzir para um público mais específico, por exemplo:

Se você utilizar a correspondência ampla seu alcance será maior, já com a correspondência exata você ativará suas campanhas para um público mais reduzido, pois serão palavras-chave mais específicas.

Correspondência de palavras-chave ampla

As palavras-chave que se encaixam dentro da correspondência ampla são quaisquer termos que não possuam nenhuma das regras de ativação das demais correspondências nas palavras como: “,-,+,[ e etc. em resumo são palavras-chave que são denominadas como padrão no Adwords.

Nessa opção de correspondência seu anúncio pode ser ativo com base em sua palavra-chave para sinônimos, plurais, erros gramaticais e complementos.

Exemplo

Vamos supor que sua empresa seja um hospital veterinário. Logicamente dentro das suas campanhas você fará a aquisição desses termos, mas se suas palavras-chave estão configuradas para correspondência ampla, sem anúncios, poderão ser exibidos para diversas variações, como:

  • hospital veterinário
  • franquia de hospital veterinário
  • clínica veterinária  

Quando utilizar?

Se você ainda está estudando ou não sabe quais são os melhores termos, você pode utilizar esse tipo de correspondência e depois ir garimpando suas campanhas.

Correspondência de palavras-chave ampla modificada

Esse tipo de correspondência te ajuda a atingir um público amplo nas suas campanhas, dando maior controle sobre os termos adquiridos. Para fazer a ativação dessa correspondência basta inserir um sinal de +, antes das palavras-chave sem inserir espaços, como por hospital+veterinario+silvestre

Exemplo

Nesse tipo de configuração os anúncios poderão ser exibidos para pesquisas que contenham erros ortográficos, plural ou singular, abreviações e acrônimos. Seguindo o mesmo exemplo do hospital, vamos imaginar que sua empresa atenda apenas animais silvestres, seus anúncios serão exibidos para termos como:

  • hospital veterinário animais silvestres
  • Onde tem hospital veterinário animais silvestres

Quando utilizar?

Se você quer atingir mais pessoas só que de uma maneira mais segmentada, essa é uma boa escolha se você já conhece os melhores termos para sua empresa.

Correspondência de palavras-chave de frase

Para adotar esse tipo de correspondência em suas campanhas, basta inserir aspas “hospital veterinário”. Seus anúncios sempre serão exibidos quando os usuários pesquisarem no Google na mesma ordem em que a palavra-chave foi cadastrada em sua campanha. Para exibir o seus anúncio a pesquisa do usuário poderá conter termos antes e depois das palavras-chave, erros ortográficos, plurais e algumas variações.

Exemplo

Esse tipo de configuração tem um limite mais reduzido do que a correspondência ampla, mas seus anúncios poderão conter algumas variações para exibir o anúncio, como:

  • hospital veterinário em são paulo
  • consulta em hospital veterinário
  • hospitais veterinários

Não será exibido no Google variações como, por exemplo: clínica veterinária

Quando utilizar?

Quando você quiser deixar os termos de busca mais específicos, mas que exista a possibilidade de atingir usuários que pesquise por variações complementares aos termos inseridos na campanha.

Correspondência de palavras-chave exata

Esse tipo de correspondência o anúncio só é exibido para os usuários se ele digitar exatamente o termo que foi inserido na campanha. Para fazer essa configuração, basta inserir colchete na palavra-chave, como [hospital veterinário em são paulo]

Exemplo

O anúncio só será exibido para os usuários quando eles buscarem exatamente hospital veterinário em são paulo.

 

Quando utilizar?

Quando você já sabe exatamente a forma como os clientes buscam, essa é a melhor maneira de configurar suas palavras-chave, pois ela deixa mais específica, atraindo os verdadeiros potenciais compradores dos seus produtos ou serviços.

Correspondência de palavras-chave negativa

Essa função existe para eliminar qualquer possibilidade de exibição dos seus anúncios para termos que não façam sentido para as suas campanhas. Para fazer a configuração basta inserir um sinal de menos (–).

 

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Redação

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