Como criar um MVP para sua ideia de negócio sem usar códigos

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MVPs são simulações de produtos que previnem um empreendedor de construir algo o qual ninguém pode estar interessado. Eles apoiam o criador no processo de descoberta do consumidor.

Por mais que sua intuição te diga que você está certo, um MVP é feito para dizer que você pode estar errado. E não há problema nisso.

Por isso construir um MVP é tão importante – para evitar que você gaste tempo e dinheiro construindo algo que ninguém deseja.

Desta forma, um ​MVP​ não deve ser uma versão menor de seu futuro produto, mas sim algo que permita percorrer o caminho Construir – Medir – Validar no menor intervalo de tempo possível.

As 10 causas mortais das startups

Segundo relatório da consultoria CB Insights, 42% das startups não resolvem um problema de mercado.

E as dez principais causas de mortes das novas empresas digitais estão:

1. Falta de demanda do mercado
2. Fim do dinheiro
3. Time fraco
4. Concorrência
5. Preços que não cobrem os custos 6. Produto não amigável
7.Falta de modelo de negócios
8. Marketing fraco
9 Ignora os consumidores
10. Solução fora de tempo

Mas estes riscos podem ser mitigados.

Qualquer um pode criar um MVP

Você não precisa ser um engenheiro de software para criar um MVP. Basta apenas saber fazer alguns comandos básicos em seu navegador.

Como disse, o objetivo de um MVP é descobrir se as pessoas irão pagar por sua oferta. E para isso você não precisa necessariamente entregar a oferta.

Portanto veja agora cinco formas práticas de se criar MVPs sem precisar de códigos.

1. Lista de email

Se você tem uma lista de email pode usá-la para apresentar sua ideia. Pergunte para sua audiência o que ela acha, o que gostaria de ver e se estaria disposta a pagar por ela.

2. Anúncios

Rodar algumas campanhas no Google e no Facebook pode gerar insights valiosos, como dados demográficos, nível de engajamento da audiência, além de números para taxa de cliques e custo de aquisição etc. Engajamento alto e custo baixo são excelentes indicativos.

3. Blog

Várias startups começam com um blog para atrair audiência e gerar comunidade. Se você não quer depender do Google para atrair leitores, pode usar o Medium, por exemplo.

4. Financiamento coletivo

Esta é uma formas mais práticas para validar uma ideia e viabilizar um produto sem se expor ao risco. Para isso, basta criar um projeto e publicar em um site de financiamento coletivo, como o Catarse, o Vakinha ou o Kickstarter.

5. Vídeo

Vídeos são ótimos para apresentar ideias. Os fundadores do Dropbox publicaram uma demo do serviço no YouTube e perguntaram quem estaria interessado. Em poucos dias, conseguiram 70 mil interessados.

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