Saiba como o marketing de conteúdo pode impactar em seus resultados

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O avanço da internet, o crescimento das redes sociais e as novas formas de relacionamento online colaboraram para a diversificação do marketing, através de métodos inovadores de divulgação e captação de potenciais clientes. 

 

Neste cenário, o marketing de conteúdo aparece como uma técnica fundamental para as empresas, instituições, organizações e quaisquer empreendimentos que desejam se fazer presentes no mundo digital.

 

O marketing de conteúdo é uma maneira de engajar o público, ao mesmo tempo em que pretende aumentar a rede de consumidores e potenciais clientes, por meio da criação, distribuição e compartilhamento de informações relevantes. 

 

Por essa razão, o marketing de conteúdo preza pela qualidade, ou seja, oferecer algo realmente valioso ao público-alvo.

 

De maneira resumida, o marketing de conteúdo nada mais é do que um planejamento estratégico, que visa a atração de pessoas, através da divulgação de conteúdos (informativos, de entretenimento, etc). 

 

Nesse sentido, essa técnica se afasta dos métodos tradicionais de publicidade, em que o propósito é somente persuadir, de forma sensacionalista, o cliente.

 

Assim, se uma empresa decide oferecer um produto único, como um modelo de escada marinheiro, ela não irá divulgar a propaganda somente com uma foto do equipamento e seu preço. 

 

Ao contrário, a empresa irá produzir um conteúdo relevante ao público, informando sobre trabalhos que utilizam a escada, como ela funciona, as origens do equipamento, entre outras informações.

 

E a eficiência do marketing de conteúdo é notável. Segundo uma pesquisa realizada pela Content Trends 2019, cerca de 98% dos participantes afirmaram consumir conteúdos online. 

 

Além disso, mais de 70% das empresas já perceberam as vantagens da estratégia e adotam o marketing de conteúdo em suas divulgações.

 

Outros dados revelam que o marketing de conteúdo traz 2,6 vezes mais visitantes e gera 3,7 vezes mais potenciais clientes (leads) para as empresas. 

 

Esses números demonstram o quanto é importante incorporar o conteudismo para os empreendimentos, não somente para a lucratividade, mas sim, para a visibilidade da empresa no mundo digital.

Como adotar o marketing de conteúdo na sua empresa

Construção da persona

O primeiro passo para elaborar a estratégia de marketing de conteúdo é conhecer o seu público-alvo, isto é, definir a persona para quem o conteúdo será destinado. 

 

A persona é a representação do cliente ideal, que é construída por meio de pesquisas e análises comerciais. Dessa maneira, é possível direcionar ações de modo objetivo.

 

Assim, uma empresa que trabalha com cobertura de fibrocimento, por exemplo, deve definir qual é a persona do seu negócio, quer dizer, o perfil médio dos principais clientes que adquirem esse produto. 

 

O recomendável é fazer uma descrição de um indivíduo imaginário com os seguintes aspectos:

 

  • Faixa etária;
  • Sexo;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Possui filhos ou não;
  • Hobbies.

 

Além de poder direcionar o conteúdo, a persona também sugere uma aproximação da empresa com os potenciais clientes. Com isso, é possível desenvolver conteúdos mais humanizados, que também influenciam positivamente na atração de novos leads.

Defina quais mídias sociais devem ser usadas

Fora a construção da persona, é necessário conhecer quais são as mídias mais usadas pelos potenciais clientes. 

 

Por exemplo, pode ser que uma empresa que preste serviços de raspagem de assoalho não consiga tantos leads pelo Facebook, mas sim, por meio de blogs ou fotos do Pinterest.

 

No entanto, algumas recomendações podem ser adotadas por todos os tipos de empresas:

 

  • Tenha um blog para alimentar conteúdo;
  • Tenha um perfil/página nas principais redes sociais;
  • Utilize as técnicas de SEO para aumentar o alcance orgânico;
  • Diversifique os formatos, com textos, vídeos, imagens, etc.

 

De acordo com um estudo feito pela Hubspot State of Inbound, as estratégias de marketing que priorizam o uso de blogs têm até 13 vezes mais chances de ter um ROI (retorno sobre investimento) positivo. 

 

Além disso, cerca de 82% das empresas que postam diariamente em blogs conquistaram novos clientes por meio desse canal.

 

E a tendência dos números é só aumentar, principalmente, quando o conteudista incrementa as postagens com técnicas de SEO e diversificação de formatos. 

 

Ainda segundo a Hubpost, os leads obtidos com SEO têm uma faixa de fechamento de 14,6%, enquanto os potenciais clientes oriundos da publicidade tradicional, 1,7%.

 

As técnicas de SEO consistem, basicamente, na utilização de palavras-chave em uma determinada quantidade de vezes ao longo do texto. Assim, uma empresa que deseja oferecer um portão de garagem de correr pode usar termos específicos, que mais aparecem nos buscadores online (Google, Bing, Yahoo). 

 

Mais de 95% das buscas no Brasil são feitas no Google e o primeiro resultado do buscador recebe 33% dos cliques. O décimo, apenas 2,4%. As técnicas de SEO ajudam a colocar o seu negócio cada vez mais no topo do Google, para mais cliques.

 

Ademais, vale ressaltar que a produção em blog gera um volume 434% maior de páginas indexadas nos mecanismos de busca. Em conjunto, isso leva a uma geração de 126% a mais de leads.

 

Quanto à diversificação de formatos, é importante a empresa não somente mesclar as formas de divulgação, mas sim conhecer qual é o tipo de conteúdo mais consumido pelos seus leads. 

 

Pode ser que um empreendimento de perfil steel frame consiga captar mais a atenção dos usuários por meio de vídeos demonstrativos, ao invés de textos. Como sempre, é importante conhecer a persona para, assim, direcionar o conteúdo.

As principais vantagens do marketing de conteúdo para a sua empresa

Relacionamento com os clientes

O marketing de conteúdo é capaz de melhorar o relacionamento da empresa com os clientes. Muito disso deve-se ao fato de que, ao produzir conteúdo, o empreendimento está oferecendo algo gratuito ao seu público, sem necessariamente pedir nada em troca. 

 

Como consequência, os usuários se sentem contemplados, despertando a sensação de confiança perante a empresa.

Visibilidade da marca

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante ser visto como uma referência no seu setor. 

 

Ou seja, fora a visibilidade no mundo digital, a empresa também precisa portar-se como autoridade no assunto. Esse é um fator decisivo para muitos clientes, que priorizam a compra em marcas reconhecidas.

 

Desse modo, a produção de conteúdo é capaz de melhorar a presença digital do seu negócio, bem como o relacionamento com os clientes, conforme apontado anteriormente, e a marca se destaca dos concorrentes. 

 

Mas isso somente pode ser feito com a produção rica de conteúdo, informações precisas e levando ao público dados verdadeiros.

 

Assim, ao falar de um piso podotátil de concreto, a empresa deve fornecer informações sobre a procedência do material, as vantagens do revestimento e, se necessário, trazer profissionais do ramo de construção e engenharia para dar mais credibilidade ao conteúdo.

Influência na decisão de compra

Na internet, é muito comum as pessoas pesquisarem sobre o produto e/ou serviço antes de adquirí-lo.

 

Isso ocorre especialmente em compras de valor alto, mas mesmo em itens mais econômicos, como capacho com logotipo, os usuários tendem a buscar um pouco mais antes da compra.

 

Quer dizer que, se a sua empresa não tem presença digital e não oferece conteúdo relevante para essas pessoas, é pouco provável que os usuários prefiram comprar pela sua loja. 

 

Por essa razão, o investimento em marketing de conteúdo deve ser prioridade para empreendimentos que querem fazer parte das mídias online e atrair leads por essas plataformas.

Redução de custos

O marketing de conteúdo tem uma vantagem econômica. De acordo com o DemandMetric, ele custa cerca de 62% mais barato, em comparação com o marketing tradicional e, ainda, gera o triplo de leads. Além disso, 72% dos marqueteiros acreditam que o conteúdo patrocinado em mídias online é muito mais eficaz do que em revistas e outros meios.

 

Por esse motivo, o marketing de conteúdo pode ser uma alternativa bastante vantajosa para empresas que estão começando agora no mercado, bem como para os micro, pequenos e médios empreendimentos. 

 

Mas, todo e qualquer tipo de negócio pode usufruir dos benefícios do marketing de conteúdo: desde uma loja de canaletas de PVC, até uma grande multinacional.

 

Por ter um custo mais barato, é possível manter um ROI positivo, quando as estratégias são adotadas de forma eficiente. 

 

Uma pesquisa da Kapost demonstrou que o marketing de conteúdo produz o triplo de leads por dólar investido; um número muito mais alto em comparação com o marketing e a publicidade tradicionais.

 

Como consequência, as organizações que investem mais de 25% do orçamento em marketing de conteúdo se consideram 30% mais bem-sucedidas, em relação às empresas que ainda não adotaram a estratégia. 

 

Devido a isso, os empreendimentos estão cada vez mais compreendendo a importância do marketing de conteúdo, e como não dá pra ficar de fora do mundo digital.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

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