Como empresas de Engenharia podem se beneficiar do marketing digital

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Você está prestes a abrir sua empresa de Engenharia? Já é sócio em uma corporação que está nesse setor econômico? Sabia que divulgar os serviços da empresa não é tarefa a ser negligenciada? Nós ensinamos porquê.

As empresas de Engenharia na era do marketing digital

Há algumas poucas décadas, era comum encontrar anúncios de empresas em outdoors ou vidros traseiros de ônibus. As corporações tinham que pagar um bom preço para aparecer. Então, quase que só as empresas mais robustas conquistavam essa oportunidade.

O desenvolvimento da tecnologia digital democratizou a publicidade.

Hoje em dia, as maiores chances de um empreendimento atingir excelente visibilidade estão no ambiente virtual. Isso pode ser explicado através de um resultado impressionante da pesquisa do IBGE. Realizado em 2016, o levantamento mostrou que cerca de 63% dos domicílios brasileiros são supridos por internet.

Empresários antenados enxergam na internet um volume interminável de clientes em potencial. Mas, planejamento é fundamental, pois a eficácia da campanha depende de usar os recursos digitais de maneira objetiva.

O marketing digital não é uma reinvenção de preceitos do marketing. É apenas o uso de ferramentas de comunicação já consolidadas em um ambiente novo.

Os serviços das empresas de Engenharia são avaliados por clientes

Ao fazer escolhas que podem ou não preencher seus desejos, os consumidores são iguais. Pesquisadores em Administração estratégica já descobriram que normalmente os consumidores avaliam os serviços que uma empresa presta usando cinco critérios:

  • Confiabilidade
  • Clareza
  • Sensibilidade
  • Segurança
  • Empatia

Você pode escolher mostrar evidências de um ou mais desses atributos da sua empresa. O que importa mesmo é convencer o usuário da rede de que ao optar pelos serviços da sua empresa e não por uma concorrente, ele será brindado com todas as características e não somente com uma ou outra.

Não basta esclarecer. O cliente quer ser ouvido.

Esse foi um dos achados de um estudo em que se avaliou quais estratégias digitais aumentam a parcela de mercado de cinco organizações empresariais. Nesse sentido, abrir diferentes canais digitais de interação com clientes em potencial é uma excelente opção.

Quais as estratégias de marketing digital posso usar?

Existem diferentes estratégias de marketing digital que podem ser usadas por empresas de Engenharia:

  • Sites e blogs com informações atualizadas
  • Mensagens de email com anúncio de lançamentos
  • Postagens interessantes nas redes sociais

Colhendo benefícios depois da implantação do marketing digital

A interatividade proporcionada pelo marketing digital promove mais proximidade entre empresa e a clientela em potencial. Existem poucas evidências de que isso acontece, pois no Brasil a pesquisa direcionada aos efeitos do marketing digital ainda está engatinhando. Mas encontramos alguns resultados.

Por exemplo, uma empresa de consultoria localizada no Rio de Janeiro divulgou sua marca usando postagens em um site e em redes sociais. Uma pesquisa indicou que nos meses em que houve campanhas pagas no Facebook, o número de “curtidas” da empresa aumentou.

Outro estudo revelou o impacto da presença da companhia Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) no Twitter. Até o final de 2009, quando disponibilizava apenas atendimento telefônico como meio de interação com consumidores, a Cemig experimentava uma imagem desgastada.

Após responder questionamentos e informar aos clientes através do Twitter seus esforços para restaurar o fornecimento de energia durante um apagão, a Cemig angariou muitos seguidores. Esses chegaram a 3.282 no final de 2010.

Dúvidas das empresas de Engenharia quanto ao marketing digital

Mesmo com poucos exemplos de sucesso, é inegável que ignorar o marketing digital nesses tempos de alta interatividade virtual é abraçar o fracasso. Atuando como engenheiro e empreendedor, você vai precisar se esforçar um pouco para desenvolver o marketing digital da sua empresa.

Textos e ebooks disponíveis nos mais diversos sites da internet alegam ensinar como fazer. Mas, certamente surgirão muitos questionamentos. Afinal, são diferentes modalidades de divulgação e cada uma delas opera em um padrão exclusivo.

Além disso, algumas redes sociais atingem públicos específicos. Talvez seja o momento de buscar empresas no ramo do marketing que apresentem boas referências. E também investigar quais delas já desenvolveram estratégias de publicidade interativa voltada para algum setor das Engenharias.

Deixe claro para essa empresa qual é o porte do seu negócio e qual o público-alvo a ser buscado. Solicite à equipe contratada que, ao finalizar o projeto, apresente métricas de engajamento do público.

Com esses resultados nas mãos será mais fácil planejar a continuidade da campanha. Lembre-se que sua empresa vai investir tempo e recurso financeiro nessa tarefa.

Portanto, nada de confiar a missão de expandir a visibilidade empresarial a amadores e incompetentes.

Por outro lado, quando falamos em marketing, não podemos desconsiderar a questão administrativa, já que se divulgar envolve investimentos. De modo que não dá para falar em melhorias de estratégias de marketing, principalmente em se tratando de pequenas empresas, sem falar da importância na melhoria da gestão financeira de pequenas empresas. Afinal, Gestão Financeira e Gestão de Marketing caminham juntas.

Boa sorte e sucesso em seu empreendimento!

Referências:

Cosenza, HJSR; Moré, JD; Ribas, JR; Silva, AHL. 2008. Avaliação da qualidade em serviços: uma aplicação fuzzy sobre serviços prestados em uma instituição bancária. Cadernos do IME Série Estatística 24(1): 29-41.

Marins, ALM. 2016. O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, RJ, 62p.

Oliveira, LA. 2011. Estratégias digitais de marketing orientadas à performance das instituições. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 51p.

Globo G1 / https://g1.globo.com/economia/noticia/mais-de-63-dos-domicilios-tem-acesso-a-internet-aponta-ibge.ghtm

Seleção Engenharia / Blog https://selecaoengenharia.com.br/blog/

Breno Andrade

Breno Andrade

Blogueiro por vocação. Especialista em SEO, apaixonado por tecnologia e analista de Marketing do Bomsaldo, um Sistema ERP Online para pequenas empresas.

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