Clubhouse a nova rede social de conversas por voz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print
Share on email

Uma rede social só de conversas por voz, é a proposta do Clubhouse. Aplicativo criado por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davidson, empresário do Vale do Silício.

Lançado em maio de 2020, o app contava com mais de 1,5 mil usuários. O grande ponto de virada do Clubhouse foi a participação de Elon Musk na plataforma, para um bate-papo com Vlad Tenev, CEO do Robinhood, na primeira semana de fevereiro de 2021, com o aumento da popularidade da plataforma que hoje conta com mais 600 mil usuários.

Somente usuários de iOS e iPad OS podem utilizar o aplicativo que ainda não conta com uma versão para dispositivos Android, ou desktop.

clubhouse

Direcionado a um grupo seleto e com a participação de celebridades, a aplicação é uma alternativa para as redes sociais tradicionais.

A proposta do aplicativo, de acordo com seus fundadores, é a de promover “conversas interessantes” via plataforma. No ano passado, nomes como Drake, Oprah Winfrey e Virgil Abloh se tornaram fãs da plataforma, também adotada na versão beta por profissionais de tecnologia.

No Brasil a rede social começou a se utilizado e influenciada pelos famosos e influenciadores digital que muitos já estão fazendo club e gerando conteúdo nessa plataforma e um engajamento em suas redes social e atraído a curiosidade do seu público levando conteúdos exclusivo dentro da plataforma como por exemplo o Primo Rico, Flávio Augusto(Geração de Valor), Ramon Campos e outros.

Como funciona o Clubhouse?

Depois de baixar o seu app no iPhone ou iPad faça o login com o convite enviado, é possível preencher um perfil pessoal, adicionando nome e foto, como em qualquer outra rede e seguir para “tópicos de interesse”. Depois de selecioná-los, o aplicativo deve sugerir conversas grupos de bate-papo relacionados aos tópicos, além de pessoas para seguir dentro da própria plataforma. Quem entra em uma sala entra como ouvinte. Se quiser falar, basta levantar a mão para que os moderadores deem a autorização, assim como no Zoom. Mesmo que não tenha convite, você já pode entrar na lista de espera e “reservar” o username na plataforma enquanto espera o seu convite.

Existem grandes “rodas de conversa” para interesses variados como BBB, marketing digital, empreendedorismo, jogos e entre outros e também é possível criar chats privados só com amigos, e a rede também é um bom espaço para networking e trabalho. 

Todas as conversas são por voz, dando a impressão de estar ouvindo um podcast constantemente e não é possível gravar ou salvar as conversas. O interessante dessa rede social é que você é responsável por quem você indica. Isto é, se a pessoa violar os termos de uso tanto ele quanto você, por tê-lo indicado, são banidos.

Como controlar o que é dito?

Como controlar o que é dito e, assim, evitar preconceitos ou ofensas? O Clubhouse divulgou, no fim de 2020, uma nota condenando todo tipo de preconceito de raça, religião, discurso de ódio e abuso, divulgando uma série de regras e boas práticas a serem seguidas pelos usuários da plataforma.

Caso as pessoas infrinjam alguma dessas regras, poderão ser banidas e investigações podem ser conduzidas a respeito de tudo que disserem dentro da plataforma.

A euforia para entrar na nova rede é tamanha, que nos grupos do reddit e telegram é possível encontrar convites à venda em torno de $50.

No fim de 2020, foi avaliado em US$ 100 milhões e deve conquistar usuários e investidores nos próximos anos.

O plano de receita do Clubhouse é semelhante ao do serviço de crowdfunding Patreon, que permite que criadores independentes recebam fundos diretamente de seu público.

Se você já baixou e utilizou a nova rede social, deixe nos comentário a sua opinião?

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro